Super Campeões: 11 curiosidades sobre o anime de futebol

Imagem de: Super Campeões: 11 curiosidades sobre o anime de futebol
Imagem: Trivela

Nos anos 1990, um anime mobilizou os fãs de futebol. O desenho Super Campeões era produzido, desenhado e roteirizado por Yoichi Takahashi e foi exibido no Brasil pela Rede Manchete, a Rede TV! e o Cartoon Network.

Neste texto, contamos 11 curiosidades incríveis deste anime de futebol que coleciona fãs pelo mundo todo até hoje. Confira!

1. O protagonista era inspirado em um atleta que jogou no Brasil

(Fonte: Futebol na Veia)(Fonte: Futebol na Veia)Fonte:  Futebol na Veia 

O protagonista de Super Campeões, o jogador Oliver Tsubasa, tinha inspiração em um atleta japonês chamado Musashi Mizushima. A parte mais curiosa é que ele jogou pelo São Paulo entre 1975 e 1985.

No desenho, Tsubasa também jogou pelo São Paulo e disputou uma final contra o Flamengo, sagrando-se campeão sobre o time adversário. Contudo, devido à questão de uso de marca, o São Paulo teve seu nome alterado para Brancos e o Flamengo para Domingos.

2. Oliver Tsubasa sonhava em jogar no São Paulo

(Fonte: Twitter)(Fonte: Twitter)Fonte:  Twitter 

Em Super Campeões, o jogador Oliver Tsubasa sonhava em vir jogar no Brasil – mais especificamente, no time dos Brancos. Essa febre pelo país aumentou quando o São Paulo foi campeão mundial de futebol em 1992 e 1993, disputando a partida final em Tóquio.

3. O anime deriva do mangá Captain Tsubasa

(Fonte: Medium)(Fonte: Medium)Fonte:  Medium 

Super Campeões é um anime criado a partir do mangá Captain Tsubasa, que Yoichi Takahashi começou a publicar em 1981. A série durou 37 volumes que foram publicados até o ano de 1988.

Mesmo depois do fim, Takahashi produziu continuações da história eventualmente até o ano de 2012.

4. O anime surgiu pela primeira vez em 1983

(Fonte: Pinterest)(Fonte: Pinterest)Fonte:  Pinterest 

Takahashi transformou o mangá em anime dois anos depois de sua criação. A adaptação foi feita pelo estúdio Tsuchida Pro e gerou 128 episódios e quatro filmes para o cinema.

A franquia ainda continha Captain Tsubasa J, Captain Tsubasa: Road to 2002 e uma adaptação em 2018 chamada simplesmente de Captain Tsubasa.

5. Os nomes foram adaptados no Brasil

(Fonte: Arkade)(Fonte: Arkade)Fonte:  Arkade 

Não foram apenas o nomes dos times – os Brancos e os Domingos – que foram mudados quando o desenho passou no Brasil. Os dos jogadores também foram adaptados.

Aqui, Oozora Tsubasa virou Oliver Tsubasa, Genzo Wakabayashi virou Benji Wakabayashi, e Kojiro Hyuga aparecia como Kojiro Huega, dependendo do episódio.

6. O anime virou peça de teatro no Japão

(Fonte: Teoria Geek)(Fonte: Teoria Geek)Fonte:  Teoria Geek 

Super Campeões virou uma peça teatral no Japão. Na verdade, era um musical chamado de Super Experience Stage Captain Tsubasa. O espetáculo foi apresentado entre agosto e setembro de 2017 e trazia os principais jogadores da série.

7. Super Campeões também virou jogo de videogame

(Fonte: Nintendo)(Fonte: Nintendo)Fonte:  Nintendo 

E é claro que este sucesso da cultura japonesa também se transformou em um game de sucesso. E pasme: os jogos começaram a ser produzidos desde a época do Nintendo 8 bits.

Até o momento, são dezoito jogos criados a partir da franquia para vários consoles. O mais recente é Captain Tsubasa: Rise of New Champions, lançado para PlayStation 4, Switch e PC em 2020.

8. O desenho estimulou o interesse por futebol no Japão

(Fonte: JBox)(Fonte: JBox)Fonte:  JBox 

O sucesso de Super Campeões no Japão foi enorme. Nos anos 1980, ele fez com que milhares de crianças e adolescentes japoneses procurassem escolinhas de futebol para praticar o mesmo esporte dos seus ídolos. Inclusive, há estátuas dos personagens da série em várias cidades do Japão.

9. O anime Super Campeões foi homenageado nas Olimpíadas do Japão

(Fonte: Adidas)(Fonte: Adidas)Fonte:  Adidas 

Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, o anime foi lembrado e homenageado. A bola oficial do torneio, produzida pela Adidas, trazia alguns desenhos de Super Campeões. Além disso, alguns personagens da série estavam presentes no trailer exibido durante a cerimônia de encerramento das Olimpíadas do Rio, em 2016.

10. O desenho está disponível no streaming

(Fonte: Crunchyroll)(Fonte: Crunchyroll)Fonte:  Crunchyroll 

Os brasileiros conheceram as histórias de Oliver Tsubasa inicialmente pela TV Manchete, que exibiu o desenho em 1997. Já o Cartoon Network veiculou Captain Tsubasa: Road to 2002 e a versão 2018 de Captain Tsubasa.

A versão mais atual do anime está disponível para os assinantes do Amazon Prime Vídeo.

11. Neymar foi homenageado pelo criador do anime

(Fonte: Genkidama)(Fonte: Genkidama)Fonte:  Genkidama 

Yoichi Takahashi, que é o criador do mangá e do anime, é um grande fã do futebol brasileiro. Ele se declara um torcedor do São Paulo Futebol Clube, já veio várias vezes para o Brasil e é muito fã de Zico – que ajudou a popularizar o esporte no Japão – e de Neymar.

Neymar Jr., aliás, ganhou uma bela homenagem do artista. Takahashi o presenteou com uma ilustração que o retrata dentro do universo do Capitão Tsubasa. Certamente, um presente maravilhoso para ele que, inclusive, já se declarou fã do desenho.

Gostou deste conteúdo? Confira mais textos sobre anime e cultura otaku aqui no Minha Série, além de ficar informado sobre o mundo do entretenimento e, claro, a Copa do Mundo de 2022

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.