10 melhores filmes do gênero found footage para assistir

3 min de leitura
Imagem de: 10 melhores filmes do gênero found footage para assistir
Imagem: Sony Pictures

Os filmes do gênero found footage são aqueles que retratam uma gravação de tela ou de câmera, servindo como um recurso narrativo muito utilizado no cinema em obras de terror.

Esse estilo de filmagem trouxe uma nova representação de diversas histórias para as telonas e segue até atualmente na era do streaming, não se limitando apenas ao gênero de terror para a criação de grandes obras.

Para te ajudar a fazer uma verdadeira maratona de obras desse gênero, separamos os 10 melhores filmes neste estilo de filmagem. Confira!

10. A Bruxa de Blair

(Fonte: Haxan Films/Divulgação)(Fonte: Haxan Films/Divulgação)Fonte:  Screenrant 

A Bruxa de Blair é um clássico das obras de terror e foi o responsável por trazer um grande destaque ao gênero found footage, mostrando uma nova forma de exibição de tramas assustadoras.

O filme segue um grupo de amigos que se dirigem às profundezas da floresta com suas câmeras para documentar a lenda sobrenatural do local e descobrir todas as verdades das histórias contadas.

9. Creep

(Fonte: Sony/Divulgação)(Fonte: Sony/Divulgação)Fonte:  Screenrant 

O filme Creep é um ótimo exemplo desse gênero com uma reviravolta um tanto quanto intrigante e se tornou bastante popular entre os fãs de terror e suspense.

A história contada é de um cinegrafista que foi contratado para documentar um dia na vida de um homem chamado Josef e, durante o decorrer da trama, é mostrado que o homem é bem mais perigoso do que parece.

8. Creep 2

(Fonte: Sony/Divulgação)(Fonte: Sony/Divulgação)Fonte:  Screenrant 

Apesar de ser a sequência do filme Creep, a obra conseguiu um grande destaque e se tornou ainda mais fama do que o terror original, seguindo a mesma linha de exibição do gênero.

Agora, Josef está com o nome de Aaron e se encontra em uma crise pessoal tentando se conectar com um estranho na trama.

7. Poder Sem Limites

(Fonte: 20th Century Studios/Divulgação)(Fonte: 20th Century Studios/Divulgação)Fonte:  Screenrant 

O grande destaque do gênero não poderia deixar de ser encontrado em uma trama de super-heróis e Poder Sem Limites é um grande destaque nesse cenário.

O filme conta a história de três alunos do ensino médio que se deparam com uma descoberta um tanto estranha que dá a todos eles super poderes incríveis, mas um deles acaba seguindo o caminho das trevas.

6. Por Trás da Máscara - O Surgimento de Leslie Vernon

(Fonte: Glen Echo/Divulgação)(Fonte: Glen Echo/Divulgação)Fonte:  Screenrant 

Por Trás da Máscara é uma comédia de terror que ficou bastante popular entre o gênero, uma vez que retrata uma equipe de estudantes traçando o perfil do personagem principal Leslie Vernon e seguindo a vida dele para a criação de um documentário.

5. O Segredo do Lago Mungo

(Fonte: Arclight Films/Divulgação)(Fonte: Arclight Films/Divulgação)Fonte:  Screenrant 

Lançado na mesma época em que Atividade Paranormal estava fazendo bastante sucesso, o filme O Segredo do Lago Mungo segue uma linha parecida com a da trama, embora incorpore uma cara mais silenciosa.

A história gira em torno de uma família que lida com o luto pela perda da filha e começa a ver visões dela por toda a casa.

4. Marcados para Morrer

(Fonte: Open Road Filmes/Divulgação)(Fonte: Open Road Filmes/Divulgação)Fonte:  Screenrant 

O diretor David Ayer conseguiu unir o gênero found footage a uma trama de crimes para a criação do famoso Marcados para Morrer no ano de 2012.

O filme conta a história de dois policiais de Los Angeles que se tornam alvos de uma gangue e filmam a sua rotina diária no meio do processo.

3. REC

(Fonte: Filmax/Divulgação)(Fonte: Filmax/Divulgação)Fonte:  Screenrant 

Mais um exemplo de como esse gênero de filmagem combina bem com o terror, REC é uma obra espanhola que ficou bastante popular entre os amantes do estilo.

A trama acontece em volta de um grupo de bombeiros que respondem a uma ocorrência estranha em um prédio e acabam trancados enquanto um vírus se espalha entre eles.

2. Distrito 9

(Fonte: TriStar Pictures/Divulgação)(Fonte: TriStar Pictures/Divulgação)Fonte:  Screenrant 

Apesar de utilizar esse estilo de filmagem apenas na primeira metade da obra, Distrito 9 é uma ficção científica que conseguiu marcar sua presença entre os fãs do gênero.

A obra gira em torno de um acampamento na África do Sul no qual uma sociedade de alienígenas está sendo mantida depois que sua nave danificada pousou na Terra.

1. Buscando…

(Fonte: Sony Pictures/Divulgação)(Fonte: Sony Pictures/Divulgação)Fonte:  Screenrant 

Buscando… é um dos filmes mais famosos entre o gênero e foi lançado em 2018, atraindo uma legião de fãs para a obra.

A história se passa totalmente por telas de dispositivos como computador e celular e retrata o drama de um pai buscando por sua filha desaparecida.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.