Vikings: 5 fatos historicamente precisos retratados na série

Imagem de: Vikings: 5 fatos historicamente precisos retratados na série
Imagem: History/Divulgação.

Além de investigações sobre alienígenas, desafios de quem faz a faca mais afiada e famílias que vendem objetos antigos, o History Channel fez sucesso com a série Vikings, em que Ragnar Lothbrok e seus filhos vivem no período mais influente da história do povo explorador nórdico.

Diferentemente de séries de pura ficção, a produção do History Channel - atualmente disponível na Netflix - busca ser historicamente precisa. Embora nem sempre consiga, com a história objetiva e a narrativa se misturando, em várias ocasiões o resultado é bastante fiel à realidade.

Confira a seguir cinco vezes em que fatos históricos foram retratados com precisão na série Vikings.

5. A personalidade de Rollo

a  History/Reprodução Internet. 

Rollo, o primeiro duque da Normandia, conquistador e líder, liderou a nação à sua maneira brutal. Além de guerreiro feroz, era conhecido por sua impulsividade e ciúmes. Ele deixou para trás a vida pregressa para se fundir com outras culturas anglo-saxônicas, mas, historicamente, não está confirmado se ele era de origem viking.

Seu legado sobreviveu a muitas gerações no poder devido à sua natureza ferozmente militarista e implacável. Apesar de ter alterado alguns fatos importantes sobre sua herança, a série parece ser fiel no que diz respeito à comparação da história e dos vikings.

4. A estética viking

d  History/Reprodução Internet. 

Claro que é uma série e, portanto, é natural que a produção faça seus personagens parecerem o mais atraentes e interessantes quanto possível, mas o visual deles não é falso.

Os vikings realmente se pintavam com olhos pretos e preferiam penteados emaranhados e plissados, se deleitavam em parecer - e às vezes serem mesmo - ferozes e selvagens, apesar de saberem utilizar táticas organizadas. Eles podiam intimidar qualquer inimigo assim.

Esse povo de fato acreditava em regras sociais mais maleáveis e participava de batalhas no calor do momento.

3. Os filhos de Ragnar

r  History/Reprodução Internet. 

Embora Ragnar seja quase mítico, nenhum de seus filhos é. Eles não podem ser confirmados como seus filhos, de fato, mas todos foram tirados de verdadeiros guerreiros e líderes presentes na história, que causaram grandes impactos.

Bjorn Ironside era um verdadeiro chefe viking sueco que liderou uma dinastia real. Ivar, The Boneless e Ubbe invadiram de fato a Inglaterra e Sigurd tornou-se rei da Dinamarca.

Todos os nomes desses homens foram incluídos em certos contos dos filhos de Ragnar, então, embora não seja confirmado, não é impossível que eles fossem de fato seus herdeiros. Independentemente da ascendência, a maioria deles se tornou rei - e ajudou a moldar e mudar a Europa.

2. Mulheres guerreiras

d  History/Reprodução. 

Mulheres fortes e guerreiras eram mesmo reais na cultura nórdica, mas não tão envolvidas nas batalhas quanto é retratado em Vikings. Embora Lagertha seja uma guerreira e líder intimidadora, as donzelas de escudo reais eram poucas e distantes entre si.

Nas forças armadas, as mulheres raramente recebiam muito poder, sendo consideradas apenas forças "extra". O mais comum era que elas fossem treinadas com escudo e espada para defender suas casas - e se juntavam aos homens na guerra somente em situações terríveis.

Então, em geral, as mulheres tinham mais liberdades e podiam lutar em guerras, mas dificilmente alguma delas seria tão poderosa, livre ou adepta da batalha quanto Lagertha.

1. Nada de capacetes

d  History/Reprodução Internet. 

Embora seja comum associar vikings a capacetes com chifres, os personagens de Vikings não usam o elemento - o que é historicamente preciso. O povo até usava certos capacetes às vezes, mas não aqueles icônicos com chifres.

A retirada do elemento fictício ajuda a manter os personagens reconhecíveis e descarta o mito. Nesse ponto, a série se mantém fiel à estética que busca retratar, mesmo mudando um pouco o enredo e os personagens - muitas vezes condensando a linha temporal para efeitos de narrativa.

E você, já assistiu Vikings? Sabe de outro fato interessante?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.