Os 15 filmes de terror mais assustadores já feitos

Imagem de: Os 15 filmes de terror mais assustadores já feitos

Quais são os filmes de terror mais assustadores já produzidos na história do cinema? Essa pergunta, com certeza, não é simples de responder. Especialmente porque cada fã do gênero de horror tem suas próprias escolhas e seus elementos aterrorizantes "favoritos", digamos assim. Demônios, espíritos, assassinos em série, possessões, torturas físicas ou psicológicas. Enfim, cada espectador terá um gatilho diferente para se assustar.

Porém, tentamos pescar um pouco de tudo dentro do horror para formar uma lista com alguns dos filmes de terror mais marcantes e amedrontadores já feitos. E, sim, sabemos que muitas produções ficaram de fora da lista, mas a proposta aqui não é cobrir todos, mas apenas alguns dos títulos que mais assombraram cinéfilos ao longo dos anos. E, acredite, esta seleção já te deixará de cabelos em pé!

Então, sem mais delongas, que tal conferir nossas escolhas? Vamos nessa!

Filmes de terror mais assustadores do cinema

Vale ressaltar que a lista não tem uma ordem específica. Fique à vontade para ranqueá-la da forma como você preferir!

1. O Chamado (2002)

Se você assistiu O Chamado e não ficou apreensivo depois toda vez que o telefone da sua casa tocava, parabéns, você tem nervos de aço. "Uma jornalista deve investigar uma misteriosa fita de vídeo que parece causar a morte de qualquer pessoa após uma semana", diz a sinopse oficial do filme, que contou com Naomi Watts no protagonismo.

Além de tudo, O Chamado também apresentou ao mundo uma das vilãs mais assustadoras de todos os tempos: a garotinha encapetada Samara!

2. A Bruxa de Blair (1999)

O que eu acabei de assistir é real ou é tudo inventado? O filme A Bruxa de Blair foi capaz de colocar essa dúvida na cabeça de muitos fãs de terror ao ser um dos precursores do subgênero batizado de found footage, no qual toda a narrativa é filmada como se fosse um documentário ou uma gravação pessoal.

Na trama, "três estudantes de cinema desapareceram depois de entrar em uma floresta em Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair".

3. A Hora do Pesadelo (1984)

Os filmes de terror da década de 1980 jamais seriam os mesmos sem A Hora do Pesadelo, roteirizado e dirigido pela lenda Wes Craven. Posteriormente, o longa-metragem, que introduziu ao mundo Freddy Krueger, um dos vilões mais icônicos do terror, se tornou uma franquia de muito sucesso, ganhando mais oito produções aterrorizantes.

"Várias pessoas são perseguidas por um assassino em série que mata suas vítimas durante seus sonhos. Enquanto os sobreviventes tentam encontrar a razão pela qual foram escolhidos, o assassino não desperdiçará qualquer oportunidade de matá-los", revela a sinopse.

4. Invocação do Mal (2013)

Invocação do Mal é chamado por muitos cinéfilos como um clássico moderno. "Os invesitgadores de atividades paranormais, Ed e Lorraine Warren, trabalham para ajudar a uma familia aterrorizada por uma terrível presença em sua casa", diz a sinopse oficial da obra, que, mesmo abordando uma história relativamente simples, consegue criar cenas que assustadoras não saem das mentes dos fãs. Por exemplo, quem não se lembra das palmas durante o esconde-esconde, hein? Nunca mais nós brincamos disso!

5. Corra! (2017)

Corra! foi o filme de estreia do roteirista e diretor Jordan Peele. E que bela estreia! Para você ter uma noção, a projeção foi indicada a quatro categorias no Oscar 2018, incluindo a de Melhor Filme. E, se você é fã de terror, sabe como isso é raro, já que longas do gênero costumam ser esnobados na premiação mais importante do cinema.

"Um jovem afro-americano visita os pais de sua namorada branca durante o fim de semana e a percepção deles sobre o rapaz não é das melhores. Mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador", diz a sinopse.

6. Pânico (1996)

Outro clássico que virou uma franquia de bastante sucesso no cinema. "Um ano após o assassinato de sua mãe, uma adolescente é aterrorizada por um novo assassino que a escolheu como alvo e usa filmes de terror como parte de seu jogo mortal", revela a sinopse de Pânico, que lançou nas telonas o impiedoso e misterioso Ghostface. A máscara do assassino por si só já é assustadora, mas seus atos conseguem ser ainda piores!

