O Senhor dos Anéis: entenda a cronologia das obras de Tolkien

Imagem de: O Senhor dos Anéis: entenda a cronologia das obras de Tolkien
Imagem: Amazon Prime Video
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Em 2 de setembro deste ano, a obra de J.R.R.Tolkien receberá uma nova adaptação. A série O Senhor Anéis: Os Anéis do PoderThe Lord of the Rings: The Rings of the Power, no original – estreará no Amazon Prime Video.

Mas a história da Terra-média, desenvolvida em muitos escritos de Tolkien compreende muitas outras tramas. Dessa maneira, confira logo abaixo a linha do tempo de todos os acontecimentos dessa grandiosa obra literária. Aproveite!

O início de tudo

Para começar, é preciso se lembrar da criação do mundo. Antes mesmo da existência da Terra-média, o continente principal da obra do escritor britânico, alguns povos habitantes determinaram como seria sua formação.

Por exemplo, Eru Ilúvatar criou os Anuir, que são os Valar e os Maia, duas espécies de anjos. Juntos, eles começaram a entoar a canção da criação – Ainulindalë – em um local conhecido como Ea, a existência.

(Amazon Prime Video/Reprodução)(Amazon Prime Video/Reprodução)Fonte:  Amazon Prime Video 

Contudo, um dos Valar, chamado Melkor, passou a cantar diferente dos outros e decidiu se isolar junto aos seus aliados. A partir disso, ele seguiu rumo à fortaleza Utumno. Enquanto isso, os outros Valar foram para Aman e criaram duas árvores repletas de luz para iluminar todo o seu continente.

Mas a ambição de Melkor fez com que muitos problemas ocorressem do seu lado, inclusive, após o despertar dos elfos, alguns deles foram capturados e transformados em orcs. Ao obterem essa informação, os Valar aprisionaram Melkor por cerca de mil anos.

Durante esse período, Fëanor, um dos elfos da família dos Noldor, desenvolveu três joias prendendo a luz das árvores sagradas dentro delas. Essas joias ficaram conhecidas como Silmarils. Quando Melkor se libertou, ele desejou destruir as árvores e roubar as joias para si mesmo.

Nesse sentido, o vilão contou com a ajuda de Ungoliant, uma criatura semelhante a uma aranha. Jurando vingança, Fëanor uniu uma parte dos Noldor e seus filhos, para irem em direção à Terra-média com o objetivo de recuperar suas joias.

O Senhor dos Anéis: tudo sobre a Primeira Era de Arda

Nessa era tudo começa com o nascer do Sol e da Lua, além do desenvolvimento dos primeiros humanos. Isso ocorreu por conta da destruição das árvores, que gerou esses dois grandes frutos.

Em linhas gerais, a Primeira Era é compreendida a partir das guerras ocorridas entre os elfos e Melkor, que, nesse ponto da narrativa, foi rebatizado como Morgoth.

Durante a Guerra da Ira, os Valar chegam na Terra-média. Unidos aos humanos e elfos, todos conseguem destruir Angband, a nova fortaleza maligna, mas uma parte significativa do continente afunda.

Os elfos que sobram se refugiam em Lindon e os humanos recebem um presente dos Valar: a Ilha de Elena, onde fundam o Reino de Númenor.

(Amazon Prime Video/Reprodução)(Amazon Prime Video/Reprodução)Fonte:  Amazon Prime Video 

Detalhes sobre a Segunda Era da Terra-média

Apesar de ter desenvolvido um trabalho considerado inacabado, seu filho, Christopher Tolkien, reuniu as informações de maneira competente e satisfatória para que os fãs pudessem usufruir da narrativa.

Essa segunda era, compreende basicamente os livros O Silmarillion (1977), Contos Inacabados (1980), além dos apêndices contidos na maioria das edições de O Senhor dos Anéis (1954).

É importante frisar que Morgoth foi expulso da existência. No entanto, o senhor das trevas não morreu e deixou seu legado nas mãos de Sauron, seu servo mais fiel. Assim, a Segunda Era se inicia com o neto de Fëanor, Celebrimbor, que funda o Reino de Eregion ao lado da fortaleza ananica de Khazad-dûm, conhecida como Moria.

Sauron se disfarça de Annatar e engana os elfos de Eregion, criando os anéis de poder junto com Celebrimbor nesse novo reino. O novo senhor das trevas desaparece após essa criação, isolando-se em Mordor, onde cria o Um Anel com o objetivo de dominar todas as outras joias.

Usando seu poder, ele destrói o Reino de Eregion, assassina Celebrimbor, avançando, em seguida, para Lindon, querendo exterminar os elfos.

(Amazon Prime Video/Reprodução)(Amazon Prime Video/Reprodução)Fonte:  Amazon Prime Video 

Os humanos vêm de Númenor para ajudar e conseguem capturar Sauron. No entanto, eles são enganados pelo vilão e tentam ir para Aman.

Porém, Eru se revolta, destruindo a ilha em um evento chamado Akalabeth. Aqueles que sobraram chegam à Terra-média, fundando o Reino de Gondor e Arnor. Enquanto isso, Sauron une as forças do mal em Mordor partindo em direção à Guerra da Última Aliança. A partir dela, o Um Anel é roubado e Sauron é derrotado.

Terceira Era da Terra-média

Aqui chegamos ao que O Hobbit (1937) e O Senhor dos Anéis estabeleceram na literatura e também no cinema. A Grande Era se inicia com Isildur perdendo o Um Anel nos Campos de Lis. Nesse local, séculos mais tarde, Gollum encontra seu precioso e fica obcecado com ele.

Os espectros do anel se reúnem em Angmar e destroem o Reino de Arnor. Gondor resiste e cria uma aliança com Rohan. Aragorn, inclusive, é descendente dos Reis de Arnor. A partir dele, junto da Sociedade do Anel, formada por personagens que já conhecemos muito bem, o Um Anel é destruído.

(New Line Cinema/Reprodução)(New Line Cinema/Reprodução)Fonte:  New Line Cinema 

Vale lembrar que em O Hobbit, Bilbo encontra-se com Gollum, capturando seu precioso e o passa diretamente a Frodo. Lembra-se ainda de Aragorn? O humano casa-se com Arwen e seu filho, Eldarion, se torna o primeiro Rei de Gondor, surgindo assim a Quarta Era.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber tudo sobre obras literárias.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.