As 13 séries de adolescentes mais famosas da Netflix

6 min de leitura
Imagem de: As 13 séries de adolescentes mais famosas da Netflix

Ah, os dramas da juventude! Seus conflitos e amores intensos, suas guerras entre grupinhos de afinidade, suas dúvidas existenciais e aquela pitada inconveniente de egoísmo. O universo particular de quem vivencia a fase que vai do fim da infância até o início da fase adulta fornece um rico material para produções de cinema e TV, afinal há várias searas a serem exploradas.

Não é à toa que algumas das séries mais bem-sucedidas até agora utilizam essa temática como plano de fundo de histórias dos mais diversos gêneros – romances, dramas, suspenses, crimes, ficção científica, desastres naturais e apocalipses.

Algumas séries incluem arcos desse tipo em suas histórias, com é o caso de Gilmore Girls e Perdidos no Espaço. Na primeira, a vida de uma mãe e uma filha é o centro da história, mas as dúvidas e os conflitos típicos da idade de Rory ocupam uma grande parcela da história. O mesmo vale para a segunda, cujo foco central é na família que está explorando o espaço, mas encontramos tempo para que os filhos dos Robinson consigam viver romances e odiar todo mundo.

Outras, no entanto, estão focadas especificamente em entender a cabecinha desses seres que estão prestes a se tornarem adultos. Buffy: A Caça-Vampiros, por exemplo, tem tudo o que uma série adolescente pode pedir, com o plus de que a protagonista precisar caçar e matar criaturas do mal que assombram a Terra. Infelizmente, esta e outras do gênero já não estão mais disponíveis na Netflix, mas reunimos aqui 13 títulos voltados ao mundo adolescente que você não pode deixar de ver.

1. 13 Reasons Why

https://tm.ibxk.com.br/embed/0XuOkYlUWIs">https://www.youtube.cohttps://tm.ibxk.com.br/embed/0XuOkYlUWIs

Para abrir esta lista, um supersucesso da Netflix é a série produzida por Selena Gomez que conta a história de Hannah Baker (Katherine Langford) sob sua própria perspectiva, a partir do momento em que ela comete suicídio. Antes de morrer, Hannah grava fitas com os 13 motivos pelos quais ela escolheu tirar a própria vida.

Com um elenco extremamente talentoso, uma temática polêmica e uma narrativa que dialoga com o público adolescente, 13 Reasons Why é um verdadeiro fenômeno do streaming.

2. Atypical

https://www.youtube.com/embed/ieHh4U-QYwU

O universo do autismo é um mistério para muita gente, da mesma forma como a adolescência é um período conturbado para tantas outras. Agora, imagine juntar as duas coisas.

Sam Gardner (Keir Gilchrist) é um jovem que faz parte do espectro autista e está prestes a iniciar sua vida amorosa. Como ele e sua família vão vivenciar essa fase da vida de Sam, agora que ele não é mais uma criança? A série mostra diferentes perspectivas com sensibilidade e atenção a todos os personagens e como eles são afetados pela condição do adolescente.

3. On My Block

https://youtu.be/thGENa7tKGQ

Goodbye, romance. Hello, drama. Bem-vindo ao Ensino Médio, onde tudo começa a acontecer e também tudo pode dar certo. Para isso, você só precisa seguir algumas regras: esteja preparado, mantenha-se junto de seus amigos e tenha um grupo.

A história de On My Block se centra em Monse (Sierra Capri), Ruby (Jason Genao), Jamal (Brett Gray) e Cesar (Diego Tinoco), jovens inteligentes e bem-humorados que tentam entender o que está acontecendo no mundo.

4. Os Inocentes

https://www.youtube.com/embed/en4ECRmZzqM

Ser jovem já não é fácil quando você vê sua vida de criança se transformar em uma de adulto. Se, junto a isso, você descobre que também consegue transformar seu rosto e ter outras aparências, qual é sua reação?

Bem, fugir do próprio corpo é algo com que muitos adolescentes sonham, mas não é o caso de June (Sorcha Groundsell). Quando descobre que herdou de sua mãe a capacidade de se transfigurar, a jovem acaba envolvida em todo um esquema assustador que pode colocar em risco sua vida e as das pessoas de quem ela gosta.

5. Pretty Little Liars

Spencer (Troian Bellisario), Hanna (Ashley Benson), Aria (Lucy Hale), Emily (Shay Mitchell) e Alison (Sasha Pieterse) não são do mal, mas também não são pessoas fáceis. Típicas adolescentes norte-americanas, elas não desgrudam uma da outra, até que Alison desaparece, e as amigas começam a receber mensagens misteriosas.

