Sandman: tudo sobre os poderes de Morpheus, o Sonho

Imagem de: Sandman: tudo sobre os poderes de Morpheus, o Sonho
Imagem: Netflix

Lançada pela Netflix na última sexta-feira (5), Sandman conquistou facilmente o Top 10 de diversos países, incluindo o Brasil. Seu protagonista é Morpheus (Tom Sturridge), nome adquirido por Sonho, um dos sete perpétuos, após ter sido aprisionado durante anos na Terra.

Baseada na obra de mesmo nome do escritor britânico Neil Gaiman, a produção estabelece um mundo repleto de fantasia, no qual o protagonista precisa recuperar seus artefatos mágicos que lhe foram roubados e estão espalhados por todos os lados.

Para isso, ele conta com a ajuda de seus poderes, que podem ir muito além daquilo que foi apresentado efetivamente nos dez episódios da 1ª temporada. Abaixo, você pode conferir um pouco mais sobre eles. Aproveite!

Sonhos e Pesadelos Instantâneos

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

Morpheus é o senhor do Reino dos Sonhos. Por esse motivo, ele é capaz de criar ilusões consistentes entre sonhos e pesadelos. Inclusive, durante seu aprisionamento, muitos mortais sofreram com a incapacidade de despertar de seus sonhos ou viveram eternamente com seus pesadelos.

De forma curiosa, ele também consegue induzir qualquer pessoa a sonhar. É o que acontece, por exemplo, quando ele se encontra com Johanna Constantine (Jenna Coleman).

Criação de Sonhos e Pesadelos

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

E junto dessa indução, é necessário ressaltar que Morpheus criou alguns elementos que transitam facilmente por meio dos sonhos e dos pesadelos. O próprio Coríntio (Boyd Holbrook), um dos vilões da série, consiste em uma das criações de Sonho.

Gilbert (Stephen Fry) é outra personificação de algo criado por Morpheus e que mantém sua devoção ao seu senhor. No final do episódio 2, é interessante notar o diálogo entre Coríntio e a bibliotecária Lucienne (Vivienne Acheampong), que ainda se mantém fiel ao seu criador.

Imortalidade

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

Depois de ser capturado acidentalmente por Roderick Burgess (Charles Dance), Sonho foi aprisionado em uma redoma de vidro e privado de usar seus poderes. No entanto, um deles ainda se sobressaiu: a imortalidade.

Cerca de setenta anos se passaram, os humanos com quem interagiu envelheceram e ele continuou da mesma forma. Nada mais justo: por ser um dos perpétuos, Morpheus consiste em uma entidade guiada pela percepção.

Viagens pelo universo

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

Ao longo da 1ª temporada, os espectadores acompanham, a cada novo episódio, uma nova aventura de Morpheus em busca de recuperar seus objetos. Do Reino dos Sonhos à Terra, do Inferno ao Céu, acompanha-se o personagem em diversas viagens pelo universo.

Essa capacidade de estar em qualquer lugar e em qualquer momento é algo bastante útil. Além disso, ele também consegue viajar por meio dos sonhos dos mortais, como fez no episódio 2, ao buscar elementos para dar às Três Graças.

Alteração da realidade

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

Tanto no mundo desperto, mas especialmente no mundo dos sonhos, Morpheus é capaz de alterar a percepção e a realidade da maneira que deseja para confundir seus inimigos.

Por meio do sonhar, ele é capaz de fazer ilusões perfeitas, com texturas, objetos e outras ferramentas. É a partir disso que ele também consegue criar aqueles que povoam seu reino, como Gregory, a gárgula.

Esse poder se torna ainda mais interessante quando combinado ao rubi de Sonho, que foi usurpado por Ethel no passado e está sob a posse de John Dee (David Thewlis).

Inspiração

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

No mundo dos sonhos, as narrativas podem ser conduzidas e manipuladas da maneira que Morpheus desejar. Logo, a inspiração também é um de seus poderes, governando a subdivisão de seu próprio reino conhecida como ficção. Antes de ser aprisionado, a biblioteca de seu grandioso castelo, cuidada por Lucienne, continha todas as histórias possíveis, com inúmeros registros de sonhos e diversas possibilidades. No episódio 6, esse poder fica mais evidente.

Consciência Cósmica

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

E para fechar a lista, é preciso falar de um outro poder ligado à biblioteca administrada por Lucienne no Reino dos Sonhos. Todos os livros ficam à disposição para sua consulta, mas isso pode ocorrer de uma forma pouco convencional.

Sempre que Morpheus necessita dessas informações, é preciso apenas absorver o conteúdo de forma cósmica e tudo aquilo que estava apenas escrito fica memorizado em sua própria consciência.

Não deixe de maratonar Sandman na Netflix agora mesmo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.