Red Mirror: criador de Black Mirror explica falta de tecnologia em episódio

Imagem de: Red Mirror: criador de Black Mirror explica falta de tecnologia em episódio
Imagem: Netflix

Você já conseguiu assistir a 6ª temporada de Black Mirror? Se a resposta foi positiva, você deve ter notado que, pela primeira vez desde que a série da Netflix fez sua estreia, em 2011, a obra contou com episódios que fogem de sua premissa principal.

Como bem sabemos, Charlie Brooker, roteirista e criador do seriado de ficção científica, drama e suspense sempre gostou de explorar temáticas relacionadas a área de tecnologia. Contudo, nesta nova temporada, ele surpreendeu os fãs ao apostar em caminhos completamente diferentes.

No quarto episódio da 6ª temporada de Black Mirror, por exemplo, chamado "Mazey Day", vemos Brooker começar a se arriscar dentro do gênero de horror ao abordar a figura de um lobisomen. Algo que, até então, nunca havia sido feito na produção. Na sequência, no quinto e último episódio da nova parte de Black Mirror, chamado "Demon 79", adentramos ainda mais no terror com um enredo envolvendo demônios e profecias. E, tudo isso, claro, deixou os espectadores muito surpresos.

Demon 79 traz pacto com demônio e possível apocalipse para 6ª temporada de Black Mirror.Demon 79 traz pacto com demônio e possível apocalipse para 6ª temporada de Black Mirror.Fonte:  Netflix 

No começo de "Demon 79", aliás, vemos um novo título para a série: "Red Mirror", que, possivelmente, pode ser um novo selo utilizado por Brooker para identificar episódios diferentes de Black Mirror, que tenham assuntos mais ligados ao terror e não à tecnologia. O último capítulo da 6ª temporada de Black Mirror, inclusive, não possui nenhum elemento tecnológico e é puramente uma narrativa de horror (apesar dos toques de comédia).

Red Mirror: teremos mais episódios de terror em Black Mirror?

Quem explicou melhor tudo isso foi o próprio Brooker. Em conversa com o site Radio Times, o criador disse o seguinte: "Demon 79 abre com o título 'Red Mirror apresenta', marcando um episódio diferente, mesmo que ainda adjacente, de Black Mirror. Isso porque, tipicamente, Black Mirror se foca em distopias tecnológicas ou em sátiras midiáticas, enquanto essa história tem um elemento sobrenatural mais forte, fazendo referência ao gênero de horror em 1970. Esse episódio é quase que inclassificável".

Ele também revelou porque resolveu criar histórias diferentes daquelas que já havia criado em Black Mirror. "Em parte, o que eu estava fazendo era impor um desafio a mim mesmo, pensando 'quais histórias eu acho que tem menos a ver com tecnologia e mais a ver com terror e que sejam situadas no passado?'. Eu estava fazendo isso e aí eu cheguei em um episódio - Demon 79, que é situado em 1979 é quase que um complemento para Black Mirror".

Sobre continuar "saindo da caixinha" em futuros episódios de Black Mirror, o roteirista revelou que tudo dependerá de alguns fatores. "Dependerá de como as pessoas recebem, entre outras coisas".

O que você achou do episódio focado em terror de Black Mirror? Acha que a série deve seguir nesse caminho futuramente?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.