Batman Day: 13 coisas que você não sabia sobre o personagem

Imagem de: Batman Day: 13 coisas que você não sabia sobre o personagem
Imagem: Warner Bros. Pictures

Desde 2014, os fãs do Cavaleiro das Trevas comemoram o Batman Day. No entanto, a data não é fixa e pode mudar a cada ano. Na primeira ocorrência, ela aconteceu em julho para celebrar os 75 anos do personagem durante a San Diego Comic-Con.

Neste ano, o dia 17 de setembro foi escolhido. Dessa maneira, que tal relembrar alguns dos melhores momentos de Bruce Wayne com seu traje especial de super-herói? Portanto, logo abaixo, confira 13 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o Batman!

13. Alguns apelidos

Embora Batman seja seu nome oficial e Cavaleiro das Trevas sua alcunha mais lembrada, existem outros apelidos recebidos pelo herói ao longo dos anos, principalmente nos quadrinhos.

Nesse sentido, vale destacar “O Maior Detetive do Mundo”, posteriormente sendo encurtado para apenas “Detetive” e “Caped Crusader” ou “Cruzado Encapuzado”. No Brasil, também o chamamos de o Homem Morcego, mas trata-se apenas de uma tradução literal para seu nome original.

12. Robin não foi seu único parceiro

Embora Robin tenha se tornado um dos parceiros recorrentes mais populares e mais lembrados pelas pessoas, ele não foi o único a lutar ao lado do Batman. Dentro desse contexto, é válido destacar a Batgirl, a Batwoman, Barbara Gordon e a Caçadora Helena Bertinelli. E não podemos nos esquecer dos principais nomes que representaram Robin ao longo dos anos, como os personagens Dick Grayson, Jason Todd e Tim Drake.

BatmanBatman (DC Comics/Reprodução)

11. Muitos atores o interpretaram

Batman teve diversos intérpretes entre séries e filmes. Cada um deles construiu nuances interessantes sob sua personalidade, incluindo as animações. Desse modo, além de Lewis Wilson, Robert Lowery, Adam West, Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney, Christian Bale, Ben Affleck e Robert Pattinson, é válido citar também os dubladores Kevin Conroy, Peter Weller, Jason O'Mara, Will Arnett e Olan Soule.

10. Ele cometeu muitos assassinatos

O personagem consiste em uma figura bastante controversa, certo? E embora tenha sido vendida a ideia de que ele jamais mataria alguém, isso não é verdade. Inicialmente, Batman só matava os criminosos que enfrentava em seu começo de carreira.

Os métodos eram variados, incluindo surras e enforcamentos. Alguns de seus vilões mais conhecidos, também padeceram em suas mãos, como Darkseid, Harvey Dent, Coringa e KGBesta.

9. Seu arsenal de ferramentas

Fãs aficionados por quadrinhos já fizeram um levantamento que garante que o arsenal de ferramentas do Batman é maior do que o de qualquer outro personagem. Desprovido de poderes, mas com grande poder aquisitivo, ele desenvolveu suas próprias armas, como a Batarang. Todos armazenados na Bat-Caverna, ele também utiliza com frequência seu Batmóvel para se locomover.

8. Batman sempre pensa em tudo

Na animação Liga da Justiça: A Legião do Mal (2012), é possível perceber como o personagem está sempre à frente de todos os outros. Com o objetivo de proteger a Liga, ele desenvolveu um plano de contingência, para que, caso algum herói se corrompesse, ninguém sofresse consequências severas.

7. Vários assumiram sua identidade

Bruce Wayne ficou mais conhecido por ser o homem por trás da armadura de Batman. No entanto, esse manto de morcego já foi passado a outros aliados por diversas vezes, como o comissário Jim Gordon. Além dele, é importante citar Azrael, Terry McGinnis e até mesmo Dick Grayson, o Robin mais lendário.

6. Seus grandes amores

Nos quadrinhos, tanto Bruce Wayne quanto Batman já se apaixonaram algumas vezes. Seu primeiro interesse amoroso foi Julie Madison, uma socialite de Gotham. A repórter Vicki Vale também foi uma das que conquistaram o coração do personagem, bem como a Mulher-Gato, vista mais recentemente no longa de Matt Reeves. Talia al Ghul, filha de Ra's al Ghul, e Rachel Dawes, criada exclusivamente para os filmes de Christopher Nolan também são lembradas.

BatmanBatman (DC/Warner/Reprodução)

5. Batman já foi derrotado diversas vezes

Pela internet, é possível encontrar muitos fãs do herói especulando sobre duelos hipotéticos entre Batman e outros personagens. Embora muitos acreditem que ele seja imbatível em vários aspectos, as histórias originais já mostraram derrotas significativas do Cavaleiro das Trevas. Uma de suas derrotas mais lembradas é para Bane, que domina Bruce Wayne fisicamente e mentalmente.

4. Vilões com problemas psiquiátricos

A maioria dos vilões icônicos enfrentados pelo Batman possui diversos problemas psiquiátricos dignos de internações no Asilo Arkham. O Coringa talvez seja o vilão principal e mais lembrado pelos fãs, mas também podemos citar Charada, Bane, Pinguim, Harvey Dent (Duas-Caras), Crocodilo, Ra’s al Ghul, Talon, Lady Shiva e Hera Venenosa.

3. Sua maior arma

Você pode estar se perguntando: no arsenal grandioso de Batman, qual seria sua maior arma? Embora alguns possam pensar que as finanças do herói seja aquilo que ele tem de mais importante, na verdade, sua inteligência sempre se sobressai.

Assim, é possível argumentar que sua maior arma seja sua própria mente, proporcionando momentos desafiadores no combate aos vilões que também utilizam da esperteza como arma principal.

2. Três ilustradores se destacaram ao longo dos anos

Muitos escritores e ilustradores dedicaram boa parte de suas carreiras no desenvolvimento de histórias sobre Batman. Para citar alguns dos roteiristas mais célebres, há Frank Miller, Paul Dini, Alan Moore, Alan Grant, Bill Finger e também Joseph Loeb.

E no campo da ilustração, três nomes se destacaram mais: Tim Sale, Neal Adams e Jim Lee. Eles foram os grandes responsáveis por construir desenhos incríveis nos quadrinhos, ficando famosos por sua inventividade e capacidade de articulação com os roteiros. A capacidade de retratar a força, ação em movimento e a aura dos personagens são algumas de suas qualidades.

BatmanBatman (DC Comics/Reprodução)

1. Seus pais não morreram

E para fechar a lista, você sabia que não são todas as histórias do Batman que abordam a morte de seus pais? Talvez uma das maiores motivações de Bruce Wayne em se transformar no herói de Gotham City seja o fato de que seus pais foram assassinados friamente por criminosos sem escrúpulos.

Ele foi construído como um ser solitário e sem muitas ambições. Contudo, durante a narrativa de Flashpoint, Barry Allen, o Flash, muda a linha do tempo de Bruce, que se torna a vítima do assassinato, fazendo com que seu pai, na verdade, se torne o Batman. Já Martha Wayne enlouquece após a morte do filho e se torna a mulher Coringa.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber mais curiosidades sobre os personagens da DC!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.