Metalinguagem no cinema: veja 7 filmes sobre filmes

Imagem de: Metalinguagem no cinema: veja 7 filmes sobre filmes
Imagem: Universal/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Você já ouviu falar na metalinguagem no cinema? De acordo com o dicionário, a metalinguagem é o "tipo de linguagem cujo propósito é descrever ou falar da própria ou de qualquer outra linguagem". Nesse sentido trata-se, no cinema, de um conceito muito simples: o de filmes sobre filmes!

Eles podem ser tanto sobre a produção de um filme, quanto sobre a jornada de um diretor ou ator. Independentemente, não há como negar que os títulos citados nessa lista são extremamente cativantes e vão prender a atenção de qualquer cinéfilo.

Sem mais delongas, vamos conferir a lista de 7 filmes sobre filmes para você maratonar?

7 - Cine Majestic (The Majestic, Estados Unidos/Austrália, 2001)

(Fonte: Warner/Divulgação)(Fonte: Warner/Divulgação)Fonte:  Warner 

Em Cine Majestic, Jim Carrey vive Peter Appleton, um roteirista que foi incluído na lista negra de Hollywood.

Depois de sofrer um acidente, ele é resgatado por Harry Trimble, dono de uma sala de cinema, e os dois começam a conviver enquanto redescobrem o amor pelo cinema.

Assista no Amazon Prime Video.

6 - Os Picaretas (Bowfinger, Estados Unidos, 1999)

(Fonte: Universal/Divulgação)(Fonte: Universal/Divulgação)Fonte:  Universal 

Por sua vez, Os Picaretas é protagonizado por Steve Martin e Eddie Murphy. Lançado em 1999, é um dos grandes clássicos da comédia e conta a história de Boddy Bowfinger, um produtor de filmes que não consegue emplacar um sucesso de bilheteria.

Quando ele finalmente tem uma boa ideia, ele tenta enganar o astro do cinema Kit Ramsey para que ele grave o longa sem saber que está na produção!

5 - O Desprezo (Le Mépris, França/Itália, 1963)

(Fonte: Rome Paris Films/Divulgação)(Fonte: Rome Paris Films/Divulgação)Fonte:  Rome 

Brigitte Bardot é uma das maiores estrelas de Hollywood e, por isso, O Desprezo é obrigatório para quem busca mergulhar no mundo da metalinguagem no cinema.

A atriz vive Camille, uma mulher que acredita que seu marido Paul, um roteirista, não a ama mais. Durante uma viagem de trabalho, ela tenta evitar o fim do relacionamento enquanto ele adapta A Odisseia para os cinemas.

4 - Saneamento Básico – O Filme (Brasil, 2007)

(Fonte: Columbia/Divulgação)(Fonte: Columbia/Divulgação)Fonte:  Columbia 

Claro que o cinema brasileiro não poderia ficar de fora da lista! Em Saneamento Básico, moradores do vilarejo Linha Crista, localizado na serra gaúcha, se reúnem para construir uma fossa para tratamento do esgoto.

Com uma verba de apenas R$ 10 mil para fazer um filme educativo, o grupo de moradores enfrenta todos os obstáculos para conscientizar a população local sobre os perigos do esgoto a céu aberto.

No elenco, Wagner Moura vive o Monstro da Fossa em uma trama absurda e divertida que é uma verdadeira aventura para os amantes de cinema.

3 - Cantando na Chuva (Singin’ in the Rain, Estados Unidos, 1952)

(Fonte: Loew's/Divulgação)(Fonte: Loew's/Divulgação)Fonte:  Loew's 

E por falar em cinéfilos, é muito difícil falar sobre qualquer lista de filmes clássicos sem citar Cantando na Chuva. O que você talvez não sabia é que o filme também se enquadra na categoria de metalinguagem no cinema!

Afinal, trazendo o casal Gene Kelly e Jean Hager para as telonas, o musical é uma comédia divertida que mostra os bastidores da realização de um filme na Era de Ouro do cinema.

Assista no Amazon Prime Video.

2 - A Rosa Púrpura do Cairo (The Purple Rose of Cairo, Estados Unidos, 1985)

(Fonte: Orion/Divulgação)(Fonte: Orion/Divulgação)Fonte:  Orion 

Nesse filme, a garçonete Cecília (Mia Farrow) é apaixonada por cinema e assiste ao filme que dá nome à produção várias vezes. Porém, um certo dia, o protagonista da tela começa a conversar com Cecília.

Ela imediatamente fica confusa, especialmente quando ele sai da tela para conhecê-la no mundo real. Sendo assim, o longa dirigido por Woody Allen traz uma reflexão sobre o amor platônico e o cinema como um lugar para sonhar e fugir da realidade.

Assista no Amazon Prime Video.

1 - Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso, Itália/França, 1988)

(Fonte: Versatil/Divulgação)(Fonte: Versatil/Divulgação)Fonte:  Versatil 

Por último, não deixe de assistir também ao filme Cinema Paradiso, lançado em 1988 e ambientado em um vilarejo na Itália cujo entretenimento dos moradores é ir ao cinema. No longa, o garoto Totó é especialmente apaixonado pelos filmes e começa a cultivar uma amizade com Alfredo, o projecionista.

Conforme ele aprende a arte da projeção, Totó descobre um mundo além do que ele estava acostumado a ver. Sem dúvidas, o filme é um ode ao cinema!

E aí, gostou das indicações de filmes sobre metalinguagem no cinema? Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do entretenimento, continue acompanhando o TecMundo. Além disso, aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!

Assista no Amazon Prime Video.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.