A Família Addams: origem e curiosidades sobre a excêntrica família

Imagem de: A Família Addams: origem e curiosidades sobre a excêntrica família
Imagem: Dans Media Digest/Reprodução

A chegada de uma série centrada em Wandinha (Wednesday), na Netflix, colocou os fãs de A Família Addams em sinal de alerta. A personagem é uma das mais queridas pelo público, que é apaixonado por esses "estranhos" parentes.

Mas você conhece a história do surgimento dessa família, símbolo de terror e comédia? Sabe de cor o nome de todos os personagens? Já assistiu a todos os filmes?

Então, sente-se, pegue um balde de pipocas e se prepare! Vamos mergulhar na família menos aterrorizante do cinema, mas que certamente é a mais excêntrica. Confira!

A origem da Família Addams

(Fonte: Dans Media Digest/The New Yorker/Reprodução)(Fonte: Dans Media Digest/The New Yorker/Reprodução)Fonte:  Dans Media Digest 

O ano era 1938, quando a revista norte-americana The New Yorker resolveu apostar em Charles Addams, cartunista freelancer que apresentava à revista um de seus quadrinhos.

Era o desenho de um vendedor de aspiradores, o qual tentava fazer com que um casal nada comum adquirisse seu aparelho que “não vibrava nem fazia ruídos”, fazendo qualquer dona de casa poupar tempo e não ter dor nas costas, um item que toda casa deveria ter.

Chas, como era conhecido no meio, nem tinha noção de que ali estava o começo de algo que faria muito sucesso. Esse primeiro desenho lhe rendeu a soma de US$ 85, o equivalente a pouco mais de US$ 1700 em valores corrigidos.

Não era o primeiro trabalho de Charles para a revista, na qual era colaborador esporádico desde 1932, mas fora o que lhe garantiu um espaço regular até 1988, ano de sua morte.

Uma família tipicamente norte-americana

(Fonte: The Addams Family Wiki/Reprodução)(Fonte: The Addams Family Wiki/Reprodução)Fonte:  The Addams Family Wiki 

O ilustrador sempre teve uma queda pelo lado bizarro, mas a ideia de um desenho mórbido buscou influências na sociedade norte-americana. Com muito senso de humor, Charles Addams fez de seus personagens uma família tipicamente estadunidense do século 20, só que às avessas.

São aristocratas, ricos, excêntricos, com gostos peculiares, dificilmente se importando com as necessidades dos demais e com o que se pensa a respeito deles.

Entre as décadas de 1940 e 1950, ao menos 58 cartuns de A Família Addams foram publicados. Ao longo dos anos, o ilustrador foi moldando sua família assustadora, até vender seus direitos para uma adaptação a ser transmitida pela rede de TV norte-americana ABC.

Não se sabe muito bem o porquê, mas a partir do lançamento da série televisiva, William Shawn, então editor da The New Yorker, proibiu a publicação de novos desenhos da família aterrorizante.

A primeira adaptação dos desenhos para a TV

(Fonte: Dans Media Digest/Reprodução)(Fonte: Dans Media Digest/Reprodução)Fonte:  Dans Media Digest 

Criada por David Levy, A Família Addams ficou duas temporadas no ar, totalizando 64 episódios. Entre 1964 e 1966, a ABC apresentou a visão que o roteirista Nat Perrin criou sobre a identidade de cada personagem.

Chas chegou a lamentar que suas criações chegaram mais leves à televisão. Perrin abdicou do terror e das forças malignas em favor de uma sitcom, isto é, uma comédia de situações, meio ao estilo I Love Lucy ou Um maluco no pedaço. Apesar do sucesso, a série foi cancelada.

Quantos filmes, séries e desenhos da Família Addams existem?

(Fonte: Dans Media Digest/Reprodução)(Fonte: Dans Media Digest/Reprodução)Fonte:  Dans Media Digest 

Ao todo, a franquia da Família Addams teve três filmes, um curta-metragem, dois filmes de animação, dois especiais para televisão e quatro séries de TV. Ah, também rolou um musical.

Sua mais nova produção, Wandinha, deve chegar ainda este ano ao catálogo da Netflix. A nova adaptação é liderada por ninguém menos que Tim Burton, mestre do cinema gótico e sombrio.

Os personagens originais do ilustrador

(Fonte: Dans Media Digest/Reprodução)(Fonte: Dans Media Digest/Reprodução)Fonte:  Dans Media Digest 

A elaboração final dos personagens originais de A Família Addams foi conduzida, em partes, por Charles Addams, mas coube a Nat Perrin a concepção de tela. Foi assim que descobrimos:

  • Gomez, o patriarca, sedento por explodir trens de brinquedo e loucamente apaixonado por sua esposa;
  • Mortíciauma mulher de visual exótico e expressões macabras;
  • Wandinha, a filha rabugenta;
  • Feioso, o filho travesso;
  • Tio Chicoum careca macabro, irmão de Gomez (na série original, ele era irmão de Mortícia);
  • Vovó Bruxamãe de Gomez, que usava um caldeirão para preparar suas poções mágicas capazes de resolver todos os problemas.

Completavam a trupe:

  • Tropeçoo mordomo enorme, de poucas palavras e pouco expressivo, que lembrava Frankenstein;
  • Mãozinhaliteralmente uma mão sem corpo que perambulava pela casa dos Addams.

Os personagens que não foram criados pelo ilustrador

(Fonte: The Addams Family Wiki/Reprodução)(Fonte: The Addams Family Wiki/Reprodução)Fonte:  The Addams Family Wiki 

Originalmente, os desenhos de Charles publicados pela The New Yorker não tinham nomes, razão pela qual há quem defenda que ele não seja o real criador dos personagens.

Dos populares, ou núcleo central da trama, Primo Itt, um sujeito cabeludo de quem não vemos nenhuma parte do corpo, é fruto da mente de David Levy, criador da série exibida pela ABC na década de 1960.

Para consolidar a imagem da família na série de TV — e conferir um aspecto de menor terror e mais centrado na comédia de situações —, personagens foram criados e inseridos na trama:

  • Kitty Kat, o “leão de estimação” da família;
  • Aristóteles, o "polvo de estimação" de Feioso;
  • Homero, a "aranha de estimação de Wandinha";
  • Tristão e Isolda, o casal de piranhas da família;
  • Zelda, o abutre que cuida da casa;
  • Cleópatra, a planta carnívora de Mortícia.

Há outra infinidade de parentes, vizinhos, colegas de trabalho e escola que foram colocados no universo dos Addams e não foram concebidos por seu criador, mas decidimos citar apenas os mais frequentes.

Estamos na expectativa por Wandinha. Por sinal, aqui no Minha Série você encontra alguns artigos com as informações que já descobrimos sobre o seriado. Compartilhe este texto com os amigos e deixe outros fãs dos Addams conhecerem mais a respeito da família

.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.