Senhor dos Anéis: sequência correta para assistir aos filmes

4 min de leitura
Imagem de: Senhor dos Anéis: sequência correta para assistir aos filmes
Imagem: IMDb/Reprodução

Geralmente, os fãs de fantasia passam pela obra de J.R.R. Tolkien em algum momento. Seja pelos livros, seja pelos filmes (como a trilogia O Senhor dos Anéis), seja pela influência que a gigantesca obra do escritor deixou. Tudo começou em 1937, quando ele publicou O Hobbit, um conto de fadas com elfos, orcs, dragões e um pequeno ser, que dá nome ao livro.

A aventura de Bilbo Bolseiro ganhou o mundo e não demorou para que o editor do Tolkien encomendasse um segundo livro, com a exigência que tivesse mais hobbits. Mal sabia ele que o escritor estava trabalhando em uma obra tão gigantesca, que jamais iria conseguir ver sua conclusão em vida. Em 1954, ele entregou O Senhor Dos Anéis, um livro gigantesco, com apêndices, mapas, inúmeros povos, línguas inventadas pelo próprio Tolkien, descrevendo um mundo ainda maior e mais complexo do que aquela obra conseguia apresentar de fato.

E, por esse motivo, não foram poucas as tentativas de adaptar essa colossal história para o cinema. A mais bem-sucedida delas teve início em 2001, quando o cineasta Peter Jackson lançou O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel. Era o início do que muitos fãs de Tolkien acreditavam ser impossível, mas o cineasta acabou acertando, presenteou-nos com uma das melhores trilogias da história do cinema e depois ainda foi convidado para comandar a adaptação de O Hobbit.

Abaixo, nós apresentamos um guia para novos fãs e para quem tem interesse em conhecer mais da Terra Média, mas não sabe por onde começar, e saber qual é a sequência correta das obras. A trilogia O Senhor dos Anéis pode ser encontrada no HBO Max. Já O Hobbit só está disponível para aluguel por meio da Apple TV+.

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)

A saga começa com O Hobbit: Uma Jornada Inesperada. O filme acompanha Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), um hobbit que vive no condado e evita a todo o custo se envolver em problemas. Tudo muda quando, repentinamente, o mago Gandalf (Ian McKellen) aparece em sua casa na companhia do anão Thorin (Richard Armitage) e seus amigos. Assim começa a jornada que irá levar até Bilbo um anel e colocará nas mãos (ou no dedo) do pequeno Hobbit o futuro de toda a Terra Média.

O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)

Após iniciarem a jornada para recuperar o ouro dos anões, Thorin, Gandalf e Bilbo Bolseiro seguem em direção à Montanha Solitária. É lá que está a Pedra de Arken, que ele precisa para recuperar o respeito de todos os anões e enfim poder tentar retomar seu reino. Porém, para isso eles precisarão enfrentar Smaug (Benedict Cumberbatch), um terrível dragão que protege o tesouro do qual a Pedra de Arken faz parte.

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)

A trilogia acaba com Smaug sendo expulso de Erebor, a Montanha Solitária, e os anões recuperando seu tesouro. Porém, a notícia de que há riquezas além do que qualquer um poderia imaginar se espalha, e agora os anões devem impedir a entrada de elfos, humanos e orcs na montanha. Enquanto isso, Bilbo Bolseiro e Gandalf se juntam para tentar impedir a iminente guerra.

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

Muitos anos depois de Bilbo (Ian Holm) viver sua aventura com Gandalf e os anões, ele está de volta ao condado, vivendo agora com seu sobrinho, Frodo Bolseiro (Elijah Woods). Durante a celebração do seu 111° ele decide sair do condado, dessa vez para nunca mais voltar, e deixa com Frodo o anel. Porém, existem muitas forças do mal atrás dessa poderosa joia, inclusive Sauron, o seu criador, que precisa do anel para voltar à sua forma corpórea e dominar a Terra Média. Para evitar isso, Frodo irá contar com a ajuda de Aragorn (Viggo Mortensen), Boromir (Sean Bean), Legolas (Orlando Bloom), Gimli (John Rhys-Davies) e os hobbits Sam (Sean Astin), Merry (Dominic Monaghan) e Pippy (Billy Boyd) para levar o anel até Mordor, único local onde ele pode ser destruído.

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)

Com Merry e Pippin capturados pelos orcs e Boromir morto em batalha, após cair em tentação pelo anel, a sociedade se separa. Frodo e Sam partem sozinhos para Mordor e, no caminho, encontram Gollum (Andy Serkins), o antigo dono do anel, que fará de tudo para tê-lo de volta. Enquanto isso, Aragorn, Legolas e Gimli decidem resgatar os hobbits capturados. Apesar disso, o destino da Sociedade do Anel ainda está longe de estar completamente afastado.

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

A conclusão da épica saga criada por J.R.R. Tolkien mostra a resistência final dos povos livres da Terra Média, quando Sauron manda seus exércitos para as muralhas de Gondor. Aragorn, Legolas e Gimli se juntam aos cavaleiros de Rohan, para impedir a tomada da cidade branca, enquanto Frodo, Sam e Gollum tentam entrar sem serem vistos em Mordor para dar fim ao anel.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.