O Silêncio dos Inocentes: 8 coisas que você provavelmente não sabe sobre o filme

Imagem de: O Silêncio dos Inocentes: 8 coisas que você provavelmente não sabe sobre o filme
Imagem: Orion Pictures

Cinéfilo de plantão ou não, você, provavelmente, já ouviu falar no filme O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs), de 1991. Dirigido por Jonathan Demme, o longa-metragem introduziu ao mundo do cinema um dos vilões mais icônicos de sua história: o assassino canibal Hannibal Lecter, que, em O Silêncio dos Inocentes, é vivido com maestria pelo já veterano Anthony Hopkins.

O Silêncio dos Inocentes é um thriller psicológico e segue Clarice Starling (Foster), uma jovem agente do FBI em treinamento que é designada para entrevistar o notório psiquiatra e assassino em série, Dr. Hannibal Lecter. Calrice busca a ajuda de Lecter para capturar outro assassino em série, conhecido como Buffalo Bill (Levine), que está sequestrando e assassinando jovens mulheres.

A atração se desenrola em uma trama repleta de suspense, investigação, psicologia e terror, enquanto a agente tenta desvendar as pistas deixadas por Lecter e capturar Buffalo Bill antes que ele mate sua próxima vítima.

Abaixo, veja 8 curiosidades sobre O Silêncio dos Inocentes que você, talvez, ainda não sabia!

8 - Baseado em um livro

a  St. Martin's Paperbacks

Você sabia que O Silêncio dos Inocentes foi baseado em um livro homônimo? Pois é, a obra literária que ajudou a conceber o filme de 1991 foi escrita por Thomas Harris e publicada em 1988. É o segundo livro da série que apresenta o personagem Dr. Hannibal Lecter, o brilhante e canibal psiquiatra e assassino em série.

O romance segue uma trama semelhante à do filme e também é centrado na história de Clarice Starling, que precisa da ajuda de Hannibal para resolver um caso. O projeto é considerado um clássico do suspense e da literatura de crimes.

7 - Hannibal Lecter já havia aparecido antes

a  De Laurentiis Entertainment Group (DEG)

Apesar de O Silêncio dos Inocentes ser considerado por muitos o início da trajetória de Hannibal Lecter nas telonas, isso não é bem verdade. Em 1986, o personagem já havia aparecido no filme Caçador de Assassinos (Manhunter), dirigido por Michael Mann. Na ocasião, todavia, quem viveu o canibal não foi Anthony Hopkins, mas, sim, Brian Cox, que, recentemente, esteve na série Successionda HBO.

6 - Fracasso que levou ao sucesso

a  De Laurentiis Entertainment Group (DEG)

Por falar em Caçador de Assassinos, o filme de 1986 teve uma péssima performance nas bilheterias quando foi lançado, recuperando pouco menos da metade do seu custo de produção. Por isso, os direitos cinematográficos da franquia literária de Thomas Harris em torno de Hannibal Lecter foram repassados de maneira gratuita para os produtores de O Silêncio dos Inocentes. Afinal, ninguém mais em Hollywood acreditava que as adaptações seriam frutíferas.

O resultado? O Silêncio dos Inocentes conquistou quase U$ 273 milhões, cerca de U$264 milhões a mais do que Caçador de Assassinos, e ainda ganhou cinco prêmios Oscar.

5 - Michelle Pfeiffer quase viveu Clarice

a  Getty Images

Clarice Starling foi um dos papéis mais marcantes da carreira de Jodie Foster. Porém, você sabia que a agente do FBI quase foi vivida por Michelle Pfeiffer? A princípio, Foster queria adquirir os direitos das adaptações audiovisuais dos livros de Harris, porém, quando não conseguiu, deu tudo de si para conquistar o papel da protagonista de O Silêncio dos Inocentes.

Isso porque, no início, Jonathan Demme queria Michelle Pfeiffer para o longa. Porém, a atriz de Scarface não se identificou muito com o teor sombrio do filme. Foster, então, entrou no páreo e conseguiu o papel.

4 - Sean Connery quase viveu Hannibal

a  Getty Images

Se Jodie Foster não foi a primeira escolha para o papel de Clarice, Anthony Hopkins também não foi a ideia primária para o papel de Hannibal Lecter. Na verdade, Sean Connery foi o primeiro ator consultado para interpretar o assassino cruel e calculista.

Porém, ao ler o roteiro, o artista achou a história "revoltante" e a recusou. Daniel Day-Lewis e Derek Jacobi também foram considerados para O Silêncio dos Inocentes. No final das contas, contudo, Hopkins venceu a disputa e, posteriormente, um Oscar por sua atuação na obra.

3 - Inspirações peculiares

a  Orion Pictures

Em algumas entrevistas passadas, Hopkins explicou quais figuras e elementos o inspiraram para que ele criasse seu próprio Hannibal Lecter. De acordo com o ator, o autor Truman Capote, a atriz Katharine Hepburn e o personagem HAL, Inteligência Artificial (IA) de 2001: Um Odisseia no Espaço, foram suas grandes referências.

Ele também escolheu usar branco durante O Silêncio dos Inocentes para explorar o medo que algumas pessoas sentem de médicos e dentistas.

2 - Serial killer realista

a  Orion Pictures

Além de Hannibal, O Silêncio dos Inocentes traz outro vilão perigoso: o assassino em série Buffalo Bill, interpretado por Ted Levine. Algumas figuras ligadas ao longa disseram que o vilão foi inspirado em três serial killers famosos: Ted Bundy, Gary M. Heidnik e Ed Gein. Alguns boatos revelam, inclusive, que Thomas Harris chegou a enviar uma cópia do livro "Dragão Vermelho" para Bundy e até foi em alguns de seus julgamentos.

1 - Prêmios importantes

a  Getty Images

O Silêncio dos Inocentes marcou tanto a história do cinema que foi o primeiro filme que se encaixa no gênero de terror (seja ele corporal ou psicológico) a ganhar o Oscar na categoria de Melhor Filme. Isso aconteceu em 1992, quando a obra levou para casa os cinco maiores prêmios da noite - Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Diretor e Melhor Roteiro. Histórico!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.