Quem é Besouro Azul? Conheça o herói do filme com Bruna Marquezine

Imagem de: Quem é Besouro Azul? Conheça o herói do filme com Bruna Marquezine
Imagem: DC Comics/divulgação

Após o grande sucesso do trailer do Besouro Azul, estrelado por Xolo Maridueña e Bruna Marquezine, muitos fãs querem saber mais sobre as origens desse personagem da DC, que só passou há ser mais conhecido até mesmo nos quadrinhos na última década.

Pensando nisso, o Minha Série separou um guia de origem do Besouro Azul, passando desde o primeiro personagem a assumir o manto do herói, até chegar em Jaime Reyes, protagonista do filme.

A origem do Besouro Azul

Criado em 1939, o Besouro Azul é um herói bem antigo, e integrou o que conhecemos hoje como a famosa Era de Ouro dos quadrinhos. O personagem foi criado por Charles Nicholas Wojtkoski, e apareceu pela primeira vez na HQ Mystery Men Comics #1, da antiga publicadora Fox Comics.

Essa primeira versão do herói não tinha nenhum super-poder ou habilidade especial, e surge com Dan Garret, filho de um policial assassinado por um criminoso. Garret quer justiça e também se torna um policial, mas durante a noite assume o manto do Besouro Azul para combater o crime.

s  Fox Comics/divulgação 

Entre idas e vindas, o personagem de Dan Garret passou por reformulações ao longo das décadas, principalmente após a Fox Comics decretar falência. Nesse meio tempo, Garret até ganhou poderes após se unir ingerir um soro de super-soldado, mas a história não permaneceu relevante.

Em 1964, a Charlton Comics conseguiu os direitos do personagem e o trouxe novamente para os quadrinhos. No entanto, Garret havia se tornado um arqueólogo, que encontrou um escaravelho no Egito durante uma expedição e adquiriu poderes sobre-humanos.

Ted Kord

Dois anos depois, o Besouro Azul passaria pela sua primeira mudança de personagem. Ted Kord era apresentado ao público na edição 83 de Capitão Átomo, escrita pelo lendário Steve Ditko. Na trama, Kord era um brilhante inventor e aluno de Garret, que acabou sendo morto em uma batalha, e conseguiu se conectar com o escaravelho com auxílio da tecnologia.

A história caiu no limbo mais uma vez, e não se manteve estável. A Charlton Comics passou por dificuldades financeiras e faliu, mas os direitos do Besouro Azul passaram para uma popular editora: a DC Comics.

Entre 1985 e 1986, o Besouro Azul finalmente ganhou uma importância maior dentro das HQs. O personagem foi introduzido na Liga da Justiça durante o famoso arco da Crise nas Infinitas Terras, e conseguiu uma ótima parceria com o Gladiador Dourado.

f  DC Comics/divulgação 

Por muitos anos o personagem finalmente conseguiu uma boa relevância na cena dos quadrinhos, inclusive, com uma edição solo. Isso durou até 2005, quando na HQ Contagem Regressiva para a Crise Infinita, Kord foi morto por Maxwell Lord, e o escaravelho se perdeu no Egito.

Nesse momento, as coisas ficam complexas de entender. Ted Kord é "salvo" pelo Gladiador Dourado e outros heróis durante uma viagem no tempo que impede o seu assassinato.

Jaime Reyes e o Besouro do DCU

De alguma forma, o jovem Jaime Reyes encontrou o escaravelho perdido e conseguiu se conectar com o artefato. Como Kord continuou vivo após ser resgatado, Reyes se torna um jovem pupilo do inventor.

f  DC Comics/divulgação 

Jaime Reyes é apenas um adolescente quando encontra o escaravelho na cidade de El Paso. O objeto se funde a sua espinha, e lhe dá super-poderes, aos quais o protagonista utiliza para defender sua família e a Terra de inúmeras ameaças.

Essa versão do herói já esteve em diversos grupo da DC, como os Jovens Titãs e a Liga da Justiça Jovem. Reyes, ao contrário de outros heróis que tentam manter uma identidade secreta, não tem essa intenção, justamente pelo fato de sua família já saber sobre seu alter-ego.

Em arcos futuros, Reyes descobre mais sobre o escaravelho. O artefato é um objeto alienígena da raça Reach, conhecidos como grandes conquistadores do espaço, e que já enfrentaram a Tropa dos Lanternas Verdes no passado. Em dado momento, o escaravelho ganha "consciência própria" e passa a ser chamado de Khaji Da.

Poderes e habilidades

Ao se fundir a Reyes, o escaravelho passa a atuar como uma espécie de exoesqueleto, concedendo ao jovem super-força, velocidade sobre-humana e capacidades de voo. A armadura consegue se moldar ao seu corpo, dando a capacidade do herói de criar armas como canhões ou espadas gigantescas para enfrentar seus inimigos.

d  Warner Bros/divulgação 

Sobre o filme "Besouro Azul"

O filme será estrelado por Xolo Maridueña, que já tem uma boa bagagem com cenas de lutas bem coreografadas graças ao seu papel em Cobra Kai, da Netflix. O segundo destaque fica por conta de Bruna Marquezine, que vive o interesse amoroso do herói. A atriz brasileira se juntará ao seleto grupo de atores brazucas a participar de um filme de herói.

Já a direção é de Angel Manuel Soto. Soto não tem tanta experiência em longas, mas foi responsável por alguns curtas. Gareth Dunnet-Alcocer assina o roteiro. Besouro Azul chega aos cinemas em 18 de agosto.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.