10 anos de Peaky Blinders: relembre os melhores momentos da série

Imagem de: 10 anos de Peaky Blinders: relembre os melhores momentos da série
Imagem: BBC | Netflix
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Pode não parecer, mas, em 2023, Peaky Blinders (Peaky Blinders: Sangue, Apostas e Navalhas, no Brasil) completa dez anos desde sua estreia oficial na televisão. Pois é, a série de drama e ação, criada por Steven Knight, foi lançada há uma década, mas, ainda assim, segue extremamente popular entre os espectadores, que não cansam de rever a história trágica e sangrenta de Thomas Shelby e de sua família criminosa.

"Depois de servir no Exército, Thomas Shelby e seus irmãos voltam para controlar a cidade, mas, conforme as ambições de Shelby se estendem, ele planeja construir seu próprio negócio e impedir qualquer um que atrapalhe", diz a sinopse da obra, que contou com seis temporadas no total e que foi ao ar originalmente através do canal britânico BBC e da Netflix. Cillian Murphy, Paul Anderson, Helen McCrory, Finn Cole, Natasha O'Keeffe e Anya Taylor-Joy são alguns dos principais nomes ligados ao projeto.

Em comemoração ao aniversário de 10 anos de Peaky Blinders, que tal relembrar alguns dos melhores momentos da atração? Vamos nessa!

10 - Polly x Freiras

Polly Shelby foi uma das personagens mais memoráveis de Peaky Blinders por conta de sua inteligência, coragem e resiliência. Porém, nesta cena, particularmente, a moça mostra toda sua raiva e capacidade de amedrontar qualquer pessoa. Ao saber que freiras estavam tratando mal as crianças do orfanato gerenciado por Thomas, Polly vai até o local e coloca as freiras em seus devidos lugares.

"Se eu vier atrás de vocês - e eu posso vir - eu usarei saltos altos para que vocês possam me ouvir chegando nos paralelepípedos. Vocês ouvirão meus passos", diz Polly em um tom ameaçador. Ótima cena!

9 - Tommy x Luca Changretta

a  BBC | Netflix

Durante a 4ª temporada de Peaky Blinders, a família Shelby está em uma guerra contra o mafioso Luca Changretta e seus comparsas. Um dos ápices desse arco acontece no quinto episódio, quando Tommy e Luca entram em uma perseguição/tiroteio intenso, com o chefe dos Shelby totalmente encurralado e tendo que se virar para sobreviver. A cena em questão é cheia de tensão e de sequências empolgantes, que criam uma atmosfera única e digna do seriado.

8 - A caminhada em câmera lenta

Logo no ano inicial de Peaky Blinders, já fomos bombardeados com belíssimas cenas, que deram o tom e a direção para a série como um todo. No episódio 6 da 1ª temporada, vemos Thomas, Arthur e John andando lado a lado, em câmera lenta, pelas ruas de Birmingham, enquanto jatos de fogo e de fumaça surgem atrás deles. Vamos ser honestos: não existe nada mais Peaky Blinders do que isso e, por isso, essa sequência é tão icônica!

7 - Insanidade

a  BBC | Netflix

Após não conseguir realizar o assassinato de Oswald Mosley e de ver algumas de suas ambições desmoronarem, Thomas começa a ser assombrado por visões de seu passado e por antigos traumas. Em certo momento, ele caminha por entre a névoa, com uma arma na mão, cambaleando por entre a lama, pensando em tirar a própria vida. O que ele quase faz, em uma cena carregada de fortes emoções e que conta com uma atuação incrível de Murphy.

6 - A vingança de Polly

a  BBC | Netflix

O policial Campbell (Sam Neill) fez de tudo para atrapalhar os Shelby e, em particular, cometeu atos terríveis em relação à Polly (ele a agride sexualmente). Por isso, no final da 2ª temporada de Peaky Blinders, quando Polly mata o agente na frente de todos, há uma certa satisfação, pois sua vingança foi, finalmente, consumida. Ao realizar o ato, a matriarca diz a célebre frase: "Não mexa com os Peaky Blinders".

5 - Duelo na praia

A 4ª temporada da produção também trouxe outro duelo memorável, além daquele entre Shelby e Changretta. Desta vez, se enfrentaram Tommy e Alfie (Tom Hardy), que atiram um contra o outro em uma belíssima praia, com o sol refletindo em seus rostos e no mar. Apesar da violência que a sequência traz, é inegável que esta é suavizada pelo incrível cenário, que acaba deixando tudo mais poético e significativo. A cena marcaria o adeus de Alfie, mas, como bem sabemos, ele retorna no futuro.

4 - "Sem brigas!"

O primeiro episódio da 3ª temporada traz o aguardado casamento entre Thomas e Grace (Annabelle Wallis). E, como é de se esperar, o noivo quer que tudo corra bem. Por isso, ele reúne parte dos Peaky Blinders e passa algumas instruções para a gangue, ordenando que seus colegas não usem drogas, não arranjem confusões e, principalmente, não briguem. A cena viralizou na internet, especialmente porque, após condenar brigas, Tommy arremessa um garçom como forma de extravaso.

3 - Ordem dos Peaky Blinders

a  BBC | Netflix

Outra cena viral de Peaky Blinders acontece durante a 2ª temporada da obra, quando a gangue invade uma festa em Londres e, para variar, arranja uma baita confusão. No meio do caos, Arthur sobe ao palco do clube noturno, espanca um homem e profere a frase que, até hoje, deixa os fãs malucos: "Pela ordem dos Peaky Blinders!".

2 - "Quase consegui tudo!"

Por falar em cenas virais, esta também não poderia faltar nesta lista de melhores momentos de Peaky Blinders. Na sequência, que acontece no capítulo final da 2ª temporada, Thomas está prestes a morrer após ser capturado pelos homens de Campbell. Ele, então, começa a refletir sobre sua vida ao mesmo tempo em que olha para sua própria cova. É quando ele acende um cigarro e esbraveja: "Eu quase consegui tudo!". Contudo, antes que Tommy fosse morto, o personagem é salvo por um agente do governo.

1 - O passeio de Tommy

a  BBC | Netflix

Por fim, uma cena que simboliza tudo aquilo que é Peaky Blinders. A primeira cena do primeiro episódio da história da série mostra Tommy andando em seu cavalo pelas ruas de Birmingham, cenário principal do título, enquanto a música tema do seriado toca ao fundo. Apenas nesta sequência, já conseguimos captar muito do espírito da narrativa, da personalidade de Shelby e da atmosfera da atração. Memorável!

Adquira acessórios da série diretamente na Amazon!

Imagem: Caneca Peaky Blinders
Imagem: Tecmundo Recomenda

Caneca Peaky Blinders

Caneca personalizada com estampa da série de sucesso Peaky Blinders, resistente a microondas e lava louças.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.