Friends: vale a pena assistir a série ou ela envelheceu mal?

Imagem de: Friends: vale a pena assistir a série ou ela envelheceu mal?
Imagem: HBO Max

Uma coisa é certa: o mundo das séries de comédia não seria o mesmo sem Friends. Lançada em 1994, a obra ficou no ar por 10 temporadas, até o ano de 2004, e conquistou milhões de fãs ao redor do mundo ao explorar as aventuras de um grupo de amigos, residente de Nova York, que se envolve em diversas situações cômicas e dramáticas.

O seriado, criado por David Crane e Marta Kauffman, foi exibido originalmente nos Estados Unidos através do canal NBC. No Brasil, Friends fez sua estreia em 1996 por meio do canal de TV paga Sony, contudo, teve seus direitos adquiridos pelo Warner Channel em 2001, quando se popularizou ainda mais em terras verde e amarelas. Em 2021, a produção deixou de ser exibida na televisão e, agora, pode ser assistida apenas no streaming HBO Max.

Friends, aliás, foi responsável por alavancar importantes nomes da indústria do entretenimento, especialmente o grupo de protagonistas da série: Jennifer Aniston (Rachel), Courteney Cox (Monica), Lisa Kudrow (Phoebe), Matt LeBlanc (Joey), Matthew Perry (Chandler) e David Schwimmer (Ross). Ao longo da narrativa, inclusive, diversas outras estrelas fizeram participações especiais, como Brad Pitt e Paul Rudd, por exemplo.

Mas as perguntas que não querem calar é: Friends envelheceu bem? Vale a pena assistir à série em 2023 ou a magia já se perdeu? Neste texto, tentaremos trazer argumentos para que você possa tirar suas próprias conclusões. Confira!

Em 2021, Friends ganhou um episódio especial no HBO Max chamado Friends: The Reunion, que juntou novamente o elenco principal da série.Em 2021, Friends ganhou um episódio especial no HBO Max chamado Friends: The Reunion, que juntou novamente o elenco principal da série.Fonte:  HBO Max 

Friends: pontos positivos

Friends fez muito sucesso por apresentar uma comédia leve, pautada por situações corriqueiras, que geram fácil identificação entre público e narrativa. Esse é um dos motivos pelos quais a série tem uma vida longa e segue laçando corações, mesmo após quase 20 anos desde seu encerramento.

Afinal, quem nunca sofreu por amor? Quem nunca se envolveu em confusões com amigos? Quem nunca teve problemas no trabalho? Quem nunca precisou mudar suas percepções e opiniões ao longo do tempo? Pois é, tudo isso é visto em Friends e, independente da quem esteja em frente à telinha, são questões comuns a todos e, que, por consequência, fazem a série perdurar.

Outra coisa que chama a atenção em Friends é seu elenco, que, apesar de não apresentar diversidade (já falarei mais sobre isso), traz personagens carismáticos, cada um à sua maneira. Temos Monica e seu perfeccionismo; Rachel e seu processo de amadurecimento; Chandler e seu humor peculiar; Joey e sua ingenuidade; Phoebe e sua excentricidade; e Ross e seu conhecimento.

Em suma, é possível encontrar traços de personalidade em cada um dos elementos centrais de Friends que se assemelham aos nossos, ou aos de nossos amigos, familiares e conhecidos. O que quero dizer é que é simples nos enxergarmos nas peles daqueles personagens, pois eles são assim: simples. E isso contribui muito para o sucesso da comédia, pois nem todo projeto necessita de personagens altamente complexos.

Outro ponto elogiável de Friends passa pela ambientação da série, que tem Nova York como pano de fundo e a cafeteria Central Perk quase que como um personagem principal da trama (quem nunca quis tomar um café por lá, não é mesmo?). Ou seja, além de bons personagens (não ótimos, mas bons), a narrativa cria uma atmosfera bem convidativa ao apresentar cenários que moram sem pagar aluguel nas mentes dos fãs.

Somando tudo isso, temos uma receita de sucesso, o que levou Friends a ter 236 episódios amados por muitos fãs.

Friends: pontos negativos

Como nem tudo são flores, Friends tem, sim, bem como diversas outras produções, pontos negativos e certos aspectos que não envelheceram tão bem. Primeiramente, uma coisa que muitos fãs não sabem: Friends é acusada de ter copiado outras séries com a mesma premissa. O maior exemplo delas seria Living Single, da Fox, que estreou um ano antes da obra da NBC.

Em Living Single, um grupo de amigos (com idades entre 20 e 30 anos) que mora em Nova York traz um retrato contemporâneo da vida na Big Apple, enquanto navega por relacionamentos, amizades, trabalho, entre outras questões. Alguns desses amigos, inclusive, dividem apartamentos e se envolvem romanticamente. Soa familiar? A única diferença é que o elenco de Living Single é inteiramente composto por pessoas negras.

Uma das estrelas da série da Fox, Queen Latifah, chegou até a falar sobre a situação em uma entrevista, "brincando" que ela já estava fazendo o que Friends fez bem antes.

Você se lembra de quando falei sobre a falta de diversidade de Friends? Pois bem, esse é outro ponto negativo da série, que foi, inclusive, reconhecido por Kauffman. Em entrevista ao jornal Los Angeles Times, a produtora disse ter aprendido muito nos últimos 20 anos. "Admitir e aceitar a culpa não é fácil. É doloroso se olhar no espelho. Estou envergonhada por não saber melhor há 25 anos”, revelou.

Em Friends, os seis personagens principais são brancos e pertencentes a uma mesma "bolha" social. E é estranho pensar que, em uma cidade tão diversa quanto Nova York, não haveria sequer um personagem negro para participar da narrativa com mais frequência. Ao longo de toda a história, temos apenas a presença de Aisha Tyler, que atuou em apenas nove episódios na pele da professora de paleontologia Charlie.

Por fim, há quem argumente também que o humor de Friends é um pouco fraco, sem grandes sacadas ou surpresas, se apoiando muito apenas nas personalidades de seus personagens. Isso tornaria a série um pouco repetitiva, pois já saberíamos o que esperar. Mas aí, claro, já é uma questão de gosto.

E você, acha que Friends envelheceu bem? Pretende reassistir a série ou já passou o momento? Todas as temporadas do seriado estão disponíveis no Brasil pelo HBO Max, que também lançou um especial sobre o programa em 2021.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.