9 fatos para você entender por que Meu Amigo Totoro é tão amado

Imagem de: 9 fatos para você entender por que Meu Amigo Totoro é tão amado
Imagem: Toho

Meu Amigo Totoro é um dos filmes do Studio Ghibli mais aclamados pelo público e pela crítica especializada. O motivo de tanto sucesso, está principalmente na emocionante história que ele conta e na genialidade por trás de direção de Hayao Miyazaki.

Para relembrarmos alguns aspectos do longa e para incentivar aqueles que ainda não assistiram a ver agora mesmo, listamos nove fatos sobre Meu Amigo Totoro para você entender por que ele é tão amado.

Confira abaixo!

1. Miyazaki tem uma casa na cidade onde o filme se passa

(Toho/Reprodução)(Fonte: Toho/Reprodução)Fonte:  Toho 

Em Meu Amigo Totoro, Miyazaki levou seus espectadores para Tokorozawa, cidade com a qual o cineasta tem relação de afeto e uma casa. Todo esse envolvimento emocional de Miyazaki fez que o filme explorasse ainda mais os detalhes dos cenários e a visão sentimental que ele tem da cidade.

Atualmente, a área explorada no filme é apelidada de "Floresta de Totoro", tendo inclusive uma estátua de Tororo na casa Kurosuke para a visitação.

2. O filme ganhou uma série de prêmios

(Toho/Reprodução)(Fonte: Toho/Reprodução)Fonte:  Toho 

Desde o seu lançamento, Meu Amigo Totoro foi fortemente elogiado por críticos de diversas nacionalidades, o que fez que o filme também recebesse uma grande quantidade de indicações em premiações. Ele ganhou a categoria de "Melhor Filme" em: Kinema Junpo Awards, Readers' Choice Award e Mainichi Film Concours.

Além disso, Miyazaki conseguiu uma forte visibilidade ao redor do mundo, o que fez que seus lançamentos posteriores também se tornassem um grande sucesso.

3. O filme aborda temas importantes

(Toho/Reprodução)(Fonte: Toho/Reprodução)Fonte:  Toho 

Mesmo tendo sido lançado na década de 1980, quando as discussões sobre questões ambientais ainda não tinham tanta força como na atualidade, Miyazaki já refletia sobre a relação do homem com a natureza. Com influência do xintoísmo, uma religião tradicional do Japão, o longa abordou o respeito a natureza e a conexão do ser humano com o mundo espiritual.

4. Serviu de inspiração para outras animações

(Toho/Reprodução)(Fonte: Toho/Reprodução)Fonte:  Toho 

Apesar de não ter sido um grande sucesso de bilheteria logo quando foi lançado, Meu Amigo Totoro serviu de influência para grandes cineastas. Como exemplo, os produtores das animações Toy Story e Up — Altas Aventuras, foram fortemente influenciados pela forma como Miyazaki construiu o trabalho no filme.

De acordo com o site Screenrant, John Lasseter, diretor de criação da Pixar, e Peter Docter, animador da Pixar, comentaram em entrevistas posteriores sobre a revolução que o cineasta japonês causou no mundo das animações com o seu trabalho.

5. É uma história com começo, meio e fim

(Toho/Reprodução)(Fonte: Toho/Reprodução)Fonte:  Toho 

Meu Amigo Totoro pode ser considerado uma história completa, visto que o filme tem começo, meio e fim, não dando abertura para futuras continuações. Apesar de muitos fãs desejarem ter um pouco a mais do universo explorado no longa, é possível encontrar apenas pequenas referências do filme em outras produções do cineasta ou mesmo de outros estúdios.

6. Totoro se tornou um ícone cultural

(Toho/Reprodução)(Fonte: Toho/Reprodução)Fonte:  Toho 

Totoro, o espírito da floresta abordado no filme, agradou tanto o público que ele se tornou um grande ícone cultural. Exemplo disso, é que o personagem apareceu em uma série de produções posteriores, como The Sandman: Brief Lives, Bob Esponja Calça Quadrada, As Meninas Superpoderosas, entre outros.

7. Apresenta duas irmãs como heroínas do filme

(Toho/Reprodução)(Fonte: Toho/Reprodução)Fonte:  Toho 

Outro ponto muito destacado por fãs e pela crítica em relação a Meu Amigo Totoro está no fato dele ter envolvido o público na história de duas irmãs, que se tornaram heroínas para milhares de pessoas ao redor do mundo. Apesar de a ideia inicial de Miyazaki ter sido a de colocar uma mulher solteira, o portal Screenrant aponta que a sua mudança de ideia foi um grande acerto para o sucesso do filme.

8. O filme faz referência a doença da mãe do cineasta

(Toho/Reprodução)(Fonte: Toho/Reprodução)Fonte:  Toho 

Como comentado algumas vezes pelo próprio Miyazaki, sua mãe sofria de tuberculose espinhal quando ele era criança, fazendo com que ela precisasse ficar de cama por diversos anos. De forma similar, a mãe de Mei e Satsuki no filme também sofriam de uma doença que a fez ficar doente por todo o longa. Muitos acreditam que esse enredo é nada mais que o cineasta relembrando sentimentos de sua infância.

9. Meu Amigo Totoro rendeu diversas teorias

(Toho/Reprodução)(Fonte: Toho/Reprodução)Fonte:  Toho 

Meu Amigo Totoro já rendeu diversas teorias da conspiração desde que foi lançado. Como exemplo, muitas pessoas acreditavam que ele teria sido inspirado em Alice no País das Maravilhas ou mesmo que Mei está morta durante o filme e que Totoro é na verdade um Deus que veio lhe direcionar pelo mundo espiritual.

No entanto, felizmente essas histórias não passam de teorias uma vez que o Studio Ghibli divulgou uma nota no passado desmentindo a maioria dos boatos que foram inventados.

Ficou curioso para assistir ou rever o filme? Então saiba que ele está disponível para todos os assinantes da Netflix. Aproveite para deixar seu comentário abaixo e fique ligado no TecMundo para não perder nenhuma novidade sobre diversos assuntos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.