The Flash: relembre a história do Batman de Michael Keaton

Imagem de: The Flash: relembre a história do Batman de Michael Keaton
Imagem: DC/divulgação

O tão aguardado filme do Flash finalmente chegará aos cinemas em 16 de junho, adaptando a icônica saga The Flashpoint, e trazendo Ezra Miller para o papel mais uma vez, após viver o Velocista Escarlate em Liga da Justiça.

Porém, além do protagonista, The Flash ainda marcará o retorno do maior herói da DC: o Batman. Na verdade, o Batman do ator Michael Keaton será um dos personagens principais do longa, que envolve uma trama em realidades e universos paralelos. Pensando nisso, o Minha Série faz uma recapitulação dos dois filmes do Homem-Morcego estrelados por Keaton.

O Batman de 1989

Batman sempre foi um herói popular, mas desde a década de 60 com a série galhofa do Morcego protagonizada por Adam West, o personagem nunca havia ganhado um filme live-action a sua altura. O Superman já havia recebido um filme solo em 1978, com o incrível Christopher Reeve como o Homem de Aço, e a mensagem de que "o homem pode voar". Nos anos 80 tudo mudou, e no fim daquela década o mundo entraria em êxtase com o maior herói da DC.

Tim Burton foi escolhido pela Warner Bros para dirigir o projeto. Na época, o cineasta já havia se destacado por Os Fantasmas Se Divertem e viria a se tornar um expoente de Hollywood com Edward Mãos de Tesoura, Marte Ataca e Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas. E claro, o filme precisava encontrar seu Bruce Wayne. Michael Keaton foi escalado para o papel, e entre vaias e aplausos dos fãs, entrou para a história.

d  DC/divulgação 

Lançado em junho de 1989, The Batman revolucionou o gênero de super-heróis ao contar uma história mais sinistra, quase que como um romance gótico - algo que Burton sempre leva em seus longas. Como todo bom filme deve ter, era necessário um vilão imponente. O experiente Jack Nicholson deu vida ao insano Coringa, reprisando o acidente que transforma um homem em um louco ao cair em um misturador de químicos na fábrica Ace.

f  DC/divulgação 

Com alarde, o filme se tornou um clássico instantâneo, rendendo nomeações ao Oscar e elevando o patamar dos longas de herói a outro nível. Gotham City era densa, moderna e com toques de época. O design de produção acertou no figuro e maquiagem, além de usar efeitos práticos para compor as cenas, visto que os efeitos por computador eram mais limitados naquele momento.

Embora fosse mais "pé no chão", o projeto não abandonou elementos clássicos dos quadrinhos, e contava com humor e frases de efeito canastronas. O Coringa de Nicholson é pura caricatura, e passa longe do vilão existencialista de Heath Ledger. Algumas cenas abraçam a galhofa por completo, inclusive com falas do tipo "Nossa Sr. Coringa, você é tão poderoso. Tão roxo."

Inesquecível, The Batman tem problemas de sua época, e hoje é mais uma diversão do que qualquer outra coisa. O andar plástico de Michael Keaton, que sequer conseguia mexer a cabeça por conta do traje de borracha, e seu modo galã como Bruce Wayne ainda são imbatíveis.

Batman: O Retorno

Com o sucesso do primeiro filme, Tim Burton retornou para comandar uma sequência em 1992. Keaton também voltou para estrelar seu segundo longa como o Cavaleiro das Trevas. Porém, a ideia desse projeto mudou de tom, e resolveu abraçar algo mais animalesco.

Batman: O Retorno trazia Danny DeVito como o vilão Oswald Cobblepot, o Pinguim, e colocava Michelle Pfeiffer como a Mulher-Gato, Selina Kyle, após contracenar com Al Pacino no clássico Scarface alguns anos antes. Até Christopher Walken entrou no elenco para viver Max Schreck, um industrialista perverso.

r  DC/divulgação 

A sequência deixou de lado a parte cômica e seguiu em uma direção mais sombria, com mais violência e um Pinguim amedrontador. Se antes o Coringa era risada pura, Cobblepot tem origens sinistras e uma aparência bizarra. O próprio arco psicótico de Selina Kyle prova que o filme era diferente.

Keaton, no entanto, manteve sua boa postura como o Homem-Morcego, e conseguiu entregar mais ótimas cenas de ação, que inclusive, parecem ter recebido um carinho especial e um orçamento melhorado.

f  DC/divulgação 

Porém, mesmo sendo mais pesado, o filme não deixou a galhofa de lado por completo. Ver o vilão se transportando por um pato gigante, e as próprias falas cheias de tensão sexual sobre felinos da Mulher-Gato te fazem dar boas risadas hoje, embora as reações devam ter sido diferentes nos anos 90.

Batman: O Retorno é mais popular e parece até melhor que o original. Infelizmente, a Warner não gostou de como o filme seguiu, e resolveu mudar tudo para o próximo longa do Morcego, que viria ser estrelado por Val Kilmer em 1995.

Onde assistir aos filmes do Batman?

Batman e Batman: O Retorno estão disponíveis na biblioteca do HBO Max. Além disso, também é possível assistir aos filmes Batman Eternamente; Batman & Robin; Batman: Begins; O Cavaleiro das Trevas; O Cavaleiro das Trevas Ressurge; e The Batman (2022) no streaming.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.