Coragem, o Cão Covarde: 8 curiosidades que você não sabia

Imagem de: Coragem, o Cão Covarde: 8 curiosidades que você não sabia
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O cãozinho mais medroso — e astuto — da TV deu adeus às telinhas há mais de 20 anos. Porém, o icônico desenho animado Coragem, o Cão Covarde ainda se faz presente em nossos corações nostálgicos.

Quem acompanhou a animação de perto já fez várias perguntas excêntricas, além de criar teorias malucas sobre ela. Afinal, a estética da série, juntamente dos acontecimentos bizarros, sugere histórias inusitadas.

Pensando em todo esse mistério, resolvemos selecionar oito curiosidades de Coragem, o Cão Covarde que talvez você ainda não saiba. Confira!

1. Coragem, o Cão Covarde quase ganhou um Oscar

Desenho Coragem, o Cão CovardeCoragem, o Cão Covarde: Muriel, Eustácio e Coragem na sala de casa.

É isso mesmo que você acabou de ler! O desenho, que foi transmitido pelo Cartoon Network, quase ganhou a estatueta dourada nos anos 1090.

Devido ao grande sucesso do episódio piloto — que vamos abordar mais à frente —, houve a indicação para Melhor Curta de Animação. No entanto, um concorrente levou a melhor e acabou ficando com o Oscar.

2. Eustácio Bagge pode ser inspirado em um serial killer

Coragem, o Cão CovardeEustácio de Coragem, o Cão Covarde dirigindo irritado.

Pois é, minha gente… A personalidade forte de Eustácio pode ter sido baseada em Ed Gain. O famoso serial killer já foi inspiração para diversas outras histórias de terrore parece que isso também aconteceu no desenho do cachorro rosinha.

Aliás, a crueldade e a frieza do homem são indícios disso. Não podemos afirmar porque o criador da série, John R. Dilworth, nunca deu declarações sobre isso. Entretanto, ao ser questionado sobre as teorias dos fãs, ele não negou.

3. Assuntos nunca abordados em outros desenhos

Coragem, o Cão Covarde e KittyFrame do episódio "A Máscara" de Coragem, o Cão Covarde.

Um dos grandes diferenciais desse desenho está nas temáticas. Por ser uma animação voltada ao público infantojuvenil, Coragem, o Cão Covarde era e ainda é considerado transformador para a época.

Assuntos como o machismo e a violência doméstica foram abordados nas temporadas. Especialmente no episódio “A Máscara”, em que Kitty aparece no rancho e fala que a amiga Bunny está em um relacionamento abusivo.

4. Teorias dizem que Lugar Nenhum está localizado na Área 51

Coragem, o Cão CovardeEustácio assustando o Coragem com uma máscara verde.

A misteriosa Área 51 pode ser o local em que fica o rancho de Muriel e Eustácio. Em diversos capítulos da animação é possível ver referências a alienígenas. Até mesmo militares estiveram no famoso Lugar Nenhum.

Para quem não sabe, existem histórias peculiares sobre a Área 51, localizada nos Estados Unidos. Alguns dizem ser um lugar de experimentos e estudos sobre aliens, já outros alegam ser uma base militar. E você, está de qual lado?

5. O episódio piloto foi um verdadeiro sucesso

Como dissemos, Coragem, o Cão Covarde quase levou um Oscar para casa. E a animação concorreu ao prêmio com — nada mais, nada menos — o episódio piloto. 

Intitulado “A Viagem do Frango Espacial”, o vídeo está disponível no YouTube e marcou a história do idealizador do programa, John R. Dilworth. A produção tem menos de 8 minutos, é rapidinha para apreciar!

6. Coragem, o Cão Covarde tem ligação com Friends

Eustácio e MurielCoragem, o Cão Covarde: Eustácio e Muriel na sala de casa em Lugar Nenhum.

É isso aí, meus amigos! A tão aclamada série Friends esteve presente no desenho esse tempo todo. Você pode estar se perguntando: como? É exatamente esse detalhe que vamos explicar agora.

Os nomes Muriel e Eustácio foram inspirados em Chandler e Ross. Isso porque o nome completo dos dois no programa de comédia é, respectivamente: Chandler Muriel Bing e Ross Estácio Geller. Curioso, né?

7. Em 2012 uma animação reboot foi produzida

Coragem, o Cão CovardeCoragem, o Cão Covarde assistindo a um filme com Muriel e Eustácio.

A clássica animação teve indícios de ganhar um reboot inteirinho. Entretanto, pudemos apreciar somente um novo episódio do cãozinho rosa nas telinhas em 2012.

Já em 2018, houve rumores de que o roteirista iria voltar com a história de origem de Muriel e Eustácio. Mas foi apenas um alarme falso.

8. Coragem é um cão normal, com medo da realidade

Coragem, o Cão CovardeCoragem, o Cão Covarde com medo do que passa na TV.

Essa é uma teoria dos fãs, mas assim como às outras nunca foi negada pelo criador. O fato é que Coragem é um cachorrinho medroso, por isso tem medo de acontecimentos normais para nós, humanos.  

A visão de vida dele é diferente da nossa, o que causa uma variação de reação na hora de enfrentar fatos rotineiros. Ou seja, não existem monstros ou situações de perigo, ele apenas cria um alarde na própria cabeça e teme ocorrências futuras.

E aí, o que achou de cada uma dessas curiosidades de Coragem, o Cão Covarde? Bateu uma nostalgia por aqui. Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o Minha Série.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.