Star Trek: 10 vezes em que a série conseguiu prever o futuro

Imagem de: Star Trek: 10 vezes em que a série conseguiu prever o futuro
Imagem: NBC/Reprodução

Lançada originalmente em 1966, a série Star Trek trouxe grandes inovações para o público, também dando início a uma das franquias de ficção científica mais prolíferas da história.

Com seus personagens cativantes, episódios inteligentes e narrativa envolvente, os roteiristas conseguiram deixar sua imaginação fluir em níveis astronômicos, inclusive, prevendo algumas questões tecnológicas que são muito comuns nos dias atuais.

Portanto, confira essa lista repleta de invenções que Star Trek apresentou anteriormente falando sobre o futuro!

10. Controle por voz

(CBS/Reprodução)(CBS/Reprodução)Fonte:  CBS 

Embora esse item não seja exclusivo da franquia Star Trek, afinal, muitos outros filmes e também séries de ficção científica abordaram conversas entre homem e computador, o que chama a atenção é que, nos dias atuais, com um simples comando de voz, é possível realizar pesquisas, marcar assuntos na agenda e também conferir e-mails em dispositivos digitais.

Os computadores em Star Trek estavam equipados com o sistema operacional LCARS em TNG,  sendo capazes de fazer qualquer coisa, desde cálculos complexos até a manutenção e diagnósticos da nave.

9. Tudo em um só lugar

(NBC/Reprodução)(NBC/Reprodução)Fonte:  NBC 

Uma das facilidades tecnológicas mais impressionantes dos últimos tempos é a possibilidade de realizar todas as suas ações em um único local, seja em um tablet ou em um smartphone — carregando o dispositivo em questão para todos os lados com facilidade e sem ocupar espaço.

Nos episódios da série, o PADD (Personal Access Display Device) cumpria essa função de uma forma muito eficaz, prevendo a nossa realidade atual, sem sombra de dúvidas.

8. Substâncias sintéticas

(CBS/Reprodução)(CBS/Reprodução)Fonte:  CBS 

Nos últimos anos, diversas empresas desenvolveram grandes pesquisas relacionadas à descoberta de substâncias sintéticas para criação de carnes vegetais que tivessem o mesmo gosto e a textura das originais. Em alguns episódios da série original da franquia, a tripulação da Enterprise desfrutava dessas carnes cultivadas em laboratórios como uma opção para sua condição específica.

Os personagens degustavam tudo como se aquilo fosse ainda mais saboroso do que o real. Além disso, havia também uma bebida alcoólica sintética com todas as coisas boas associadas à real, mas sem nenhum dos seus efeitos prejudiciais.

7. Tradutores instantâneos

(NBC/Reprodução)(NBC/Reprodução)Fonte:  NBC 

Se antigamente era preciso ter um dicionário em mãos para saber o significado das palavras e também fazer traduções, hoje em dia há mecanismos mais ágeis para que tudo seja transcrito em qualquer idioma que seja. Com uma rápida pesquisa, é possível saber como escrever, ler e pronunciar palavras em outras línguas. Além disso, há aplicativos que conseguem traduzir textos de imagens em tempo real.

Dessa maneira, vale lembrar que todas as tripulações das várias naves da Enterprise conseguiam interagir com diferentes espécies alienígenas sem qualquer tipo de problema usando seus tradutores universais — muito parecidos com o que conhecemos atualmente.

6. Impressões em 3D

(NBC/Reprodução)(NBC/Reprodução)Fonte:  NBC 

Em The Next Generation, lançada em 1987, os espectadores assistiram os membros da Frota Estelar recriando diversos objetos com facilidade ao desenvolvê-los em impressoras 3D. Assim como no tempo presente, esses dispositivos conseguem fazer verdadeiros milagres e ajudar até mesmo no avanço da medicina.

5. Óculos inteligente

(NBC/Reprodução)(NBC/Reprodução)Fonte:  NBC 

Em Star Trek: Deep Space Nine, de 1993, um óculos inovador surgiu de um jeito bastante interessante. O dispositivo em questão permitia que os personagens conseguissem ter exibições de diversos dados ao alcance de seus olhos.

Quem utiliza óculos para os mais variados fins também tem essa possibilidade em nossa época, com programas específicos desenvolvidos por empresas de tecnologia, como o Google.

4. Fone de ouvido Bluetooth

(NBC/Reprodução)(NBC/Reprodução)Fonte:  NBC 

Em nossa época, as pessoas se acostumaram tanto com a presença dos sinais Bluetooth e Wi-Fi que o céu parece ser o limite. Apesar de muitas pessoas terem aderido aos Fone de ouvido Bluetooth para ouvir músicas e conversar com pessoas pelo celular ou computador atualmente, na série original de Star Trek isso parecia revolucionário. A Tenente Uhura (Nichelle Nichols) foi uma das primeiras a lançar essa tendência sem fio.

3. Realidade virtual

(NBC/Reprodução)(NBC/Reprodução)Fonte:  NBC 

Ao utilizar as tecnologias TNG, os tripulantes da Enterprise conseguiam realizar, literalmente, qualquer tipo de ação, incluindo uma navegação avançada por meio da realidade virtual.

Nos anos 1960, essa ideia parecia longínqua, mas, como podemos perceber, essa questão já está presente em nosso cotidiano. Seja em videogames ou cinemas, basta colocar um óculos de realidade virtual para se encontrar em um novo mundo.

2. Tela sensível ao toque

(NBC/Reprodução)(NBC/Reprodução)Fonte:  NBC 

De forma muito prática, Star Trek colocou seus personagens interagindo com diversas telas que também eram sensíveis ao toque. De dez anos para cá, isso é algo corriqueiro, mas no passado era bastante distante e futurístico pensar que, com um simples toque em uma tela, as coisas pudessem ser movidas, arrastadas, digitadas, entre outras possibilidades.

1. Chamadas de vídeo

(NBC/Reprodução)(NBC/Reprodução)Fonte:  NBC 

Em tempos pandêmicos, muitas aulas, reuniões e encontros tiveram de ser adaptados para o ambiente virtual. Com aplicativos específicos, é possível interagir com pessoas de diversos lugares do mundo que também possuírem acesso à internet. Em Star Trek, essa tecnologia foi apresentada de uma forma surpreendente e utilizada em diversos episódios como algo bastante comum.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.