Conheça o filme de terror tão assustador que foi banido por 10 anos

Imagem de: Conheça o filme de terror tão assustador que foi banido por 10 anos
Imagem: Brothers Dowdle Productions | Poughkeepsie Films

Você já ouviu falar no filme de terror que, de tão perturbador, deixou de ser exibido por 10 anos? Foi isso o que aconteceu com As Fitas de Poughkeepsie (The Poughkeepsie Tapes), longa-metragem de 2007 dirigido por John Erick Dowdle, que também roteirizou a produção ao lado de Drew Dowdle.

John, aliás, é responsável por outras importantes projeções de horror, como Assim na Terra Como no Inferno (2014) e Quarentena (2008). Ambas, aliás, filmadas no estilo found footage, bem como As Fitas de Poughkeepsie.

Originalmente, As Fitas de Poughkeepsie deveria ter sido lançado em 2008 (mesmo ano do filme Quarentena), contudo, a Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), empresa de distribuição da obra na época, resolveu, simplesmente, não exibir a produção. Embora a companhia nunca tenha se posicionado oficialmente sobre a situação, muitos fãs de terror acreditam que isso se deu por conta do teor perturbador e das cenas assustadoras do filme, que acabou vendo a luz do dia apenas em 2017, quando foi lançado em DVD por outra empresa, a Scream Factory.

No total, As Fitas de Poughkeepsie ficou uma década no limbo, sem chegar até o grande público, aparecendo aqui e ali de forma esporádica. Mas será que esse "gelo" tem a ver mesmo com a história do projeto? Vejamos!

As Fitas de Poughkeepsie: por que o filme é tão polêmico?

A trama de As Fitas de Poughkeepsie é relativamente simples: em Poughkeepsie, Nova York, uma equipe de investigadores tenta desvendar uma série de assassinatos e, finalmente, chega até uma casa abandonada, que pode pertencer ao criminoso que tanto busca. Por lá, o grupo descobre centenas de fitas VHS que mostram torturas e assassinatos brutais, cometidos pelo mesmo homem durante uma década inteira.

Realizado no formato found footage, o filme se encaixa bastante no subgênero de terror conhecido como snuff, que abrange vídeos de violência explícita com mortes e barbáries supostamente reais para chocar os espectadores. Nesse sentido, As Fitas de Poughkeepsie explora muito bem esse conceito, levando a audiência ao limite por meio de cenas incômodas e indigestas, que podem ter deixado a MGM com um pé atrás.

Para causar esses sentimentos ruins em quem está assistindo, a obra também nos avisa que o que estamos vendo em tela tem como base fatos (mesmo que isso não seja verdade). Ou seja, a narrativa dá a entender que houve um assassino em Poughkeepsie, que é uma cidade real, nos Estados Unidos. Medo de possíveis represálias quanto a isso também pode ter sido um dos motivos para a MGM pular fora do barco.

Até hoje, os motivos reais para a MGM ter "banido" o filme de seu catálogo e, por consequência, dos cinéfilos, ainda é um mistério. Contudo, só podemos imaginar que isso tenha a ver com horror extremo da obra.

Onde assistir The Poughkeepsie Tapes?

Considerando o histórico do filme, você teria coragem de assistir? Se a resposta é sim, temos uma péssima notícia: The Poughkeepsie Tapes não está disponível em serviços de streaming no Brasil. O longa-metragem também não é disponibilizado para aluguel digitalmente no país.

Nos Estados Unidos, The Poughkeepsie Tapes até pode ser assistido online em serviços gratuitos, como o Pluto TV, de acordo com a plataforma Just Watch. Ou seja, mesmo após tantas polêmicas, o filme ainda pode ser consumido online em 2023, mas não é tão simples assim assistir ao longa assustador por meio de serviços legais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.