Uma versão teen de Desperate HousewivesPretty Little Liars mistura dramas da idade a uma trama elaborada de chantagem e suspense que é a receita perfeita para prender a atenção do espectador.

6. Riverdale

https://tm.ibxk.com.br/embed/HxtLlByaYTc">https://www.youtube.cohttps://tm.ibxk.com.br/embed/HxtLlByaYTc

Baseada em uma história em quadrinhos, Riverdale explora o cotidiano de uma cidade pequena que esconde mistérios, intrigas e um crime.

A série explora um universo onde adolescentes são colocados em situações atípicas e precisam se tornar adultos antes da hora, lidando com questões que vão além de sua faixa etária.

7. Shadowhunters

https://www.youtube.com/embed/oHEz1oT01tg

Desde os tempos de Buffy: A Caça-Vampiros, nós amamos adolescentes combatendo demônios e similares. Shadowhunters é baseada nos livros "Os Instrumentos Mortais" e se centra em Clary Fray (Katherine McNamara), uma jovem que pensava ter uma vida comum, mas descobre que faz parte de um grupo de defensores da humanidade que precisa lutar contra diversos tipos de criatura.

8. Skins

Sete temporadas de muita azaração, dramas exagerados e muito romance à flor da pele. Criada por Jamie Brittain e Bryan Elsley, Skins foi ao ar entre 2007 e 2013 e se centra em um grupo de adolescentes britânicos que vivem em conflito com seus pais e professores, enquanto também tentam se entender entre si.

9. Stranger Things

https://tm.ibxk.com.br/embed/b9EkMc79ZSU">https://www.youtube.cohttps://tm.ibxk.com.br/embed/b9EkMc79ZSU

Barulhos sinistros rondam a cidadezinha de Hawkins, Indiana, em uma noite que parecia normal. Nela, Will Byers (Noah Schnapp) desaparece enquanto está voltando para casa; na mesma noite, uma garota sem nome aparece e é acolhida pelos amigos de Will. Daí por diante, as vidas dos quatro meninos e de suas famílias viram a maior confusão.

Talvez seja a história envolvente, os protagonistas nessa fase entre fim da infância e início da adolescência ou talvez seja a estética dos anos 80 e o turbilhão de referências nerd e à cultura pop. Seja pelo que for, a verdade é que o sucesso de Stranger Things não é nada estranho. Se você procura algo para ver e ainda não começou essa série, coloque já na sua lista.

10. Teen Wolf

https://www.youtube.com/embed/89SgWUQtDaM

Tyler Posey é Scott McCall, um jovem que é mordido por uma criatura enquanto andava pela floresta, acaba manifestando algumas habilidades esquisitas, tornando-se um lobisomem. Teen Wolf é mais um caso de série cheia de problemas, mas quem liga, não é mesmo? Afinal, há adolescentes, casinhos de amor e os exageros dessa fase da vida, além de dramas sem solução e lutas de garras afiadas.

11. The End of the F***ing World

https://youtu.be/0DsRtDcsTHk

James (Alex Lawther) tem quase certeza de que ele é um psicopata com tendências assassinas, e ele já escolheu sua primeira vítima: Alyssa (Jessica Barden), que é uma jovem tão incomum quanto ele. Juntos, eles decidem começar a namorar, cada um com segundas intenções escondidas. O casal resolve fugir para seguir com seus planos, mas as coisas não acontecem exatamente como eles imaginavam.

12. The O.C.

The O.C.: Um Estranho no Paraíso é outro grande clássico do universo adolescente. Série que ajudou a alavancar a carreira de nomes como Peter Gallagher, Kell Rowan, Adam Brody, Rachel Bilson, Melinda Clarke e tantos outros atores, a produção se passa na vizinhança abastada de Newport Beach, em Orange County, na Califórnia.

Entre mansões e praias deslumbrantes, Sandy e seus mais novos conhecidos se relacionam, vivenciam seus conflitos familiares e se aproximam para sempre.

13. The Rain

https://www.youtube.com/embed/BZEUxZJbM5w

Uma misteriosa chuva começa e transforma as pessoas em criaturas violentas e estranhas, deixando o mundo em um estado pós-apocalíptico. Anos se passam desde que a primeira chuva caiu, e Simone (Alba August) e Rasmus (Lucas Lynggaard Tønnesen) decidem que é hora de sair do bunker em que seus pais os esconderam.

No entanto, o que eles encontram lá fora não é nada parecido com o que deixaram, e ambos, fragilizados, acabam sendo capturados por um grupo de adolescentes sobreviventes que estão em busca de segurança, comida e um pouco de paz.

The Rain é uma série escandinava que mistura uma fase complicada da vida a uma mais complicada ainda, a do mundo.

E você, qual é a sua série favorita sobre adolescentes?

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.