Grey’s Anatomy: 7 casos reais retratados na série

Imagem de: Grey’s Anatomy: 7 casos reais retratados na série
Imagem: ABC/Divulgação

Grey’s Anatomy não é uma série médica conhecida pelo primor na representação do cotidiano médico, mas isso não parece ser um problema para os fãs do programa criado por Shonda Rhimes. Entretanto, para a surpresa de muitos espectadores, nem tudo no seriado fica tão longe da realidade.

Isso porque há casos reais em Grey's Anatomy ao longo dos 400 episódios exibidos nas 18 temporadas que já foram ao ar. A peculiaridade de muitos desses acontecimentos pode levar o espectador a duvidar da veracidade deles, mas eles são fatos.

Conheça sete histórias reais que viraram inspiração para episódios do seriado.

1. Mulher com múltiplos orgasmos espontâneos (2ª temporada, episódio 18)

Em “Yesterday”, episódio 18 da 2ª temporada da série, uma mulher dá entrada no Seattle Grace após sofrer um acidente de carro, com suspeita de convulsões em virtude de epilepsia. No entanto, o caso passa bem longe disso. A paciente é diagnosticada com um caso raro de múltiplos orgasmos espontâneos.

Zoanne Clack, produtora-executiva de Grey's Anatomy — e médica —, contou em entrevista que a equipe havia lido um artigo em um jornal médico a respeito de uma mulher que pretendia fazer uma cirurgia porque tinha orgasmos espontâneos. A condução da equipe de roteiristas foi feita de maneira a encaixar a história da moça na trama da série para que fizesse sentido.

2. Homem grávido (2ª temporada, episódio 7)

Outro caso retratado na série médica tem relação direta com estudos conduzidos pela equipe de consultoria do programa. A ideia, que partiu dos roteiristas, era retratar um homem que tivesse positivado para a gravidez. A solução encontrada foi recorrer a um tumor raro chamado teratoma.

O teratoma libera no organismo humano o hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG), presente em grandes concentrações no início da gestação, o que o torna um excelente marcador para testes de gravidez. Esse tumor é bastante raro, mas serviu de inspiração para a elaboração do episódio.

3. Homem com um peixe no pênis (3ª temporada, episódio 21)

Em “Desire”, 21º episódio da 3ª temporada do programa, mais um relato de caso lido em jornal médico serviu de inspiração para o time de redatores. A equipe de consultoria encontrou a história de um peixe de origem amazônica que segue o fluxo de urina até o pênis e pode entrar na uretra. Mas fique tranquilo, pois os casos são bem raros.

Curiosamente, a ideia para esse episódio de  Grey's Anatomy surgiu antes de a equipe conseguir fundamentá-lo. Por essa razão, ficou guardado durante toda a 1ª e a 2ª temporada. Ao se depararem com o relato de um homem que passou por esse problema ao urinar em um rio na região amazônica, o episódio foi finalizado.

4. Garota que viveu sem coração (6ª temporada, episódio 10)

O episódio de Dia de Ação de Graças “Holidaze” contou, entre outras coisas, a história da personagem interpretada por Danielle Panabaker, que sofria de problemas cardíacos e foi mantida viva por meio do uso de uma máquina capaz de bombear o sangue pelo corpo. O equipamento a ajudou enquanto ela aguardava o transplante do novo coração.

A trama foi parcialmente inspirada na história da adolescente norte-americana D’Zhana Simmons. A jovem de apenas 14 anos não contou com o uso de um equipamento eletrônico, tampouco esperou pouco tempo. Através de bombeamento artificial, D’Zhana foi mantida viva por 118 dias, até que um segundo transplante fosse realizado.

5. Rapaz com o corpo preso no cimento (4ª temporada, episódio 17)

Na segunda parte de “Freedom”, episódio final da 4ª temporada, um rapaz dá entrada no Seattle Grace com o corpo totalmente coberto de cimento. A ideia para esse episódio partiu da própria criadora da série médica, Shonda Rhimes. O time de consultores passou semanas pesquisando em periódicos médicos relatos semelhantes à ideia proposta por Shonda.

O máximo que encontraram foram histórias de pacientes que tiveram partes — braços e pernas, especialmente — cobertas por cimento. Dessa forma, adaptaram o episódio levando em consideração os efeitos relatados. “Freedom” foi pensado para reunir todos os personagens.

6. Homem que engoliu 10 cabeças de boneca Judy (2ª temporada, episódio 2)

“Enough is Enough” é o episódio do seriado com um dos casos mais cômicos de todas as 18 temporadas. Nele, um homem é admitido como paciente do Seattle Grace por ter ingerido nada menos que dez cabeças de boneca Judy, uma antiga e tradicional boneca dos Estados Unidos, semelhante à Barbie.

Para criar o episódio, a equipe de roteiristas contou com o suporte dos consultores do programa, que levantaram em periódicos médicos histórias de pacientes que foram internados pela ingestão de objetos estranhos.

7. O “homem-árvore” (7ª temporada, episódio 3)

Em “Superfreak”, 3º episódio da 7ª temporada, um dos casos reais mais bizarros em Grey's Anatomy foi ao ar. A equipe de consultoria teve acesso à história de um jovem indiano cuja doença fazia crescer nas mãos algo semelhante a galhos de árvores.

O time precisou conversar com especialistas, já que a característica da doença envolvia o isolamento em uma vila remota, sem acesso a cuidados. Para compor o episódio, o personagem ganhou a história de ser um homem recluso. O capítulo é recordado por praticamente todo fã do programa.

Você assistiu a algum desses? Apostamos que você nem tinha imaginado que eles eram baseados em fatos reais, né? Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e mostre para o mundo esses casos bizarros.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.