Breaking Bad: Ozymandias é o melhor episódio da série? (Análise e crítica)

Imagem de: Breaking Bad: Ozymandias é o melhor episódio da série? (Análise e crítica)
Imagem: AMC

Caso ainda não tenha ficado claro para você que me acompanha aqui no TecMundo, aqui vai: sim, Breaking Bad é uma das minhas séries favoritas da vida.

Por enquanto, todavia, eu só tenho um projeto sobre a obra, que é uma análise narrativa e crítica do infame e polêmico episódio da mosca. Sim, aquele mesmo que divide fãs da série até hoje.

Então, eu pensei: Breaking Bad tem vários episódios geniais que renderiam textos e vídeos. Mas qual deles está no topo da tabela, afinal? Pois é, chegou a hora de falarmos sobre o capítulo que é considerado um dos melhores, se não o melhor, da narrativa de Breaking Bad: Ozymandias.

“Ah, Jean, mas por que Ozymandias é o melhor episódio de Breaking Bad? Por que ele é tão bom assim? O que ele tem de diferente?”

Calma, calma. Neste texto, preparei uma análise narrativa e crítica completa desse capítulo incrível, que é uma obra-prima da televisão, e vou te explicar tudo sobre ele agora. Vamos nessa?

Walter desmorona completamente em Ozymandias, episódio que é considerado um dos melhores de Breaking Bad.Walter desmorona completamente em Ozymandias, episódio que é considerado um dos melhores de Breaking Bad.Fonte:  AMC 

ATENÇÃO: ALERTA DE SPOILERS! SE VOCÊ AINDA NÃO ASSISTIU BREAKING BAD, NÃO CONTINUE LENDO ESTE TEXTO!

Ozymandias: análise e crítica do episódio de Breaking Bad

Muito bem, Ozymandias é o décimo quarto episódio da 5ª e última temporada de Breaking Bad. Ele foi ao ar no dia 15 de setembro de 2013, no canal AMC, o lar da obra na TV — atualmente, também é possível assistir tudo, inclusive os spin-offs, na Netflix.

Ah, e só para você ter noção: Ozymandias é o episódio mais bem avaliado da história de Breaking Bad, com uma nota 10 redondinha no site IMDb. Nem mesmo o series finale da série criada por Vince Gilligan conseguiu essa marca. Felina, que é o episódio que encerra a narrativa do seriado, por exemplo, tem uma nota de 9,9.

Ou seja… o povo se pronunciou!

E há justificativas bem fortes para Ozymandias ter assumido esse posto de melhor episódio de Breaking Bad. Especialmente se pararmos para avaliar a narrativa da série como um todo.

Eu assisti esse episódio novamente para fazer esta análise e, olha, é impressionante como esse capítulo é poderoso, emocionante e, ao mesmo tempo, amarra boa parte das pontas soltas que a trama ainda tinha de uma forma magistral (e brutal). E é tudo assim, de uma vez só, direto na sua cara, feito um soco ou uma voadora no pé da orelha.

Ozymandias: mergulhando no melhor episódio de Breaking Bad

Só uma curiosidade rápida antes de eu entrar de vez na análise: Ozymandias foi dirigido por Rian Johnson, que é o mesmo cara que conduziu o episódio da mosca. Ou seja: o sujeito que comandou um dos episódios mais odiados da série também foi o que deu vida ao capítulo mais amado da produção. Se isso não é poético de alguma forma, eu não sei o que é.

O episódio, portanto, tem início com um flashback, uma cena do passado na qual vemos Walter e Jesse em uma de suas primeiras "cozinhadas" no deserto. E a narrativa começa dessa maneira, em minha visão, por dois motivos.

Primeiro, para estabelecer uma certa leveza e um pequeno respiro antes que as coisas se tornem em um verdadeiro inferno na terra. É como se fosse aquela pegada de fôlego antes de algo importante, sabe? Basicamente, é como se estivéssemos afivelando o cinto antes de partir para uma viagem longa e intensa.

Segundo, acredito que Gilligan tinha a intenção de nos fazer lembrar de como as coisas tinham, de fato, muito mais leveza no começo. Por isso, a cena tem até uma certa “inocência”, com Jesse e Walter se provocando aqui e ali, como de costume, e com Walter falando com Skyler pelo telefone, que, naquela altura do campeonato, não desconfiava de absolutamente nada.

Por mais que as coisas já estivessem erradas nesse ponto da história, esse recorte da narrativa ainda representava uma certa paz para todos os envolvidos. Mas é claro que isso não iria durar para sempre.

Aos poucos, portanto, esses elementos de cena do passado vão sumindo e dando espaço ao que está acontecendo no presente, que de pacífico e inocente não tem nada. De repente, somos bombardeados por sons de tiros e já damos de cara com Jack e sua gangue metendo bala na direção de Hank e Gomez, enquanto Walter e Jesse estão por ali também.

