Breaking Bad: vale a pena assistir a série em 2023 ou ela envelheceu mal?

Imagem de: Breaking Bad: vale a pena assistir a série em 2023 ou ela envelheceu mal?
Imagem: AMC

Não é fácil conquistar o título de uma das melhores séries de todos os tempos. Porém, uma das poucas obras que conseguiu o feito foi Breaking BadCriado por Vince Gilligan, o seriado fez sua estreia em 2008 e ficou no ar até 2013, contando com cinco temporadas. Originalmente, a produção era transmitida pelo canal norte-americano AMC e, atualmente, pode ser maratonada na Netflix.

Breaking Bad foi muito elogiada ao longo do tempo por seu elenco, que conta com nomes como Bryan Cranston, Aaron Paul, Anna Gunn, Betsy Brandt, RJ Mitte, Dean Norris, Bob Odenkirk, Jonathan Banks e Giancarlo Esposito. Aliás, muitos deles voltaram a aparecer nos spin-offs de Breaking Bad, que também foram grandes sucessos. São eles: El Camino (2019) e Better Call Saul (2015 - 2022).

Para refrescar sua memória, em Breaking Bad, acompanhamos a trajetória problemática do professor de química Walter White (Cranston), que descobre que está com câncer de pulmão. Ao receber a terrível notícia e perceber que não tem nada para deixar para sua família, Walter resolve chutar o balde e começar a produzir metanfetamina ao lado de um de seus ex-alunos, Jesse Pinkman (Paul). Isso, contudo, coloca os dois em um caminho repleto de violência, surpresas e tragédias.

Agora, vale a pena refletir: mesmo com todo o apreço e o carinho popular que Breaking Bad recebeu, ainda vale a pena assistir a série em 2023? Ou será que ela envelheceu mal e a história não se segura mais tão bem assim? Reuni alguns argumentos para responder essas questões!

Assistir ou não assistir Breaking Bad em 2023? Eis a questão!Assistir ou não assistir Breaking Bad em 2023? Eis a questão!Fonte:  AMC 

Breaking Bad: vale a pena assistir em 2023?

Como alguns de vocês devem saber, eu sou fã de Breaking Bad e já escrevi duas colunas sobre a série aqui no TecMundo. Portanto, seria muito confortável para mim chegar aqui e afirmar: "pessoal, assistam a série novamente, pois ela é perfeita, blá, blá, blá". Todavia, eu realmente procurei buscar por pontos contrários para compor esta análise a fim de não opinar de maneira enviesada. E, quem sabe, talvez, realmente não fizesse sentido, por mais que eu ame a obra, revisitá-la agora.

Contudo (para a surpresa de zero pessoas), cheguei a conclusão de que, sim, assistir Breaking Bad em 2023 pode ser uma boa ideia. Porém, lhe convido a fazer isso de uma maneira diferente. O que quero dizer com isso é: se você for se aventurar pela história de Walter e Jesse novamente neste ano, faça-o acompanhado de seus spin-offs, caso você ainda não tenha os assistido.

"Mas, Jean, imagine o tempo que eu precisarei para terminar tudo isso...". Eu sei, eu sei. Assistir três obras assim não é uma tarefa rápida. Mas argumento que, de fato, não deveria ser. O universo de Breaking Bad (bem como tantos outros) é algo para se digerir, para se apreciar. São tantos pontos positivos nas três produções de Gilligan que seria um pecado consumi-las de olho apenas na linha de chegada, sem aproveitar a jornada. E vou explicar o porquê.

Breaking Bad ganhou mais detalhes narrativos com seus dois spin-offs: El Camino e Better Call Saul.Breaking Bad ganhou mais detalhes narrativos com seus dois spin-offs: El Camino e Better Call Saul.Fonte:  AMC 

Caso você ainda não tenha visto, El Camino e Better Call Saul estão recheados de easter eggs e referências à série original, por mais que sigam seus próprios caminhos. Em ambos os projetos, descobrimos coisas que ainda não sabíamos em Breaking Bad. Vemos cenas que se interligam e oferecem explicações ainda mais detalhadas sobre os arcos dos personagens e sobre alguns pormenores narrativos. Saboreamos detalhes que tornam o seriado original ainda mais gostoso e incrível.

E é exatamente isso, esse cuidado narrativo, essa atenção para os detalhes, para os arcos, para as tramas principais e para as subtramas, o que deixa o universo de Breaking Bad tão robusto e icônico. Por isso, caso decida assistir Breaking Bad em 2023, experimente incrementar a experiência com El Camino e Better Call Saul, sem pressa, de olho nas minúcias, nas referências que as obras fazem entre si, na forma como tudo se encaixa feito um quebra-cabeça.

Dessa forma, pode ser que reassistir a obra de Gilliagan em pleno 2023 seja uma experiência completamente nova, mas tão prazerosa quanto assisti-la pela primeira vez.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.