Ucrânia e Rússia: 6 produções sobre os conflitos entre os países

Imagem de: Ucrânia e Rússia: 6 produções sobre os conflitos entre os países
Imagem: Getty Images/Reprodução

A Rússia deu início na madrugada desta quinta-feira (24) a um ataque aéreo a mais de dezesseis regiões ucranianas, incluindo a capital do país, Kiev. Além dos ataques aéreos, as tropas russas deram início a entrada pelo norte, sul e também leste do país, onde os soldados ucranianos registraram as primeiras derrotas frente ao que seria o começo do ataque russo.

A ofensiva ordenada por Vladimir Putin provocou um clamor mundial ao que os Estados Unidos chamou de “ataque injustificado”.

O conflito entre ambos os países não é claro para todos. Dessa forma, veja abaixo uma relação de produções que retratam de maneira ímpar as tensões e os confrontos econômicos que levaram à tensão entre Rússia e Ucrânia.

Diante dos atuais acontecimentos, acaba sendo fácil se perder frente a tantas nuances, que nos levam a séculos atrás e acontecimentos pouco conhecidos e outros que foram marcantes para a história da humanidade.

Entender o conflito e a história de ambos os países é fundamental nesse momento em que estamos próximos de uma possível guerra de proporções mundiais, na qual a Rússia detém de um poderoso arsenal nuclear.

6 - Catarina, A Grande

(Fonte: HBO/Divulgação)(Fonte: HBO/Divulgação)Fonte:  HBO 

Catarina, A Grande é uma minissérie de 2019 que retrata o reestabelecimento do Império russo, no século dezoito, nos últimos anos de governo da monarca Catarina que, ao lado de seu amado, traça um plano que leva a expansão do território russo sobre áreas ucranianas, mais especificamente na região da Crimeia, ponto estratégico para ambos os países.

A Crimeia hoje está sob domínio russo novamente desde 2014 após invasão e anexação à Rússia. Apesar de ter sido mundialmente condenada pela atitude, a Rússia alega que a região apresenta fortes laços culturais e igualmente históricos com o povo russo.

5 - Chernobyl

(Fonte: HBO/Divulgação)(Fonte: HBO/Divulgação)Fonte:  HBO 

Chernobyl é uma série premiada que retrata exatamente como a burocracia russa tentou esconder os impactos no local e mais especificamente os riscos decorrentes dos altos níveis de radiação liberados em Chernobyl. Hoje, Chernobyl é uma cidade-fantasma que está há aproximadamente noventa quilômetros da capital ucraniana, Kriev.

O acidente nuclear em Chernobyl ocorreu em 26 de abril de 1986 após explosão de um reator, o que tornou o local inabitado.

4 - O Senhor das Armas

(Fonte: Lionsgate/Divulgação)(Fonte: Lionsgate/Divulgação)Fonte:  Lionsgate 

O filme é de 2005 e retrata perfeitamente o ambiente que ficou após o fim da Guerra Fria, na área que pertencia à União Soviética, atual Rússia. No filme, o personagem interpretado por Nicolas Cage se aproveita das armas abandonadas no local para fazer comércio, o que traz para o espectador uma visão de como a guerra pode ser lucrativa, desde que você esteja do lado certo.

Isso porque o personagem de Cage, que corresponde a um traficante de armas ucraniano começa a fazer dinheiro se aproveitando do crescimento do terrorismo, assim como da queda e do colapso da União Soviética, bem como do fim da Guerra Fria.

3 - Entrevistas com Putin

(Fonte: Showtime/Divulgação)(Fonte: Showtime/Divulgação)Fonte:  Showtime 

Entrevistas com Putin é um documentário do cineasta Oliver Stone que busca apresentar o líder russo de uma maneira um pouco diferente da imprensa tradicional do Ocidente. Isso porque, segundo Stone, a maneira como Putin é retratado está carregado de ideologia e que ele é mais do que apenas um tirano de um país distante.

O documentário polêmico com quatro episódios pode causar estranheza para quem está acostumado a ver matérias sobre Vladimir Putin vinculadas na imprensa tradicional

2 - As Testemunhas de Putin

(Fonte: Hypermarket Films/Divulgação)(Fonte: Hypermarket Films/Divulgação)Fonte:  Vivo Play 

Por falar em Putin, As Testemunhas de Putin é um documentário de 2018 que permite conhecer como o ex-agente de espionagem ascendeu ao controle político e é hoje o presidente de uma das nações com o maior poder de armamento nuclear do mundo.

Dirigido por Vitaly Mansky, o documentário não fica apenas no raso e traz detalhes de toda a trajetória de Putin, que é o líder russo desde 1999.

1 - Bad Roads

(Fonte: Kristi Films/Divulgação)(Fonte: Kristi Films/Divulgação)Fonte:  Kristi 

Bad Roads é um filme comovente de 2020 que vai além do cenário de conflito entre ambos os países e traz histórias de pessoas que estão submersas nesse confronto. O filme traz ao espectador a história de quatro personagens que permeiam as estradas de Donbass, que faz fronteira entre a Ucrânia e a Rússia.

O filme perpassa a história dessas pessoas no momento em que o conflito ocorre sem que chame a atenção do mundo como agora.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.