Os melhores filmes de terror de 2022 que você precisa assistir

Imagem de: Os melhores filmes de terror de 2022 que você precisa assistir
Imagem: A24

Uma coisa é certa: os fãs de filmes de terror tiveram um bom ano em 2022. Isso porque uma grande quantidade de filmes do gênero mais temido do cinema chegaram para abrilhantar as telas daqueles que têm um gostinho pelo obscuro e pelo "estranho", digamos assim (me incluo nisso, aliás).

Como um bom fã de assombrações, bizarrices e narrativas malucas, chequei boa parte dos filmes de terror mais falados de 2022 e, felizmente, encontrei ótimas obras. E têm coisas para todos os gostos, desde palhaços assassinos e maldições até casas macabras e rituais.

E, claro, eu não poderia deixar de compartilhar com vocês o que eu achei de melhor no gênero neste ano. Portanto, abaixo, segue uma listinha super especial com os melhores filmes de terror que assisti em 2022 (sem ordem específica, porque acho complicadíssimo fazer rankings).

5 - X: A Marca da Morte (X)

O primeiro filme desta lista sangrenta é X: A Marca da Morte. Lançado em julho deste ano, a obra foi produzida pela renomada A24, companhia responsável por diversos títulos bem curiosos e interessantes dentro do terror, como Hereditário, A Bruxa e Midsommar.

X, contudo, não aposta em assombrações para causar arrepios. O longa, dirigido por Ti West, de A Casa do Diabo e Você é o Próximo, traz a história de um grupo de jovens cineastas e artistas que sonham em subir na vida fazendo filmes adultos. O ano é 1979 e tudo parece estar correndo bem para a trupe, até que eles decidem gravar um novo filme numa zona rural isolada.

Eles alugam uma casa no terreno de um casal idoso, que descobre as intenções do grupo. A partir daí, o filme se transforma num banho de sangue caótico. Uma narrativa simples, mas muito bem produzida e executada, com cenas bem incômodas. Vale a pena conferir!

4 - Terrifier 2

Um palhaço demoníaco e violento que escolhe novos alvos para "brincar" e atormentar durante o Halloween. Essa é a trama da franquia Terrifier e, consequentemente, do segundo filme da saga, Terrifier 2. Criado e dirigido por Damien Leone, a sequência consegue ser ainda mais gore e "suja" do que o primeiro filme, lançado em 2016.

Para você ter uma ideia, a exibição do filme em alguns cinemas dos Estados Unidos causou desmaios e até vômitos em parte do público. E não é para menos, visto que um dos principais pilares da produção consiste nas cenas extremamente violentas e gráficas criadas pelo time de produção (que deve ter gastado galões e galões de sangue falso).

Além disso, Terrifier conta com um dos vilões mais marcantes dos últimos tempos em obras de terror: Art, o Palhaço. Seu visual assustador, somado à ótima atuação do ator David Howard Thornton, trazem à vida um verdadeiro pesadelo em forma de pessoa. Ou de palhaço. Ou de demônio. Ou de seja lá o que Art for.

3 - Skinamrink

Agora, chegou a hora de falarmos de um filme bem mais experimental e diferente dos demais desta lista, porém, igualmente assustador. Skinamarink é um longa canadense, criado e roteirizado por Kyle Edward Ball, figura conhecida no YouTube por criar curtas baseados em pesadelos (bem, já deu para notar para onde vai essa história, né?)

Pois é, em Skinamarink, parece que estamos, de fato, em um pesadelo grotesco. Na trama, duas crianças acordam no meio da madrugada e procuram por seus pais. Porém, elas percebem que eles sumiram, bem como todas as janelas e portas da casa. Ou seja, os irmãos estão presos no local e não fazem ideia do que está acontecendo.

Como se isso já não fosse terrível o suficiente, aos poucos, os jovens percebem que não estão sozinhos, já que há uma voz que conversa com eles e os alicia a fazerem "coisas". E vou parar por aqui para não estragar a surpresa.

Apesar de ter um ritmo mais lento e experimentar bastante, o filme oferece uma experiência que você não vai esquecer tão cedo.

2 - Marcas da Maldição (Incantation)

Eu demorei um pouco para dormir quando assisti Marcas da Maldição. Confesso. Afinal, eu não esperava muito do filme e acabei me surpreendendo. E muito. Idealizado e comandado por Kevin Co, a obra taiwanesa é outra experiência que, certamente, vai mexer com sua cabeça.

A história de Marcas da Maldição acompanha Ruo-Nan, que, em uma viagem com os amigos, acaba desencadeando uma terrível maldição ao invadir um ritual sagrado para uma antiga deusa. A partir disso, somos apresentados às consequências dessa maldição na vida da protagonista e de sua filha, Dodo, que também acaba sofrendo bastante.

Os grandes trunfos da produção são suas provocações, que levam o público a "participar" do filme e viver aquilo tudo com Ruo-Nan, e sua narrativa não linear, que vai se desenrolando aos poucos em duas linhas temporais diferentes para nos trazer as respostas que buscamos. Uma grata surpresa, com certeza!

1 - Noites Brutais (Barbarian)

Por fim, um dos melhores filmes de terror de 2022 é Noites Brutais. E é extremamente difícil falar desse longa sem soltar spoilers, dados os seus diferentes plot twists e surpresas. Mas aqui vamos nós...

Barbarian, criado e roteirizado por Zach Cregger (curioso como, no terror, boa parte dos filmes são escritos e dirigidos pela mesma pessoa, mas isso é assunto para outra hora), é uma montanha russa maluca que sobe e desce constantemente durante seus três atos. Quando parece que desvendamos a narrativa, ela brinca conosco e parece dizer: "achou que eu seria fácil, não é? Tente de novo".

A história traz a protagonista Tess, que aluga uma casa pelo Airbnb, mas, ao chegar nela, descobre que o local já está ocupado por outra pessoa: Keith, que também teria reservado a residência, mas por outro aplicativo. Apesar do impasse, os dois acabam se acertando e dividindo a casa.

Contudo, quando Tess encontra uma porta secreta e misteriosa no porão, o caldo começa a entornar e, bem, digamos que nem o mais avisado dos avisados conseguiria adivinhar o que vem a seguir. Isso é Noites Brutais. Se eu fosse você, assistiria o quanto antes!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.