13 filmes de terror com roteiros baseados em histórias reais

Imagem de: 13 filmes de terror com roteiros baseados em histórias reais
Imagem: Warner Bros. Pictures

Assistir a filmes de terror pode ser uma atividade bastante assustadora para algumas pessoas. E isso ainda pode ser ainda mais horripilante caso a situação em questão seja inspirada em histórias da vida real.

Por esse motivo, na lista abaixo, você vai poder conferir algumas recomendações de produções que buscaram fatos medonhos do cotidiano para basear seus respectivos roteiros. Aproveite!

13. O Massacre da Serra Elétrica (1974)

(Legendary Entertainment/Reprodução)(Fonte: Legendary Entertainment/Reprodução)Fonte:  Legendary Entertainment 

Sem dúvidas, esse filme se consagrou na história do cinema como um dos clássicos do gênero. Apesar de ter uma trama totalmente original, alguns elementos narrativos tomaram como base um caso famoso, nesse caso, do assassino em série Ed Gein. Segundo as autoridades da época, ele foi preso portando cerca de nove máscaras que teriam sido confeccionadas com pele humana.

12. Menina Má.Com (2005)

(Lionsgate/Reprodução)(Fonte: Lionsgate/Reprodução)Fonte:  Lionsgate 

A tensão provocada em todos os minutos desse longa-metragem se inspirou diretamente em um caso assistido por meio do noticiário pelo produtor David W. Higgins. Ao que tudo indica, no Japão, uma jovem havia atraído alguns homens endinheirados para uma armadilha brutal. Depois de prendê-los, a sessão de tortura se iniciava.

11. Wolf Creek — Viagem ao Inferno (2005)

(AFFC/Reprodução)(Fonte: AFFC/Reprodução)Fonte:  AFFC 

Segundo o cineasta Greg McLean, a trama dessa produção foi inspirada livremente em dois casos famosos que teriam ocorrido em momentos diferentes na Austrália. O primeiro deles se refere a Ivan Milat, que, durante os anos 1990, teria sequestrado diversas pessoas à beira da estrada para torturá-las em uma floresta.

O segundo envolve o assassino Bradley John Murdoch, que matou um mochileiro britânico em 2001 próximo à cidade australiana de Barrow Creek.

10. A Cidade do Horror (1979)

(AIP/Reprodução)(Fonte: AIP/Reprodução)Fonte:  AIP 

Em 1977, Jay Anson publicou um livro que chamou a atenção de muitas pessoas, principalmente por ser evidente que o escritor havia se baseado em uma história real. Não demorou muito até que uma adaptação cinematográfica acontecesse, narrando o que teria acontecido com a família Lutz depois de se mudar para um local mais afastado da cidade.

9. Evocando Espíritos (2009)

(Lionsgate/Reprodução)(Fonte: Lionsgate/Reprodução)Fonte:  Lionsgate 

Os demonologistas Ed e Lorraine Warren dedicaram suas vidas à descoberta de casos sobrenaturais e que poderiam envolver a descoberta de entidades malignas. Desse modo, esse filme se baseou no caso relatado pelo casal, que teria acontecido em meados dos anos 1980 no estado de Connecticut na casa funerária da família Snedeker.

8. Quadrilha de Sádicos (1977)

(Blood Relations Company/Reprodução)(Fonte: Blood Relations Company/Reprodução)Fonte:  Blood Relations Company 

Na Escócia do século 16, Alexander Bean, também conhecido por Sawney, ficou famoso após descobrirem que sua seita, composta de 48 pessoas, teria assassinado mais de mil vítimas para comê-las posteriormente.

Embora alguns pesquisadores não confiem totalmente na veracidade desse fato, em 1977, o filme Quadrilha de Sádicos trouxe à tona sua história sob uma perspectiva mais contemporânea.

7. O Ritual (2011)

(New Line Cinema/Reprodução)(Fonte: New Line Cinema/Reprodução)Fonte:  New Line Cinema 

Entre os personagens que o astro Anthony Hopkins já viveu nos cinemas está o Padre Lucas Trevant, de O Ritual, cuja trama foi inspirada nas histórias contadas pelo Padre Gary Thomas — que, inclusive, serviu como consultor para os roteiristas.

Segundo Thomas, apesar de seu ceticismo com relação às práticas exorcistas, ele havia participado de um curso no Vaticano para solucionar casos aterrorizantes.

6. O Exorcismo de Emily Rose (2005)

(Sony Pictures/Reprodução)(Fonte: Sony Pictures/Reprodução)Fonte:  Sony Pictures 

Você já ouviu falar da figura da jovem alemã Anneliese Michel? Em 1968, ela teria sido possuída violentamente por um demônio. Anos se passaram até que a igreja católica decidiu enviar dois padres para realizar seu exorcismo.

De acordo com relatos, os sacerdotes trabalharam por quase dez meses no caso de Anneliese. O acontecimento foi retratado no famoso filme O Exorcismo de Emily Rose, contando com Jennifer Carpenter no papel principal.

5. Annabelle (2014)

(New Line Cinema/Reprodução)(Fonte: New Line Cinema/Reprodução)Fonte:  New Line Cinema 

O casal Ed e Lorraine Warren, já citado nessa lista, foram os grandes responsáveis por terem descoberto a boneca Annabelle, que teria assombrado uma família dos Estados Unidos por alguns anos. Embora a boneca original seja bastante diferente da retratada no filme em questão, sua história chamou a atenção dos fãs de cultura pop, tendo sua figura fixada no imaginário social.

4. Invocação do Mal (2013)

(New Line Cinema/Reprodução)(Fonte: New Line Cinema/Reprodução)Fonte:  New Line Cinema 

Os Warren também participaram de mais filmes. No caso, em 2013, o lançamento de Invocação do Mal iniciou uma franquia de filmes de terror contando algumas das histórias mais medonhas do casal. Na trama dessa produção, os dois viajam para acompanhar os acontecimentos estranhos e sobrenaturais relatados pela família Perron.

3. O Lobo Atrás da Porta (2014)

(Gullane/Reprodução)(Fonte: Gullane/Reprodução)Fonte:  Gullane 

No Rio de Janeiro dos anos 1960, um crime chocou a população da cidade. Ao matar a filha de seu amante, Neyde Maria Maia Lopes ficou conhecida como Fera da Penha. Em 2014, o cineasta Fernando Coimbra utilizou essa história para compor o roteiro de seu primeiro longa-metragem de ficção. Por esse trabalho, Leandra Leal, que interpreta a versão contemporânea da assassina, recebeu diversos prêmios.

2. O Despertar de um Assassino (2017)

(Altitude Film Entertainment/Reprodução)(Fonte: Altitude Film Entertainment/Reprodução)Fonte:  Altitude Film Entertainment 

O serial killer Jeffrey Dahmer ficou bastante em evidência nos últimos meses após o lançamento, na Netflix, da minissérie que conta a história dele. Porém, anos atrás, o criminoso foi retratado em um filme que utilizou como base os quadrinhos do escritor Derf Backderf. Desse modo, é possível acompanhar mais detalhes da adolescência de Dahmer de um jeito tenso e aterrorizante.

1. O Exorcista (1973)

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Para fechar a lista, é preciso falar de um dos filmes de terror mais icônicos de todos os tempos. Apesar de apresentar muitos elementos originais, a trama de O Exorcista, romance de William Peter Blatty, que deu origem ao longa-metragem de 1973, inspirou-se no caso de um garoto que teria sido possuído por um demônio violento em 1949 e libertado posteriormente por padres.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o Minha Série para saber mais curiosidades do cinema.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.