Framboesa de Ouro: 10 filmes indicados que foram injustiçados

Imagem de: Framboesa de Ouro: 10 filmes indicados que foram injustiçados
Imagem: Divulgação

A Framboesa de Ouro se tornou uma premiação relevante no cinema norte-americano desde a sua criação, em 1981. Sua proposta satírica a diferencia dos demais: apontar os piores filmes do ano! Apesar de todo o humor envolvido na organização, o "anti-Oscar" já cometeu muitas gafes nas indicações.

Quem lembra da Sandra Bullock recebendo uma Framboesa de Ouro por Maluca Paixão um dia antes de ganhar o Oscar de Melhor atriz por Um Sonho Possível em 2010?

Uma coisa é certa: a lista de nomeados – e vencedores – é polêmica. Venha conferir 10 produções com avaliações positivas, seja de público ou crítica especializada, e que não mereciam levar uma Framboesa de Ouro para casa!

1 - O Iluminado (1980)

Produção da Warner Bros se tornou um ícone dos filmes cult. Divulgação

Isso mesmo, o ano de lançamento do filme O iluminado não foi o seu melhor momento! O longa foi um dos alvos do troféu Framboesa de Ouro nas categorias Pior diretor, com Stanley Kubrick, e Pior atriz, com Shelley Duvall.

Nem mesmo Stephen King, autor da obra adaptada para as telinhas, defendeu o filme na época. Loucura, não é mesmo?

2- Scarface (1983)

Scarface  IMDb/Divulgação

Outro diretor que já sofreu injustamente nas mãos da cerimônia é Brian De Palma, começando pelo seu remake de Scarface, filme noir de 1930. O que viria a ser tornar um clássico do gênero com belíssimas cenas de violência explícita, a versão de De Palma ganhou a fama de ser um dos indicados ao Framboesa de Ouro no ano em que foi lançado.

3- Vestida para matar (1980)

Dress to Kill, título original, é um filme de mistério, suspense e drama.  Divulgação 

A impressão de que a cerimônia criada por John Wilson não curte as produções de De Palma é verdadeira. Outra indicação (injusta) a Pior diretor que o cineasta tem em seu currículo é com o filme Vestida para matar. Nem mesmo o elenco do thriller erótico foi poupado. Nancy Allen foi indicada a Pior atriz e Michael Caine a categoria Pior ator.

4 - Sexta-feira 13 (1980)

Cena final que surpreende no filme que deu início a saga de Jason Voorhess.  Divulgação 

O filme Sexta-feira 13 é um marco na história do cinema de terror, certo? Mas a sua consagração no gênero de produções assustadoras veio só com o passar dos anos. No ano de seu lançamento, o longa foi recebeu indicações ao Framboesa de Ouro como Pior filme e Pior Atriz Coadjuvante (Betsy Palmer).

5 - Rocky IV (1985)

Rocky IV  Divulgação 

Para o público em geral, a saga de Rocky Balboa nunca decepcionou. É claro que o sucesso do primeiro filme foi incomparável: Rocky, um Lutador ganhou 3 Oscars, inclusive de Melhor filme. Apesar do quarto filme da saga de Sylvester Stallone não ter a mesma qualidade, Rocky IV foi figurinha repetida no Framboesa de Ouro de 1985.

Ganhou 5 troféus como Pior Diretor, Pior Ator (Sylvester Stallone), Pior Atriz Coadjuvante (Brigitte Nielsen), Pior Revelação (Brigitte Nielsen) e Pior Trilha Sonora. E ainda concorreu em outras 4 categorias: Pior Filme, Pior Ator Coadjuvante (Burt Young), Pior Atriz Coadjuvante (Talia Shire) e Pior Roteiro.

6 - Instinto selvagem (1992)

Símbolo do que viria a ser a femme fatale dos anos 90.  Divulgação 

A icônica e polêmica cena de Sharon Stone no filme noir de Paul Verhoeven não foi o suficiente para agradar a comissão do Framboesa de Ouro. Apesar das boas críticas sobre os personagens e o roteiro do filme, Instinto selvagem foi indicado em Pior ator (Michael Douglas), Pior atriz coadjuvante (Jeanne Tripplehorn) e Pior nova estrela (Sharon Stone).

7 - Flashdance – Em Ritmo de Embalo (1983)

Flashdance  Paramount/Divulgação 

Flashdance tem diversas cenas que são lembradas até hoje pela força da personagem central em sua jornada de empoderamento feminino. Vencendo na categoria Melhor canção original com o hit "What a Feeling", de Irene Caraque, a produção também concorreu a Pior roteiro no Frambroesa de Ouro – uma lástima!

8 - A Bruxa de Blair (1999)

Poster do filme.  Divulgação 

O filme de terror A Bruxa de Blair segue sendo referência até hoje dentro do seu gênero por introduzir um novo estilo de filmagem, o found footage. Contudo, a estética de documentário gravado com uma câmera na mão não agradou o paladar do troféu de fruta, sendo indicado a Pior filme e vencendo na categoria Pior atriz (Heather Donahue).

9 - Mãe! (2017)

Mother! com Jennifer Lawrence  IMDb/Divulgação 

Mother! foi ovacionado em seu lançamento no Festival de Veneza de 2017 e chegou a disputar o Leão de Ouro do evento internacional. Mas nem todas as críticas sobre o thriller dirigido por Darren Aronofsky foram positivas assim.

Mãe! ocupou 3 listas do Framboesa de Ouro: Pior atriz, com Jennifer Lawrence, Pior diretor e Pior ator coadjuvante, com Javier Bardem.

10 - Blonde (2022)

a atriz cubana Anna De Armas  IMDb/Divulgação 

Blonde é a produção com maior número de indicações ao Framboesa de Ouro 2023, são 8 incluindo Pior Filme. A biografia de Marilyn Monroe produzida pela Netflix recebeu críticas de todos os tipos quanto à fetichização da protagonista.

Porém, algo é indiscutível: a performance de Ana de Armas como a maior sex symbol dos EUA (e do mundo). A atriz é um dos nomes indicados ao Oscar 2023. Veja a lista completa!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.