A Baleia: conheça o elenco do filme com Brendan Fraser

Imagem de: A Baleia: conheça o elenco do filme com Brendan Fraser

A 95ª cerimônia de entrega do Oscar está chegando. No próximo domingo (12), o público engajado em produções cinematográficas irá descobrir finalmente quem são os vencedores desta edição. Nesse sentido, em três categorias distintas, o longa-metragem A Baleia (The Whale, no original), dirigido pelo cineasta Darren Aronofsky, concorre à premiação.

Contando a história de um professor universitário que leciona de forma virtual sempre com a câmera desligada, o filme apresenta a condição de Charlie (interpretado por Brendan Fraser), que tem vergonha de seu peso. Afinal, ele lida diariamente com o fato de possuir mais de 300 kg, junto de uma grandiosa culpa carregada por ter abandonado sua filha aos oito anos de idade para viver um romance com outro homem.

Baseado na peça de mesmo nome do dramaturgo Samuel D. Hunter, que também assina o roteiro da produção, o título faz uma alusão direta ao romance Moby Dick, de Herman Melville, cujo enredo traz, por meio do ponto de vista de Ishmael, uma caçada alucinante à baleia que teria arrancado a perna do Capitão Ahab.

Se você ficou curioso com o filme de Aronofsky, responsável por Réquiem para um Sonho (2000), O Lutador (2008), Cisne Negro (2010), Mãe! (2017), entre outros projetos, conheça mais sobre seu elenco na lista abaixo!

Brendan Fraser

(A24/Reprodução)(A24/Reprodução)Fonte: A24

O papel principal de A Baleia é desempenhado por Brendan Fraser, que por muitos anos esteve afastado de grandes papéis devido a inúmeros problemas ocorridos nos bastidores. Apesar disso, em seus créditos há diversas produções importantes. No campo das séries, é possível citar participações em Texas Rising, The Affair, Nightcap, Trust, Condor e Titans.

Ele também integrou o time de dublagem de certas animações, como Os Padrinhos Mágicos, e protagonizou a franquia A Múmia, entre 1999 e 2001. Sua carreira também ficou marcada pelo polêmico filme Crash: No Limite, de 2004.

Vale destacar que por sua performance como Charlie, Fraser é um dos favoritos a vencer o Oscar de Melhor Ator, sobretudo por conta de algumas “premiações termômetro” terem lhe reconhecido, como é o caso do SAG Awards e também do Critics’ Choice.

Hong Chau

(A24/Reprodução)(A24/Reprodução)Fonte: A24

Concorrendo na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, Hong Chau interpreta Liz, uma das únicas amigas de Charlie, que também trabalha como enfermeira. Aos poucos, o público descobre mais sobre seu papel na vida do professor, incluindo questões relacionadas à família.

A Baleia: entenda as polêmicas ligadas ao filme indicado ao Oscar

Apesar de não ser uma das favoritas a vencer o Oscar, Chau possui uma atuação bastante potente, de acordo com boa parte dos críticos especializados. Em sua carreira, ela já desempenhou papéis interessantes, como Elsa, em O Menu (2022), e Lady Trieu, em Watchmen (2019).

Sadie Sink

(A24/Reprodução)(A24/Reprodução)Fonte:  Insira a fonte 

Um dos grandes conflitos da narrativa de A Baleia gira em torno de Ellie, a filha que Charlie abandonou. Tentando se reconectar com a adolescente, Charlie faz promessas e a admira de diferentes maneiras. O desprezo de Ellie é nítido em todos os momentos em que os dois estão juntos, além da personagem não esconder seu rancor por seu pai ter escolhido amar outro homem.

Para interpretá-la, Sadie Sink foi escalada. A jovem atriz, mais conhecida por viver Max em Stranger Things, da Netflix, encaixou-se perfeitamente no papel, apesar de parecer exagerada no tom em alguns momentos. Em seus créditos também é válido citar o curta-metragem em formato de videoclipe All Too Well (2022) e a franquia Rua do Medo (2021), também da Netflix.

Ty Simpkins

(A24/Reprodução)(A24/Reprodução)Fonte: A24

Assim como seu material de origem, o filme também utiliza recursos narrativos presentes em peças de teatro para seguir com sua trama. A partir disso, personagens entram e saem do apartamento de Charlie após interagir com ele. É o caso de Thomas, vivido por Ty Simpkins, que se apresenta como um missionário de uma certa vertente cristã dos Estados Unidos.

Com Thomas, muitas interações entre ele e Charlie surgem, bem como Ellie e até mesmo Liz. Além de A Baleia, Simpkins também é conhecido por integrar o MCU no papel do prodígio Harley Keener, apresentado inicialmente em Homem de Ferro 3.

Samantha Morton

(A24/Reprodução)(A24/Reprodução)Fonte:  Insira a fonte 

O papel de Samantha Morton no filme de Darren Aronofsky é pequeno, porém de grande impacto. Em poucas cenas, a atriz dá vida a Mary, a ex-companheira de Charlie, que é pintada por Ellie como uma grande megera.

Contudo, posteriormente, ela revela não ter grandes ressentimentos por ter sido trocada, apesar de ainda sofrer com muitas questões internas ligadas a esse trauma. Morton foi vista recentemente em Ela Disse (2022), além de ter os filmes Minority Report (2002), O Mensageiro (2009) e a série The Walking Dead em seu currículo.

Sathya Sridharan

(A24/Reprodução)(A24/Reprodução)Fonte: A24

Por fim, há um personagem ainda menor que Mary no filme. Dan é o entregador da pizzaria que Charlie sempre faz pedidos. Os dois conversam ocasionalmente por meio da porta da sala, que o personagem de Fraser nunca abre até ter certeza de que Dan foi embora. Seu intérprete é Sathya Sridharan, que já entregou o elenco das séries Caleidoscópio, Little America e Amizade Dolorida.

Onde assistir A Baleia?

Até o momento, A Baleia ainda não está disponível em nenhuma plataforma de streaming do Brasil. Porém, o filme já está disponível online no exterior e pode ser visto em cinemas no Braisl.

Além disso, com o sucesso do longa-metragem, é bastante provável que o filme tenha sua estreia garantida em alguma plataforma logo após o Oscar 2023.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.