Acompanhe a incrível evolução do Batman no cinema

Imagem de: Acompanhe a incrível evolução do Batman no cinema
Imagem: Epipoca

Um dos super-heróis mais populares de todos os tempos, sem dúvida, é o Batman, o cavaleiro das trevas, que é um alter ego de Bruce Wayne, o milionário que combate o crime com suas próprias mãos na cidade de Gotham City.

O personagem tem mais de 80 anos. Ele foi criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger, para a revista Detective Comics, e já mudou de imagem – e de personalidade – durante todas estas décadas.

Neste texto, acompanhamos a evolução do Batman em sua história recortada pelas suas representações no cinema. Por isso, separe a pipoca e venha ver como o personagem mudou desde a sua estreia nas telas grandes!

1. Adam West em Batman, o Homem-Morcego (1966)

(Fonte: Plano Crítico)(Fonte: Plano Crítico)Fonte:  Plano Crítico 

Adam West já interpretava Batman em um seriado de TV da Fox, e foi escalado para ser o primeiro a levar o homem morcego para o cinema. O que se pode dizer, em relação ao que viria mais adiante, é que este era um Batman menos musculoso e mais "solar".

Tínhamos então uma representação mais familiar deste herói que, logo mais, ganharia contornos mais sombrios nas mãos de diretores famosos. O filme tinha um certo tom moralista e colocava o protagonista como um sujeito infalível e honrado.

2. Michael Keaton em Batman (1989) e Batman - O Retorno (1991)

(Fonte: O Globo)(Fonte: O Globo)Fonte:  O Globo 

No fim dos anos 1980 e início dos anos 1990, Batman encontraria uma nova personificação sob o olhar do diretor Tim Burton. Ele emprestaria sua estética meio infantil, meio apavorante para as histórias do homem morcego.

O ator americano Michael Keaton daria vida ao personagem, e traria o começo de uma visão mais sombria e perturbada do milionário de Gotham City.

Sobre a sua versão, Tim Burton chegou a declarar: “quando eu fiz Batman era uma coisa nova na época. Super-heróis não faziam sucesso nos cinemas e nem eram levados a sério. Fui o primeiro a entrar nessa era humanizada e mostrar o lado dark do herói", declarou à revista Veja.

Os filmes de Tim Burton também trouxeram o destaque aos vilões, que se tornaram personagens muito marcantes. Ninguém esquece do Coringa de Jack Nicholson ou da Mulher Gato de Michelle Pfeifer.

3. Val Kilmer e George Clooney em Batman Eternamente (1995) e Batman & Robin (1997)

(Fonte: Epipoca)(Fonte: Epipoca)Fonte:  Epipoca 

Seguindo as obras de Tim Burton, o próximo a assumir a franquia foi o diretor Joel Schumacher, que mudou bastante o espírito dos filmes anteriores. Nos filmes Batman Eternamente e Batman & Robin, o homem morcego foi vivido, respectivamente, por Val Kilmer e George Clooney.

Os filmes tiveram críticas oscilantes. Por mais que tenham sido bem-sucedidos financeiramente, muitos fãs não viram com bons olhos o retorno a um Batman mais alegre e com ares de bon vivant. Ele vai se tornando também cada vez mais musculoso e exuberante – nos dois filmes, inclusive, a armadura do Batman tinha os mamilos marcados.

A crítica especializada pontou Batman & Robin como o pior filme da franquia e a atuação de George Clooney como a pior de todos os Batmans.

4. Christian Bale na trilogia de Christopher Nolan

(Fonte: Jovem Nerd)(Fonte: Jovem Nerd)Fonte:  Jovem Nerd 

Em seguida, o diretor britânico Christopher Nolan assumiria a franquia e lançaria uma trilogia de filmes muito marcantes: Batman Begins (2005), O Cavaleiro das Trevas (2008) e O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012). Em todos eles, o homem morcego passaria a ser vivido pelo ator Christian Bale.

Para muitos fãs, esta é a melhor fase dos filmes sobre Batman. Bale conseguiu entregar um personagem profundo e cheio de nuances, fazendo jus à ideia do "cavaleiro das trevas". Os filmes também foram considerados mais realistas em relação aos antecessores, colocando este Batman entre os mais amados pelos fãs.

5. Ben Affleck em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)

(Fonte: Epipoca)(Fonte: Epipoca)Fonte:  Epipoca 

Todos os elogios ao trabalho de Christian Bale não evitariam que uma nova versão de Batman surgisse, agora vivida por Ben Affleck.

Em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, dirigido por Zack Snyder, o novo Batman voltaria a uma visão um pouco mais leve, e mais baseada na ação física – o filme, de fato, se baseia no embate que ele tem como Superman.

6. Robert Pattinson em The Batman (2022)

(Fonte: Veja)(Fonte: Veja)Fonte:  Veja 

A versão mais recente de Batman é de 2022. Dirigido por Matt Reeves, o filme trouxe Robert Pattinson para viver o herói e não decepcionou os fãs. A obra retoma o ar sombrio de Gotham City trazidos por Tim Burton e Christophan Nolan, e o Batman tem camadas de sofrimento que muitos fãs associam ao homem morcego.

O longa-metragem também acentua o lado de detetive do herói, e faz voltar alguns antagonistas clássicos da franquia, como Mulher Gato e Pinguim – um dos grandes vilões do personagem morcego.

Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias do TecMundo sobre as aparições do homem morcego no cinema e nos quadrinhos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.