As consequências que Ozymandias traz para os personagens de Breaking Bad são irreversíveis e brutais.As consequências que Ozymandias traz para os personagens de Breaking Bad são irreversíveis e brutais.Fonte:  AMC 

Perceba, portanto, como essa transição é genial e faz um contraponto bem interessante e pertinente, mostrando o que já aconteceu e o que está acontecendo. O que era e como é agora. Como aquele passado aparentemente mais “inocente” resultou em um presente desastroso.

E é com essa ideia muito bem desenvolvida em apenas alguns minutos de tela que Ozymandias mostra a que veio, nos puxando para dentro de sua trama quase que instantaneamente.

Depois disso, nós voltamos para o ponto em que a história tinha parado no episódio anterior, com Hank e Gomez cercados pelo grupo de Jack, justo quando Walter estava prestes a se render, depois de Jesse ter traído seu "mentor".

A queda de Walter White

E, como você bem sabe, é nesse episódio que todo o castelo de cartas que Walter construiu ao longo da série desaba. Tudo, absolutamente tudo, vai para o ralo e as consequências das ações do protagonista têm os piores desfechos possíveis.

É em Ozymandias que: Gomez morre; Walter perde seu dinheiro; Jesse é feito de refém; a verdade sobre Jane vem à tona; Hank morre; Walter sequestra a própria filha, desiste e depois foge.

Resumindo, é o ponto exato da narrativa em que Walter, finalmente, tem seu espírito quebrado e esmagado, já que, a partir desse ponto, as coisas se tornam irreversíveis. Nesse sentido, é incrível como Gilligan conseguiu unir todos esses elementos importantíssimos de Breaking Bad em um único episódio sem minimizar a importância singular de cada um deles.

Tudo é estruturado e colocado da forma certa, na hora certa, para que tenha seu devido impacto no storytelling. E, isso, meus amigos e amigas, não é fácil de se fazer!

Os primeiros 20 minutos de Ozymandias mostram toda a habilidade narrativa da dupla Gilligan e Johnson ao empacotar as mortes de Gomez e Hank, o roubo do dinheiro de Walter, o sequestro de Jesse e, claro, a cerejinha maligna do bolo: a verdade sobre a morte de Jane.

Portanto, quase todos os caminhos que Breaking Bad seguia narrativamente até então se encontram ali, naquele espaço, naqueles 20 minutos, nos quais as histórias de todos os personagens mudam, direta ou indiretamente.

E essa sequência se encerra de forma genial, com Walter parado sozinho naquele mesmo cenário da cena inicial do episódio, reforçando a ideia, novamente, de que decisões tomadas no passado levaram os personagens às consequências do presente.

Para completar, Walter entra em seu carro, olha pelo retrovisor, diretamente para nós, que estamos assistindo, como se fôssemos cúmplices de toda aquela carnificina. Ele ajeita, posteriormente, o retrovisor, enquadrando perfeitamente as covas rasas de Gomez e de Hank, e vai embora, sabendo que não há nada mais a se fazer.

Depois disso, a narrativa mantém o ritmo intenso e segue com ótimas sequências, que também renderiam análises mais detalhadas por si só. Testemunhamos, por exemplo, o confronto entre Marie e Skyler, com aquela tentando trazer a verdade sobre Walter à tona e esta se desfazendo emocionalmente.

Logo adiante, acompanhamos Walter tentando manter a compostura e forçando sua família a fugir a todo custo. Aqui, inclusive, ele mostra todo o seu lado controlador e violento, não se escondendo mais atrás daquela máscara de "bom moço" que ele havia criado e que fazia questão de usar em frente aos familiares.

No mesmo corte, Junior descobre toda a verdade sobre Walter e defende a mãe de um pai que, até então, ele ainda não tinha conhecido. E, claro, temos a família percebendo, mesmo que não seja dito com todas as palavras, que Hank morreu por culpa de Walter.

Como resultado, o protagonista, completamente desesperado, sequestra sua bebê e foge com a pequena em uma última tentativa de exercer controle sobre aqueles ao seu redor. Depois, entretanto, ele percebe, como destaquei previamente, que a situação é irreversível e que nem mesmo toda sua inteligência será capaz de consertar o dano causado.

No fim das contas, ele devolve a criança e, em um último gesto "altruísta", ele tenta inocentar Skyler de ter qualquer associação com ele. Mas, como você e eu sabemos, não é isso que vai trazer redenção a Walter e, se ele realmente quisesse se redimir, teria escolhido se entregar à polícia em vez de fugir.

Ao desaparecer, portanto, Walter só mostra que, apesar de toda a tragédia vista em Ozymandias, só há uma coisa maior do que sua culpa: seu orgulho, que permeia toda a narrativa de Breaking Bad.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.