Batman Day: veja o ranking dos filmes do herói, do pior ao melhor

Imagem de: Batman Day: veja o ranking dos filmes do herói, do pior ao melhor
Imagem: DC Comics
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Neste sábado, dia 16 de setembro, é comemorado o Batman Day: dia internacional do Batman. Em 2023, a data celebra os 84 anos da criação do Homem-Morcego pelos quadrinistas Bob Kane e Bill Finger.

A data comemorativa foi “instituída” pela DC Comics nas comemorações dos 75 anos do herói na San Diego Comic Con 2014, realizada em julho de 2014. Contudo, a partir de 2015, a editora transferiu o evento para o terceiro sábado do mês de setembro.

Para celebrar o Batman Day 2023, o Minha Série traz um ranking dos filmes do herói baseado nas notas de aprovação do site Rotten Tomatoes. Vale citar que estas e outras produções do personagem estão disponíveis no streaming HBO Max.

10. Batman & Robin (1997)

Fonte:  IMDb/Reprodução 

Apesar de atuarem juntos no combate ao crime de Gotham, há uma tensão entre Batman (George Clooney) e Robin (Chris O’Donnell). Então, a dupla precisa ignorar as diferenças para derrotar os vilões Hera Venenosa (Uma Thurman) e Mr. Freeze (Arnold Schwarzenegger).

Com direção de Joel Schumacher, Batman & Robin é criticado pelas várias piadas fora do tom e por colocar os heróis em situações constrangedoras. Atingindo “um limite insuportável” na opinião dos críticos, o filme tem apenas 11% de aprovação no Rotten Tomatoes.

9. Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)

Fonte:  IMDb/Reprodução 

Após ser manipulado por Lex Luthor (Jesse Eisenberg), Batman (Ben Affleck) começa a ver Superman (Henry Cavil) como um inimigo. Contudo, os dois heróis precisam se juntar à Mulher Maravilha (Gal Gadot) para derrotar uma ameaça ainda maior.

Dirigido por Zack Snyder, Batman Vs Superman desperdiça o potencial do encontro dos maiores heróis da DC Comics com um “turbilhão de efeitos especiais”. Além disso, o roteiro não agradou os críticos e conquistou somente 29% de aprovação.

8. Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)

Fonte:  IMDb/Reprodução 

Depois do sacrifício de Superman (Henry Cavil) contra o Apocalipse, Batman (Ben Affleck) decide montar uma equipe de metahumanos. Assim, o primeiro grande desafio do grupo é derrotar uma das mais poderosas e sombrias ameaças do universo: o Darkseid (Ray Porter).

Diferente do filme de 2017, Liga da Justiça de Zack Snyder revela a visão original do diretor e roteirista para o projeto. Com 4 horas de duração, o material conseguiu agradar os críticos e conquistou 72% de aprovação.

7. Batman (1989)

Fonte:  IMDb/Reprodução 

Após ver o assassinato dos pais quando criança, o milionário Bruce Wayne (Michael Keaton) passa a lutar com o crime de Gotham disfarçado de Batman. Quando o Coringa (Jack Nicholson) surge no submundo da cidade, o herói se depara com um verdadeiro inimigo.

Considerado um “espetáculo sombrio e assustador”, Batman foi o primeiro filme do herói com direção de Tim Burton. O longa foi um dos maiores sucessos de bilheteria de 1989 e, hoje, tem 76% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

6. Batman: O Retorno (1992)

Fonte:  IMDb/Reprodução 

Um milionário planeja controlar Gotham ao apoiar a candidatura do vilão Pinguim (Danny DeVito) à câmara municipal. Atento aos movimentos do submundo da cidade, Batman (Michael Keaton) tenta impedir uma nova ascensão do crime organizado.

Segundo filme do herói com direção de Tim Burton, Batman: O Retorno mergulha em uma atmosfera fantástica e, ao mesmo tempo, sombria. Trazendo um elenco estrelado, a produção detém 81% de aprovação no Rotten Tomatoes.

5. Batman Begins (2005)

Fonte:  IMDb/Reprodução 

Após anos de treinamento na Ásia, Bruce Wayne (Christian Bale) se transforma em Batman. Conquistando a confiança de novos aliados, como o policial Jim Gordon (Gary Oldman), o herói inicia uma luta contra o crime organizado de Gotham.

Primeiro filme da trilogia de Christopher Nolan, Batman Begins tem uma trama inteligente e emocionante. Com uma proposta mais realista, mesmo sendo uma história de super-herói, a produção atingiu 85% de aprovação da crítica.

4. Batman (2022)

Fonte:  IMDb/Reprodução 

Dois anos após se tornar o Batman, Bruce Wayne (Robert Pattinson) encara o primeiro grande desafio. O herói usa a habilidade de detetive para encontrar um assassino apelidado de Charada (Paul Dano), responsável por expor os segredos do crime de Gotham.

Dirigido por Matt Reeves, Batman entrega uma trama “super-noir” com foco maior no suspense do que na ação. Apontado como “corajoso, sombrio e emocionante”, o filme conquistou 85% de aprovação da crítica.

3. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Fonte:  IMDb/Reprodução 

Oito anos após o caos gerado por Coringa, Batman (Christian Bale) precisa salvar Gotham do terrorista Bane (Tom Hardy). Forçado a voltar às atividades, o herói tem a ajuda da Mulher Gato (Anne Hathaway) para retomar o controle da cidade.

Encerramento da trilogia de Christopher Nolan, O Cavaleiro das Trevas Ressurge é um filme de ação “ambicioso, emocional e intenso”. Ao amarrar as pontas soltas das histórias dos longas anteriores, a produção obteve 87% de aprovação da crítica.

2. Lego Batman: O Filme (2017)

Fonte:  IMDb/Reprodução 

Batman (Will Arnett) embarca em uma aventura fora dos padrões para encontrar os vilões que pretendem controlar Gotham. Durante a jornada, o herói “adota” acidentalmente um adolescente órfão que passa a ajudá-lo nas missões.

Com direção de Chris McKay, a animação Lego Batman traz uma história divertida voltada para toda a família. Surpreendentemente, esse é o 2º filme do herói com maior aprovação no Rotten Tomatoes: 89% da crítica e 80% do público.

1. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Fonte:  IMDb/Reprodução 

Em O Cavaleiro das Trevas, Batman (Christian Bale) enfrenta o misterioso vilão Coringa (Heath Ledger). Após provocar o caos e corromper uma das principais figuras de Gotham, o herói passa por um intenso teste físico e psicológico para manter a cidade segura.

Segundo filme da trilogia dirigida por Christopher Nolan, O Cavaleiro das Trevas é considerado a melhor adaptação de HQs para os cinemas. Elogiado pelo enredo sombrio e complexo, o longa-metragem tem 94% de aprovação da crítica.

E aí? Qual é o seu filme favorito do Batman? Não esqueça de compartilhar essa lista com mais fãs do Homem-Morcego!

--

Teste Grátis o Amazon Prime

Imagem: Teste Grátis o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teste Grátis o Amazon Prime

Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e teste grátis o Amazon Prime por 30 dias!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.