Sexta-feira 13: veja ordem cronológica e onde assistir online

Imagem de: Sexta-feira 13: veja ordem cronológica e onde assistir online
Imagem: New Line Cinema
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Apaixonados por filmes de terror do subgênero slasher com certeza têm um personagem favorito entre os grandes vilões dessas franquias. Um dos mais adorados nessas séries é Jason Voorhees, da série de filmes Sexta-Feira 13 (Friday the 13th).

O assassino silencioso que usa uma máscara de hóquei e muitas armas diferentes para atacar jovens no acampamento Crystal Lake virou uma figura da cultura pop, reconhecido até por quem morre de medo desse tipo de produção.

Só que assistir a franquia não é exatamente uma tarefa fácil: são muitos os capítulos dessa saga de filmes, seguindo uma linha do tempo que é até bastante linear, mas pode confundir pelos títulos.

Apesar de estar parada nos cinemas por uma disputa judicial pelos direitos autorais, a proximidade de um novo dia da semana com essa combinação é a data perfeita para listar todos os títulos de Sexta-Feira 13 em ordem cronológica e mostrar onde é possível assistir cada um deles no streaming.

Sexta-Feira 13: ordem cronológica e onde ver os filmes

1. Sexta-Feira 13 (1980)

Um dos maiores símbolos do terror na década de 1980, o primeiro Sexta-Feira 13 reúne praticamente todos os clichês do gênero e se inspira em clássicos lançados anos antes, como Halloween (1978) — incluindo a agora batida trama de um grupo de jovens rebeldes e despreocupados virando vítima de um assassino misterioso.

Com direito a um icônico plot twist, o longa-metragem dirigido por Sean S. Cunningham foi um fenômeno comercial a partir de um orçamento baixo, levando ao início de uma longa franquia.

  • Onde assistir: HBO Max.

2. Sexta-Feira 13 - Parte 2 (1981)

A sequência de Sexta-Feira 13 foi feita às pressas, para aproveitar o sucesso do filme original, agora sob a direção de Steve Miner. A trama se passa alguns anos depois dos eventos finais do longa-metragem anterior e mostra um grupo de monitores tentando reabrir o acompamento Crystal Lake, mesmo após as tragédias anteriores e as lendas que cercam o lugar.

Esse é o filme que finalmente traz o personagem mais icônico da franquia em destaque, embora ainda sem o seu visual tradicional.

  • Onde assistir: Pluto TV (grátis).

3. Sexta-Feira 13 - Parte III (1982)

A primeira trilogia Sexta-Feira 13 é encerrada com um longa-metragem que hoje é considerado pouco inspirado em trama e mortes, mas com alguns eventos importantes. Também comandado por Steve Miner, ele é o primeiro (e único) da franquia a usar efeitos 3D, além de ter como cena mais marcante o momento em que Jason Voorhees usa pela primeira a sua clássica máscara de hóquei.

  • Onde assistir: Pluto TV

4. Sexta-Feira 13 - O Capítulo Final (1984)

Não deixe o título enganar você: esse não é o capítulo final da franquia, nem cronologicamente e muito menos em termos de Jason. Aqui, entretanto, o serial killer conhece o seu grande nêmesis: Tommy Jarvis, uma criança fã de filmes de terror e máscaras de monstro, que se muda com a família para as proximidades de Crystal Lake.

Esse é também o momento em que Jason tem a sua morte mais "inescapável". A partir deste ponto, ele se transforma em um assassino ainda mais sobrenatural, deixando de seguir regras lógicas de resistência ou locomoção.

  • Onde assistir: Pluto TV.

5. Sexta-Feira 13 - Parte V: Um Novo Começo (1985)

Na história da quinta parte da franquia, após a suposta morte de Jason, assassinatos continuam acontecendo na região, desta vez em uma espécie de centro de reabilitação para jovens vítimas de traumas que tem como um dos pacientes — e suspeitos — o próprio Tommy Jarvis.

