Não há como negar que, por mais que nem sempre contem com as especificações mais poderosas, os aparelhos da Apple são feitos com qualidade e têm o dom de deleitar o público de tal forma que eles acabam se tornando fãs da marca. Segundo um estudo recente da Argus Insights, no entanto, a Microsoft parece estar seguindo um caminho similar e mexendo cada vez mais com os sentimentos positivos dos seus clientes.

Intitulada “Batalha das Marcas 2015”, a pesquisa analisa as emoções das pessoas sobre várias empresas de tecnologia e os produtos que elas vendem. De acordo com a Argus, o trabalho revelou que, desde janeiro deste ano, os consumidores vêm demonstrando espasmos de alegria relacionados à empresa de Redmond, êxtase que seria primariamente motivado pelo tablet Surface Pro 3 e pelos smartphones Lumia mais recentes.

Alcançando a Maçã

Embora a Apple continue no topo do ranking de paixão dos compradores, a Microsoft tem se aproximado cada vez mais ao focar na construção de experiências baseadas em hardwares poderosos. Ao mesmo tempo, a pesquisa ressalta que a Samsung se aproveita do espaço relacionado a outras marcas e que empresas de peso como Google e Amazon, ao priorizarem aparelhos que atraem pelo preço baixo, não conseguem “enfeitiçar” o público.

A Argus afirma que os consumidores não se empolgaram com os aparelhos Nexus, Nest e Chromecast, fazendo com que a pontuação de “deleite” da Gigante das Buscas seja muito menor do que a de qualquer outra das marcas principais. No entanto, considerando que a Google jamais se esforçou para ser vista como uma produtora expressiva de hardware, a situação se torna mais compreensível.

No caso da Samsung, o estudo indica que os smartphones e tablets da empresa certamente agradam os consumidores, mas os produtos inteligentes para o lar e os dispositivos vestíveis da empresa aparentemente não conseguem ser vistos como atraentes. Ocupando o meio da tabela junto à empresa coreana, a Amazon consegue atrair com a Fire TV, mas é bastante insatisfatória no que diz respeito ao Fire TV Stick.

Como se faz

Para chegar a esses resultados, a Argus Insights realizou uma análise seletiva de avaliações e comentários em redes sociais feitos por consumidores do mundo todo, oferecendo uma “visibilidade compreensiva dos níveis de mercado, produto e atributo para determinar o que está deleitando e desapontando o público”. Dessa forma, a empresa afirma ser capaz de superar as estimativas dos analistas de Wall Street no que diz respeito às tendências de tecnologia.

Segundo a companhia, 942 mil avaliações de consumidores feitas entre janeiro e setembro foram analisadas para o estudo. Além disso, vale ressaltar que nenhuma das empresas incluídas no estudo são clientes da Argus, fato que dá um pouco mais de confiabilidade aos resultados. Ainda assim, é sempre importante lembrar que, como qualquer previsão e estimativa, nem sempre tudo é o que parece ser, e tendências que surgem em um momento podem sumir rapidamente.

Por que você acha que empresas como Apple e Microsoft conseguem conquistar tantos fãs para seus produtos? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: