Morpheus: o personagem de Sandman seria um bom presidente?

Imagem de: Morpheus: o personagem de Sandman seria um bom presidente?
Imagem: Netflix

Lord Morpheus – Sonho ou apenas Sandman, o nome pelo qual é mais conhecido – é, sem dúvida, um dos personagens mais interessantes e poderosos criados no universo da DC Comics.

Como estamos em pleno período eleitoral, resolvemos imaginar: será que Morpheus seria um bom candidato à Presidêcia nas Eleições de 2022?

Para chegarmos a esta decisão, esmiuçaremos aqui quais são os poderes e qualidades deste personagem incrível. Confira!

Quem é Morpheus?

(Fonte: O Povo)(Fonte: O Povo)Fonte:  O Povo 

Morpheus é um dos Sete Perpétuos, personagens criados por Neil Gaiman para a série de histórias em quadrinhos Sandman, publicada em 75 episódios entre 1988 e 1993, e adaptada para uma série da Netflix em 2022.

Os Perpétuos são seres antropomorfos que simbolizam conceitos importantes à humanidade. Dentre estes irmãos, estão Sonho, Destino, Morte, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. Todos são filhos do Tempo e da Noite.

Nos quadrinhos e na série, Morpheus (ou Sandman, ou Sonho) é tido como tendo um papel central. Ele é responsável por gerenciar o reino do Sonhar.

Já nas primeiras histórias, Morpheus é preso por um mágico charlatão por quase um século – tempo em que os humanos ficam desprovidos dos seus sonhos e pesadelos. Muitos deles, aliás, caíram em um sono profundo e passaram décadas sem acordar.

Ao finalmente se libertar, Morpheus precisa ir atrás de suas três ferramentas de poder: seu saco de areia, seu elmo e seu rubi. Só assim ele conseguirá começar a restituir o seu reino, que está se desintegrando.

Morpheus seria um bom presidente?

(Fonte: Darkside)(Fonte: Darkside)Fonte:  Darkside 

Durante toda a série de histórias, temos contato com muitas características e poderes  que Sandman possui – dentre qualidades e defeitos. Como ele é um líder no seu reino, precisa tomar decisões o tempo todo para evitar que desastres aconteçam.

Vejamos, a seguir, quais desses aspectos teriam influência caso ele tivesse que governar um país.

A inteligência de Sandman

(Fonte: Netflix)(Fonte: Netflix)Fonte:  Netflix 

Durante a série Sandman, da Netflix, temos várias pistas de que Morpheus tem uma inteligência elevada, sendo capaz de tomar decisões rápidas em momentos de pressão. Um exemplo disso acontece quando o personagem entra em um embate com Lúcifer nos porões do Inferno.

Sonho desceu até lá para buscar o seu elmo, que foi parar nas mãos de um demônio. Para conseguir escapar do local, ele precisa duelar com esse diabo – que escolhe Lúcifer, seu líder, para representá-lo no duelo.

Eles entram em um embate tenso, no qual batalham por meio de conceitos, tal como se estivessem em um RPG. Ao trazer uma ideia original, Morpheus finalmente derrota Lúcifer. Mas, ainda assim, o líder do Inferno ameaça não deixá-lo sair.

Ao dizer que Sandman não tem qualquer poder ali entre os demônios, já que, para eles, sonhar não significa nada, o Perpétuo responde, de forma perspicaz: "Que poder o Inferno tem sobre seus prisioneiros se eles não pudessem sonhar com o Paraíso?". Desta forma inteligente, ele encerra o diálogo e consegue escapar.

A capacidade de teletransporte

(Fonte: Netflix)(Fonte: Netflix)Fonte:  Netflix 

Morpheus tem uma incrível capacidade de transportar a si mesmo e a outros seres por várias dimensões - incluindo a vida consciente na Terra, chamado na série de Mundo Acordado. 

Ele simplesmente pode aparecer onde quiser, além de ser capaz de viajar pelo tempo. Essa pode ser uma característica bem vantajosa para o líder de um país.

Afinal, ele poderia estar presente ao lado do povo em qualquer tragédia, em qualquer homenagem, em qualquer decisão crucial. Enfim, em todos os momentos de muita importância histórica.

A imortalidade de Morpheus

(Fonte: Sideshow)(Fonte: Sideshow)Fonte:  Sideshow 

Como abordado antes, Sandman é um dos Perpétuos. Por isso, como o próprio nome sugere, ele é imortal, e continuará vivendo enquanto houver vida capaz de sonhar. Mesmo que sua forma física fosse destruída, sua existência no Sonhar continuaria existindo.

Portanto, caso ele fosse presidente, poderia apostar na continuidade de suas propostas, uma vez que não haveria chance de ele não estar presente para cumprir suas promessas ao povo.

Sua capacidade de tomar decisões duras

(Fonte: Netflix)(Fonte: Netflix)Fonte:  Netflix 

Em certo momento, Morpheus cruza com um vórtice, que é um ser humano capaz de atravessar o mundo dos sonhos – inclusive, invadir os sonhos de outras pessoas.

Ainda que esta pessoa não tenha escolhido fazer isso, ela é extremamente nociva à humanidade, uma vez que interfere nos destinos das pessoas, o que acaba ameaçando o reino do Sonhar.

Ocorre que, na história, o vórtice é uma jovem moça de 21 anos chamada Rose Walker, que está em busca de seu irmão, que foi raptado. Ela é uma ótima pessoa, que reúne em sua volta muitas pessoas que gostam dela.

Morpheus, no entanto, jamais ameaça tomar uma decisão emocional. Essa firmeza na hora de avaliar situações duras, sem dúvida, é uma característica esperada a um bom presidente.

Por isso, podemos concluir que: sim, Morpheus poderia ser um bom líder a um país. Se você gosta deste universo criado por Neil Gaiman, saiba que o TecMundo tem vários artigos abordando essa série incrível. Vale a pena conferir!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.