Símbolos Vikings e seus significados na marca da série Vikings: Valhalla

Imagem de: Símbolos Vikings e seus significados na marca da série Vikings: Valhalla
Imagem: IMDb

Sequência do seriado de enorme sucesso, Vikings: Valhalla segue a trajetória da produção original, adiantando 100 anos no tempo. O foco reside nas aventuras de Leif Erikson, Freydis, Harald Hardrada e do rei normando Guilherme, o Conquistador.

Na série original da Netflix, o trabalho da equipe de designers responsável pela elaboração da marca do projeto foi super carregado de simbologias. Nosso olhar aguçado identificou cada um deles, e agora vamos contar para vocês. Confira.

O conceito por trás da marca de Vikings: Valhalla

(Fonte: Logos-World/Reprodução)(Fonte: Logos-World/Reprodução)Fonte:  Logos-World 

A marca que representa a série original Netflix Vikings: Valhalla é carregada de significados implícitos. Para traduzi-los a vocês, fomos atrás das informações fornecidas por seus criadores. O primeiro detalhe a ser observado é que ela é dividido inicialmente em dois, a partir da metade da letra V.

Do lado esquerdo temos tudo que se conecta com família e vidaaspectos considerados menos conhecidos dos vikings. A parte superior esquerda é um diálogo franco com o artesanato e avanços tecnológicos proporcionados por esses povos.

A parte central esquerda representa a fraternidade e os laços considerados inquebráveis entre eles. Já a última parte, inferior esquerda, diz respeito ao crescimento e à vida. De acordo com seus criadores, a execução do projeto teve como parâmetro aspectos da história e dos símbolos reais do povo viking.

Já o lado direito é a representação da violência e dos conflitos, ou seja, os aspectos mais sombrios dessa sociedade. Guerra e morte são representados com a forma de lâmina de uma espada.

A simbologia da marca do seriado

(Fonte: TecMundo)(Fonte: TecMundo)Fonte:  TecMundo 

A marca de Vikings: Valhalla não foi feita a esmo. Existem nela detalhes inspirados diretamente em símbolos e características da sociedade viking real. São ao menos quatro.

O primeiro é inspirado em fotos de navios vikings; o segundo, da irmandade, busca inspiração no valknut, o nó dos guerreiros; o terceiro, de crescimento e vida, se inspira em Yggdrasil, a árvore do mundo; por fim, o quarto, com suas rachaduras, textura desgastada e os respingos de sangue, mostram a violência o conflito que cercam a existência do povo viking.

Os símbolos dos vikings "de verdade"

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)Fonte:  Wikimedia Commons 

As crenças espirituais que cercam a existência do povo nórdico e dos vikings eram parte concreta de seu cotidiano. Diversos aspectos estão contidos nesse conjunto, entre eles a convicção de que forças cósmicas teriam papel fundamental em sua existência.

Até por essa razão, a magia era defendida por eles como algo concreto, especialmente a prática de seidr – uma espécie de magia nórdica, cuja concepção apresenta símbolos muito potentes e que se perpetuaram na cultura regional. É muito difícil dissociá-los, isto é, compreender os vikings sem o entendimento destes símbolos.

De modo geral, é possível afirmar que a criação destes símbolos tinha como objetivo expressar valores, ideologias e sentimentos, além das crenças, como citamos anteriormente.

Ainda que seja tarefa complicada apontar quais eram os mais importantes e significativos, separamos os que têm sido mais recorrentes nos trabalhos que abordam a cultura dos vikings. Veja:

Triplo Chifre de Odin

(Fonte: Gestão Educacional/Reprodução)(Fonte: Gestão Educacional/Reprodução)Fonte:  Gestão Educacional 

Conectado à autoridade e à força do deus Odin, conhecido por ser o mais famoso dos guerreiros da Era Viking, o Triplo Chifre de Odin, ou Triplo Triskele, é constituído por três chifres de bebida interligados.

Historiadores e especialistas em cultura nórdica não tem em detalhes o significado concreto deste símbolo e sua função, mas o consenso é de que faria alusão ao momento em que Odin teria ingerido o Hidromel da Poesia e da Sabedoria por três vezes.

Seu uso contemporâneo tem por objetivo simbolizar, justamente, o saber e a inspiração poética.

Yggdrasil

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)Fonte:  Wikimedia Commons 

Yggdrasil, ou Árvore do Mundo, ou Árvore da Vida, não só está representada na marca da série Vikings: Valhalla como é o símbolo mais importante da cultura nórdica. Ele seria um grande freixo, crescido a partir de Urðarbrunnr, o Poço do Destino.

Segundo as crenças dessa sociedade, as nove dimensões (ou reinos) eram entrelaçados nas raízes e galhos de Yggdrasil. Ela teria servido, então, como o caminho entre cada uma dessas dimensões, por onde as deusas viajariam.

Sua importância foi eternizada em canções, poemas e outras obras literárias. O cosmos, o destino, o tempo e a harmonia, além dos ciclos da criação e da natureza, teriam origem e representação nesta importante árvore.

Valknut

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)Fonte:  Wikimedia Commons 


O Valknut disputa com Yggdrasil o posto de mais importante símbolo dos vikings. Ele também é chamado de "o nó dos guerreiros mortos".

O povo viking acreditavam que as pessoas de vidas comuns tinham como destino um pós-vida sombrio. Em contrapartida, associavam a coragem e a força dos que morriam em combate como um estágio necessário para chegar à eternidade em Valhalla, o lar dos deuses.

Estes seriam levados pelas valquírias, donzelas nobres que carregavam as almas dos guerreiros em direção à morada divina, não sem antes marcá-los com o valknut, símbolo de Odin.

O nome é derivado das palavras "valr" (guerreiro morto) e "knut" (nó), e sua representação gráfica mostra três triângulos entrelaçados.

Você também é fã de Vikings: Valhalla? Então compartilhe com seus amigos esse artigo e aumente a comunidade de Odin. Conhece outros símbolos que não citamos neste artigo? Conte para nós através de nossas redes sociais. Nos vemos na próxima!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.