Pânico: por que a franquia de terror faz tanto sucesso até hoje?

Imagem de: Pânico: por que a franquia de terror faz tanto sucesso até hoje?

Já fazem 27 anos desde que o primeiro filme de Pânico foi lançado e, talvez, nem Kevin Williamson, criador da famosa franquia de terror, tenha imaginado, em seus sonhos mais loucos, o quão longe suas obras chegariam. Mas vamos "começar do começo", como diz a sabedoria popular. Tudo teve início em 1996, com a estreia de Scream, longa-metragem roteirizado por Williamson e dirigido por Wes Craven, um dos mestres do cinema de horror  —ele criou o personagem Freddy Krueger, por exemplo, da franquia A Hora do Pesadelo.

A produção tinha uma trama até que simples e trazia, em sua essência, um grupo de jovens que eram aterrorizados por um assassino desconhecido, que utilizava uma máscara bizarra, uma roupa toda preta e um facão para matar quem atravessasse seu caminho. Contudo, apesar de direta, a narrativa conseguia gerar tensão e mistério como poucas obras do tipo até então, e isso, somado ao enigmático vilão mascarado, foi o suficiente para conquistar diversos fãs fiéis ao redor do mundo e iniciar uma franquia de muito sucesso, que conta com várias sequências igualmente horripilantes.

Pânico, escrito por Kevin Williamson, estreou em 1996 e mudou os rumos do cinema de terror.Pânico, escrito por Kevin Williamson, estreou em 1996 e mudou os rumos do cinema de terror.Fonte:  Dimension Films 

De lá para cá, Pânico teve mais cinco filmes produzidos, além do original, lançado em 1996: Pânico 2 (1997), Pânico 3 (2000), Pânico 4 (2011), Pânico 5 (2022) e o vindouro Pânico VI (2023), que estreia nesta quinta-feira, 9 de março, no Brasil. Os quatro primeiros filmes nasceram da dobradinha entre Williamson e Craven. Já os dois últimos seguem com o roteirista, mas agora têm Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett na condução (Wes Craven faleceu em 2015).

Motivos para Pânico fazer sucesso até hoje

Nesse sentido, surgem algumas perguntas: como Pânico conseguiu se manter no topo por tanto tempo? Quais são os elementos que fazem os filmes de terror ter tanto sucesso? Quebramos a caixola para encontrar as respostas para esses questionamentos e, bem, acho que temos coisas legais para compartilhar com você. Confira!

Whodunnit

Whodunnit: você já ouviu falar nesse termo? Traduzindo para o português, a expressão significa "quem fez?" e é geralmente atribuída a narrativas nas quais há um ou mais crimes e cabe aos personagens centrais da história descobrir quem os cometeu. Esse tipo de história costuma prender muito os espectadores, que podem até não curtir tanto o que está acontecendo em tela (o que não é o caso de Pânico), mas que, certamente, não desgrudarão os olhos dela até que saibam "quem fez" (o crime, o assassinato, o roubo, a traição, etc.).

Pois bem, é exatamente isso o que vemos em Pânicouma vez que cada um dos filmes traz um mistério diferente. Afinal, o vilão Ghostface não é sempre a mesma pessoa, tampouco um espírito maligno ou algo do tipo. Ele é, na verdade, uma espécie de "identidade" que é encarnada por um indivíduo distinto em cada uma das sequências de Pânico. Nesse cenário, os cinéfilos precisam ficar atentos às pistas narrativas para que possam solucionar o quebra-cabeça e responder a pergunta de milhões: quem fez? Ou, nesse caso: quem é o assassino da vez?

Apesar de terem uma trama similar, os filmes de Pânico acabam sendo diferentes entre si e tendo suas próprias peculiaridades justamente por isso. Sempre há um novo Ghostface, sempre há novos crimes, sempre há novos suspeitos.

Ghostface

Por falar em Ghostface, não podemos deixar de considerar o antagonista de Pânico como um dos principais elementos para o sucesso da franquia. Desde que surgiu, o personagem se tornou um ícone do terror e da cultura pop como um todo, tendo ganhado diversos cosplays, paródias (quem nunca viu Todo Mundo em Pânico, não é mesmo?) e outras "homenagens", digamos assim.

O vilão Ghostface, certamente, é um dos principais elementos para o sucesso de Pânico.O vilão Ghostface, certamente, é um dos principais elementos para o sucesso de Pânico.Fonte:  Paramount Pictures 

Muito disso se deve ao seu visual, marcado por sua máscara branca, com uma boca aberta bem esticada, capaz de causar medo em qualquer um. E, claro, seu sadismo para com as vítimas também é muito lembrado pelos fãs das obras de Williamson, já que o assassino adora "brincar" com sua vítimas, provocando-as e assustando-as antes de cometer suas atrocidades.

É só parar para pensar: quando citamos a palavra Pânico, a primeira imagem que vem em sua mente é a da máscara de Ghostface, não é? Pois é, não tem jeito, o vilão é uma figurinha carimbada do terror!

Elenco

Além de sempre trazer um novo mistério e contar com um vilão icônico, a franquia Pânico também faz muito sucesso por saber escalar com precisão seu elenco. Caso você não lembre, eis alguns grandes nomes que já passaram pelos filmes de Williamson: Neve Campbell (Sidney), Courteney Cox (Gale), David Arquette (Dewey), Drew Barrymore (Casey), Jada Pinkett Smith (Maureen), Liev Schreiber (Cotton), Patrick Dempsey (Mark), Lucy Hale (Sherrie), Anna Paquin (Rachel), Hayden Panettiere (Kirby), Kristen Bell (Chloe), Emma Roberts (Jill).

Jenna OrtegaFamosa por Wandinha, da Netflix, a atriz Jenna Ortega faz parte do elenco de Pânico

Como é possível notar, os astros e estrelas citados acima são bem conhecidos do grande público e estrelaram diversos outros filmes e séries de sucesso. Ah, e esses nomes integraram apenas os quatro primeiros filmes de Pânico. Os últimos dois filmes tiveram adições bem interessantes também, incluindo Melissa Barrera (Sam), Jack Quaid (Richie) e a super badalada Jenna Ortega (Tara), protagonista de Wandinha, série da Netflix.

Ao se atualizar a cada nova obra, Pânico mostra que uma franquia de sucesso exige bastante atenção e boas escolhas, algo que Williamson, juntamente com a produção da franquia, conseguiram atingir com excelência desde 1996. Agora, é esperar para saber quais serão os próximos passos de Ghostface e da narrativa de terror, que tem tudo para seguir crescendo!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.