7. Terror Sem Limites (2010)

Se você pesquisar por "filmes de terror mais perturbadores", com certeza, esbarrará em Terror Sem Limites. Conduzido por Srdjan Spasojevic, que também roteirizou a obra, A Serbian Film (seu nome original) traz a história de um ator pornô mais velho que, procurando se desligar da indústria, aceita participar de um longa artístico e ambicioso. Contudo, logo ele descobre que o tal projeto não passa de uma jornada sádica e sangrenta.

Dica: não assista Terror Sem Limites se você se choca com facilidade. É sério.

8. Sobrenatural (2010)

Além de Invocação do Mal, James Wan também deu vida a outro filme de terror absolutamente amedrontador, com cenas que, certamente, te deixarão sem dormir por um tempo. Em Sobrenatural, "uma família procura impedir que espíritos malignos prendam seus filhos em um coma eterno". Patrick Wilson e Rose Byrne são os protagonistas da produção, que ganhou mais quatro sequências.

9. Hellraiser (1987)

Se A Hora do Pesadelo marcou a década de 1980, o mesmo pode se dizer sobre Hellraiser: Renascido do Inferno. Idealizado por Clive Barker, o longa-metragem também foi o início de uma franquia prolífica e trouxe aos espectadores um mundo de "prazeres" macabros, que eram personificados pelos temidos cenobitas, liderados pelo marcante Pinhead.

Se Hellraiser nos ensinou algo, é que nunca devemos tentar resolver quebra-cabeças ou cubos mágicos misteriosos.

10. Marcas da Maldição (2022)

Diretamente de Taiwan, Marcas da Maldição é um filme amedrontador e provocante. Seu grande diferencial é fazer com que o espectador participe da trama junto com os personagens, revelando segredos terríveis e elementos que vão te fazer querer desligar a televisão de tanto nervoso.

"Seis anos atrás, Li Ronan quebrou um tabu religioso. Agora, ela precisa proteger a filha das consequências de seus atos", diz a sinopse da obra.

11. A Centopeia Humana (2009)

Não há muito o que falar sobre A Centopeia Humana (as duas partes, porque, sim, houve uma sequência lançada em 2011) além de que o filme de terror é, certamente, um dos mais grotescos e assustadores de todos os tempos.

Escrito e dirigido por Tom Six, a trama da obra é a seguinte: "Duas americanas de férias na Europa perdem-se numa sombria floresta da Alemanha. Presas na casa de um cirurgião perverso e louco, elas descobrem os planos dele para transformá-las numa autêntica centopeia humana".

12. Halloween (1978)

Halloween é um dos filmes de terror mais conhecidos de todos os tempos. E, apesar de integrar uma franquia com várias obras e continuações, o primeiro longa-metragem, criado por John Carpenter, ainda é o melhor de todos para muitos fãs. Sua atmosfera, inovações, sustos e narrativa bem construída marcaram a produção na história do cinema.

"Quinze anos depois de assassinar sua irmã na noite de Halloween em 1963, Michael Myers escapa do hospício e retorna para a pequena cidade de Haddonfield para matar novamente", revela a sinopse.

13. Hereditário (2018)

Idealizado por Ari Aster (Midsommar), Hereditário é um daqueles filmes que ficará com você pelo resto de sua vida, seja por sua história familiar macabra ou por suas cenas perturbadoras. Ou pelo estralo que a personagem Charlie faz com a boca, lembra-se? Pois é, já dá até um arrepio!

"Depois que a matriarca da família morre, uma família em luto é assombrada por acontecimentos trágicos e perturbadores e começa a desvendar segredos obscuros", revela a sinopse.

14. Mártires (2008)

Por falar em filmes que ficarão com você pelo resto de sua vida, não podemos deixar de citar Mártires, obra francesa escrita e dirigida por Pascal Laugier. "A procura de uma jovem por vingança contra as pessoas que a sequestraram e a atormentaram quando criança a leva até uma amiga que também é vítima de abuso infantil numa aterradora viagem a um inferno de depravação", diz a sinopse.

Para resumir Mártires: espere o inesperado.

15. O Exorcista (1973)

Para encerrar, talvez, o filme de terror mais assustador da história do cinema. O Exorcista conta com uma história relativamente simples e acompanha uma jovem possuída pelo demônio enquanto um padre tenta ajudá-la, ao mesmo tempo em que enfrenta seus próprios demônios internos e traumas. A obra, dirigida por William Friedkin, serviu de inspiração para diversos filmes de terror que vieram com o passar do tempo e, até hoje, é capaz de causa mal estar e medo extremo.

Assita filmes como "A Bruxa de Blair",  "O Exorcista", "A Hora do Pesadelo" e muitos outros no Prime Video!

Imagem: Teste Grátis o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teste Grátis o Amazon Prime

Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e teste grátis o Amazon Prime por 30 dias!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.