Esse filme foi bastante criticado por certos elementos da história que foram descartados logo no capítulo seguinte. Para compensar, ele é também um dos mais violentos de toda a franquia, com mortes especialmente cruéis.

  • Onde assistir: Pluto TV (grátis).

6. Sexta-Feira 13 - Parte VI: Jason Vive (1986)

Considerado por boa parte da comunidade como um dos melhores da franquia, o sexto capítulo mostra uma nova ressurreição de Jason e o embate definitivo entre o assassino mascarado e Tommy Jarvis, agora adulto e ainda traumatizado pelos eventos anteriores.

  • Onde assistir: Pluto TV (grátis).

7. Sexta-Feira 13 - Parte VII: A Matança Continua (1988)

Mais uma vez revivido, Jason conhece no sétimo filme da franquia outro oponente bastante desafiador: Tina, uma adolescente com poderes paranormais, capaz de mover objetos com a mente.

O filme é lembrado pelos fãs principalmente por ser a estreia do ator Kane Hodder no papel de Jason. O dublê é o mais duradouro e famoso intérprete do personagem, atuando até hoje em papéis do gênero.

  • Onde assistir: Pluto TV (grátis).

8. Sexta-Feira 13 - Parte VIII: Jason Ataca em Nova York (1989)

A franquia Sexta-Feira 13 abraçou em definitivo a galhofa neste capítulo, com Jason indo parar na cidade de Nova York por acidente enquanto persegue mais um grupo de vítimas. Além da falta de sentido na trama, questões orçamentais fizeram o longa-metragem se passar a maior parte do tempo em um navio, o que torna o título um tanto quanto enganoso.

  • Onde assistir: Pluto TV (grátis).

9. Jason Vai para o Inferno:: A Última Sexta-Feira (1993)

O nono capítulo de Sexta-Feira 13 encerra uma grande quantidade de filmes lançados com pequenos intervalos entre si e poderia ser o fim definitivo da saga de Jason. Aqui, ele pouco aparece na sua forma original, sendo mais representado como uma força maligna capaz de possuir outros corpos e tomar formas variadas. Por fugir até demais da fórmula convencional, a produção foi bastante criticada e gerou um hiato na franquia.

  • Onde assistir: HBO Max.

10. Jason X (2001)

Se antes só faltava Jason ir para o espaço porque todas as demais ideias estavam esgotadas, isso agora não falta mais. Em Jason X, que se passa em um futuro distante, o corpo personagem é resgatado por uma nave espacial do futuro e desperta repentinamente, voltando a fazer o que saber de melhor contra a tripulação que inclui até uma androide.

Com efeitos especiais mais ousados e mortes criativas, a produção foi recebida de forma mista e sugeriu que ainda havia espaço para a saga nos cinemas.

  • Onde assistir: HBO Max.

11. Freddy vs. Jason (2003)

Considerada cronologicamente o fim da franquia até a sua reimaginação, Freddy vs. Jason é também o embate tão esperado entre o assassino e o vilão de outra franquia do sucesso que começou nos anos 80, A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street).

Na trama, Freddy Krueger revive o assassino de Crystal Lake para que a população volte a sentir medo e ter sonhos turbulentos. Além de partir para a pancadaria, a dupla também encontra um grupo de jovens vítimas que terá o dobro de trabalho para performanecerem vivas.

  • Onde assistir: HBO Max.

12. Sexta-Feira 13 (2009)

O inevitável reboot da franquia aconteceu em 2009, com a produção de Michael Bay e a direção de Marcus Nispel, mesma dupla que reviveu O Massacre da Serra-Elétrica em 2003.

Aqui, vemos um Jason mais violento e objetivo, como um caçador nato na floresta. Já a trama de sobreviventes segue duas linhas do tempo, uma delas com um rapaz vivido por Jared Padalecki (Supernatural) indo a Crystal Lake em busca da irmã desaparecida.

  • Onde assistir: Pluto TV (grátis).

--

Teste Grátis o Amazon Prime

Imagem: Teste Grátis o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teste Grátis o Amazon Prime

Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e teste grátis o Amazon Prime por 30 dias!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.