Yellowstone: conheça todas as séries derivadas da produção

Imagem de: Yellowstone: conheça todas as séries derivadas da produção
Imagem: Paramount Plus

É inegável que Yellowstone seja um grande sucesso de público e crítica. A série criada por Taylor Sheridan e John Linson possui elementos melodramáticos bastante identificáveis, além de uma trama robusta e instigante, que faz com que os espectadores se envolvam cada vez mais com os personagens.

Junto de tudo isso, ainda há o astro Kevin Costner no papel principal, que após cinco temporadas pode deixar a produção. Se você ainda não está ligado nos rumores, saiba que ao que tudo indica o desfecho da 2ª parte do quinto ano pode não contar com seu protagonista.

Por enquanto, não há nada confirmado de maneira oficial, mas essa questão também indica que Yellowstone potencialmente estaria chegando ao fim. Contudo, os fãs ainda terão muito material para acompanharem envoltos nesse universo. Logo abaixo, confira todas as produções que fazem parte da franquia. Aproveite!

Yellowstone

(Paramount Plus/Reprodução)(Paramount Plus/Reprodução)Fonte:  Paramount Plus 

Lançada em 2018, a 1ª temporada tratou de apresentar os personagens centrais, incluindo John Dutton (Costner) e sua família, que vive no Yellowstone Dutton Ranch, localizado no estado de Montana. Envolvidos com a criação de gado, aos poucos, os membros da família foram mostrando suas verdadeiras intenções e ainda suas inimizades.

Nesse contexto, Jamie (Wes Bentley), Beth (Kelly Reilly) e Kayce (Luke Grimes) surgiram como os filhos de John, que recebiam ameaças constantes de inúmeros criminosos, empresas grandiosas e até mesmo famílias rivais.

Assim, ao longo de suas cinco temporadas lançadas até o momento, a série mostrou a luta de todos eles por manter os negócios ativos, lidando com várias adversidades e manipulações, principalmente para deixar vivo o legado de seus antepassados.

1883

(Paramount Plus/Reprodução)(Paramount Plus/Reprodução)Fonte:  Paramount Plus 

Por falar em antepassados, a primeira minissérie derivada de Yellowstone estreou em 2021 no Paramount Plus, contando a saga de membros antigos da família. Conforme o título sugere, a trama é ambientada nas últimas décadas do século 19. Nessa prequela, o público acompanha a jornada dos Dutton antes mesmo de fundarem o seu rancho em Montana.

Para viver os protagonistas James e Margaret Dutton foram escalados Tim McGraw e Faith Hill, respectivamente. O elenco ainda contou com as participações de Sam Elliott como Shea Brennan, Isabel May como Elsa Dutton e ainda LaMonica Garrett como Thomas.

Ao todo, dez episódios foram produzidos. Todos eles ajudam aos fãs a entender mais sobre a dinâmica familiar dos Dutton, abordando questões propícias para a época, mas que influenciaram de alguma maneira a conjuntura em que se encontram no presente.

Em linhas gerais, trata-se de uma produção curiosa, com uma reconstituição temporal bem realizada, abordando a migração da família do Texas rumo a Montana na tentativa de reivindicar terras para si.

1923 

(Paramount Plus/Reprodução)(Paramount Plus/Reprodução)Fonte:  Paramount Plus 

Em 2022, com Harrison Ford e Helen Mirren nos papéis de Jacob Dutton e Cara Dutton, surgiu um novo spin-off. Dessa vez, na década de 1920, a família Dutton precisa enfrentar novos desafios. A partir dessa questão, o contexto histórico da época, com algo que ficou conhecido como Grande Depressão, ganha muito destaque na narrativa.

Junto dessa fase bastante obscura da história econômica dos Estados Unidos, a criação da Lei Seca e as consequências da Primeira Guerra Mundial também surgem em determinados pontos da trama. Mais uma vez, o time de produção caprichou no trabalho de reconstituição da época, entregando mais uma minissérie robusta e interessante.

Vale lembrar que, inicialmente, o projeto se chamaria 1932, abordando ainda mais os impactos da quebra da bolsa de Nova York, entre outros eventos da década em questão. Porém, Sheridan e sua equipe decidiram antecipar alguns anos para também tratar dos terrores causados pela guerra.

6666

(Paramount Plus/Reprodução)(Paramount Plus/Reprodução)Fonte:  Paramount Plus 

Você pode até estar se perguntando nesse ponto: a família Dutton não começou sua saga nos anos 1880? Sim, acontece que o título da próxima série spin-off de Yellowstone, prevista para 2024, tem a ver com o nome de um outro rancho e não com um ano.

Segundo os produtores, durante o anúncio oficial de 2021, a pronúncia do nome é "quatro seis" e abordará um cenário “no qual o estado de direito e as leis da natureza se fundem em um lugar onde a coisa mais perigosa que se faz é a próxima".

Por enquanto, há poucos detalhes divulgados sobre essa nova série, porém, os fãs já vêm especulando que ela possa ter o personagem Jimmy Hurdstrom (vivido por Jefferson White) como seu protagonista, tendo em vista que, no final da 4ª temporada, ele partiu rumo a esse novo rancho.

Mais spin-offs a caminho

Conforme visto ao longo deste texto, o universo criativo de Yellowstone tem grande potencial expansivo. Além de todas essas produções, há muito mais a caminho. De acordo com Chris McCarthy, chefe da Paramount Media Networks, por exemplo, há mais um projeto em desenvolvimento, que contará, inclusive, com o vencedor do Oscar Matthew McConaughey no elenco.

E dentro desse contexto, em uma entrevista ao Deadline, Taylor Sheridan argumentou que estaria considerando escrever mais duas minisséries cobrindo mais períodos históricos da família Dutton. Sobre o encerramento hipotético da série principal e a saída de Kevin Costner, um porta-voz da Paramount Network declarou à imprensa:

"Não temos novidades para relatar. Kevin Costner é uma grande parte de Yellowstone e esperamos que continue assim por muito tempo. Graças à mente brilhante de Taylor Sheridan, estamos sempre trabalhando na expansão de franquia desse mundo incrível que ele construiu”.

Se você ficou interessado em Yellowstone, aproveite para conferir todas essas séries no Paramount Plus!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.