The Marvelous Mrs. Maisel continua encantando na 5ª temporada? (crítica)

Imagem de: The Marvelous Mrs. Maisel continua encantando na 5ª temporada? (crítica)
Imagem: Reprodução / Prime Video

Uma das comédias de sucesso do Prime Video chega na sua quinta e última temporada. A Maravilhosa Sra. Maisel estreia no dia 14 de abril na plataforma de streaming e o Minha Série teve acesso exclusivo aos oito primeiros episódios. Confira nossas primeiras impressões da produção que deixará saudades.

Desta vez, a comediante Miriam "Midge" Maisel (Rachel Brosnahan) não vai perder tempo nem oportunidades para crescer na carreira no stand-up, que está um com a reputação manchada após tantas polêmicas e trabalhos fracassados. Além de acompanharmos as histórias das famílias Maisel e Weissman.

Será que Amy Sherman-Palladino é amaldiçoada nas últimas temporadas das suas produções? Em Gilmore Girls, ela teve um triste desentendimento com a Warner Bros  e abandonou a série na sexta temporada, deixando para os demais roteiristas a responsabilidade de finalizar as últimas três temporadas. E quando ela teve a oportunidade de finalizar a história com o especial produzido pela Netflix, Gilmore Girls: Um Ano para Recordar, Amy trouxe uma trama que não agradou muito alguns fãs.

Maravilhosa Sra. Maisel (2017 - 2023)Maravilhosa Sra. Maisel (2017 - 2023)Fonte:  GettyImages 

Agora com The Marvelous Mrs. Maisel, a diretora e roteirista acertou em cheio até a quarta temporada, mas a quinta pode gerar um pouco de confusão. Com um recurso narrativo diferente, a última temporada renova na forma de apresentar as novas histórias vividas pelos personagens. De uma forma criativa o roteiro nos fará pensar “Meu Deus! O que está acontecendo aqui” e nos questionar se realmente gostamos da protagonista que já conhecemos.

Novos e velhos cenários se conectando

Infelizmente, alguns cenários não aparecem mais com tanta frequência ao longo dos episódios, como por exemplo o clube de strip onde Midge quase se escondeu por toda a temporada anterior. Porém, isso não deixa um vazio tão grande já que é substituído por inúmeros outros cenários e situações. Alguns lugares são inesperados como as oportunidades que Midge e os outros personagens alcançam, outros já conhecemos de longa data, mas temos a oportunidade de ver de uma forma diferente.

Diferente da temporada anterior que teve um ritmo um pouco mais lento e ficou parada em alguns ambientes, mas que nos trouxe muitos debates e reflexões importantes. Dessa vez, tivemos um pouco mais de agitação e não foi por conta dos diálogos que continuam bem rápidos e volumosos, a todo tempo somos bombardeados com muitas informações em cada cena. No começo, pode não fazer sentido algumas cenas e diálogos, porém ao longo dos episódios tudo vai fazer sentido.

Maravilhosa Sra. Maisel (2017 - 2023)Maravilhosa Sra. Maisel (2017 - 2023)Fonte:  GettyImages 

Ninguém solta a mão de ninguém

Os relacionamentos ficam mais complexos a cada nova situação apresentada e podemos ver o amadurecimento de cada personagem. Principalmente, o pai da Sra. Maisel, Abe (Tony Shalhoub), que sai de uma máquina de trabalho, para um homem que realmente compreende a força dos seus filhos e passa a amá-los mais quando entende o quanto eles tiveram que crescer sem o apoio dele (por favor, preste muita atenção no monólogo do personagem no oitavo episódio).

A confusão citada no tópico antecedente também se estende nos relacionamentos interpessoais ao longo de The Marvelous Mrs. Maisel, pois o novo recurso narrativo utilizado trás novos acontecimentos de nos deixar angustiados e, até mesmo, irritados…

A estagnação leva ao progresso?

Anteriormente, acompanhamos a protagonista se negando a participar de shows de abertura, onde recebe o público que está à espera de um grande stand-up de outro artista com mais sucesso. Isso gerou inúmeros “nãos” para a comediante e atrapalhou o trabalho de sua agente Susie (Alex Borstein).

Em compensação, algumas janelas de oportunidades foram abertas para Midge e ela aproveita cada uma mediante suas condições. Isso também vale para Susie e seus outros assessorados, que ela impulsiona de todas as formas. Além de Joe (Michael Zegen) que mesmo passando por várias decepções consegue correr atrás do que acredita, mesmo que isso traga consequências drásticas.

Maravilhosa Sra. Maisel (2017 - 2023)Maravilhosa Sra. Maisel (2017 - 2023)Fonte:  GettyImages 

The Marvelous Mrs. Maisel ainda é uma comédia?

Que a série é recheada de piadas e diálogos irônicos, ninguém pode negar. Mas já faz um tempo que o drama pesa bem mais do que a comédia em si, os temas abordados são sempre muito bem encaixados dentro do roteiro sem ficar desgastante. Como as formas de lidar com uma grávidez indesejada, os desafios de ser aceita em um ambiente de trabalho hostil e machista, os dilemas da criação de filhos e netos, as diversas motivações para um divórcio e como os papéis de gênero pré definidos pela sociedade impactam na formação de uma família.

Entretanto, nesta temporada a comédia ficou como uma bengala utilizada em momentos muito específicos, para aliviar as dores pontuais das cenas de drama que podem nos tirar do chão de tão emocionantes.

Sentiremos saudades

Com suas piadas inteligentes, sarcásticas e muito rápidas, The Marvelous Mrs. Maisel conquistou vários fãs e espectadores do Prime Video. Com os figurinos de Donna Zakowska todo o visual dessa nova temporada foi único baseado na personalidade dos personagens e em cada época apresentada.

A produção nos leva a difíceis e emocionantes reflexões que nos tira risadas, lágrimas e críticas sociais que nos faz repensar se estamos tão distantes de 1950 quanto parecemos estar. Pois muitas vivências da Midge nas telas refletem os acontecimentos das vidas de várias mulheres hoje em dia com o preconceito e a jornada dupla de trabalho dentro e fora de casa.

A série é uma ótima dica para quem gosta de se divertir com conteúdos inteligentes e atuais mesmo não se passando nos dias de hoje. Assista os três primeiros episódios no dia 14 de abril e os demais episódios semanais no Prime Video.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.