Cada versão nova do Windows Live Messenger (ou MSN Messenger) é uma surpresa. Quando pensamos que os recursos mais interessantes já haviam sido aplicados ao sistema, novas funcionalidades surgem e outras vão embora. O problema é que nem sempre os usuários aprovam as versões mais recentes do mensageiro instantâneo mais utilizado entre os brasileiros.

Quando o MSN 2011 chegou às páginas do Baixaki, uma das maiores decepções que tivemos foi o fato de ele não rodar no Windows XP, que ainda é o mais utilizado por nossos usuários. Infelizmente a futura versão deve seguir este mesmo padrão, assim como aconteceu também com o navegador da Microsoft, o Internet Explorer.

Mesmo assim, os portadores do Windows Vista e Windows 7 já somam uma grande quantidade de usuários e quando chegar a próxima geração do Windows Live Messenger, estes poderão conhecer novas funcionalidades e novas alterações na interface do programa recordista de downloads do Baixaki.

Atual tela de login do sistema

Neste artigo, listamos algumas das possíveis novidades do sistema. Estudamos as últimas versões do MSN e também as tendências que a tecnologia está seguindo para tentar trazer o que há de mais provável para o futuro do software. O que se espera é que as integrações sejam expandidas e a comunicação volte a ser o foco principal do Windows Live Messenger.

Uma rede, muitos aparelhos

Quem possui smartphone sabe como é complicado utilizar o MSN por este tipo de dispositivo. O iOS até possui um aplicativo oficial da Microsoft, mas ele é um pouco travado e não oferece muitas das opções que podem ser encontradas na versão para Windows. Os usuários de Android precisam recorrer a clones do software para conseguirem se comunicar, como é o caso do MsnTalk.

Para o Mac OS X e Linux é a mesma história. O primeiro possui um aplicativo oficial que não permite uma utilização estável do modo offline em conversas e também não oferece recursos para conversas por câmera. Já o segundo conta apenas com clones, como o aMSN e o Emesene, ambos criados por desenvolvedores independentes.

Funcionamento no iPhone

Esperar que sejam lançadas versões idênticas para Linux e Mac OS X é um pouco demais, mas pelo menos os smartphones devem ser presenteados com este software de troca de mensagens de uma maneira mais completa. Smartphones e tablets são as verdadeiras promessas do futuro e a Microsoft não deve deixar essa chance passar por suas mãos.

O único fator que pode influenciar na decisão de não criar versões do MSN para iOS e Android é a chegada de novos aparelhos com o Windows Phone 7 e a necessidade de alavancar as vendas dos smartphones com este sistema. Fora isso, espera-se que a Microsoft pense nas vantagens de fornecer aplicativos para outras plataformas.

Melhorias nas videoconferências

Quem é que nunca utilizou a webcam para conversar com seus amigos ou matar as saudades de um primo distante? Pois é, o Windows Live Messenger também é muito recomendado para quem gosta de conversar por vídeo, em vez de utilizar apenas as mensagens de texto para se comunicar.

Mas é inegável que existe muita instabilidade no sistema de videoconferências do MSN. Não são raros os travamentos e muitos computadores não conseguem enviar as imagens de suas câmeras. Com melhorias no código do mensageiro instantâneo, esta instabilidade pode ser encerrada.

Videoconferência no MSN 2011

Fonte da imagem: Windows Live

Mas o melhor mesmo ainda está por vir. Seguindo a tendência imposta pelo Skype, o Windows Live Messenger deve chegar à versão 2011 com a possibilidade de conferências em grupo. Ou seja, em vez de apenas dois usuários conversando por câmera de vídeo, mais amigos poderão compartilhar suas imagens.

Melhor ainda se fosse possível integrar as plataformas, da mesma maneira que a Apple fez com o FaceTime. Mac OS X, iPhone e iPod Touch podem se comunicar sem problemas pelas câmeras utilizadas, conectando-se pelas IDs da própria Apple. Se a Microsoft seguir estes passos, smartphones e tablets também compartilhariam webcams por meio do MSN.

Funções mais diretas

Uma das maiores reclamações dos usuários do MSN é referente às redes sociais integradas na tela inicial do aplicativo. Além disso, o MSN Hoje ainda é um incômodo para muitas pessoas, ainda mais para quem tem computadores menos velozes, pois não são poucos os travamentos referentes ao carregamento de janelas indesejadas.

O que se espera de um programa tão utilizado quanto o Windows Live Messenger é que ele seja, no mínimo, simples. Considerando o fato de que muitos dos usuários do programa estão buscando apenas um meio de conversar com seus amigos, a Microsoft poderia transformar outras funcionalidades em opcionais que podem ser ativadas, mas não ocupam mais espaço do que o mensageiro na interface do programa.

Muitas funções disponíveis

Hoje, o MSN é repleto de animações e smiles, que muitos usuários acabam acionando de maneira equivocada e, assim, fazem com que os outros contatos acabem ficando irritados por causa das letras coloridas piscando na tela. Seria bastante interessante se a Microsoft criasse formas de deixar a comunicação mais direta.

Com o foco na comunicação, o MSN voltaria às raízes mais minimalistas. Um recurso que faz falta para muitos é o MSN Chat, que funcionava da mesma maneira que os ChatGroups, mas utilizava páginas próprias para o sistema. Os leitores mais antigos podem se lembrar dos famosos “martelos de coordenador” e “Trivia Games” (importados do sistema IRC) que alguns utilizavam nas salas de bate-papo.

Também faz falta a minimização para a Bandeja de sistema. No Windows 7, o MSN Messenger é minimizado para a Barra de tarefas, sendo necessário modificar algumas configurações para que o atalho do Windows Live Messenger possa ser colocado ao lado do relógio, da maneira que acontecia nas versões anteriores do Windows. Seria ótimo se a função voltasse a ser nativa.

Melhor aproveitamento das nuvens

Como a informática está cada vez mais portátil, torna-se mais seguro utilizar serviços que permitam a sincronização de arquivos entre vários computadores. O Windows Live Essentials já possui o aplicativo Sync, que sincroniza os computadores com o Microsoft Skydrive, também sincronizado ao Hotmail.

Sincronização com o Live Sync

Mas isso deve ser apenas o começo. Com o avanço da computação nas nuvens, é possível que a Microsoft melhore o sistema de sincronização entre outros elementos relacionados ao Windows Live Messenger. Compartilhamento de arquivos com outros usuários pode ser algo inédito e superior ao sistema atual, que demanda estabilidade na conexão entre os dois usuários.

Outro elemento que falta no MSN é o histórico online. Em cada computador utilizado, o MSN Messenger grava o histórico das conversas estabelecidas ali. Quando o usuário vai para outro computador, o histórico não é resgatado (algo que acontece no Skype). Se fosse salvo nas nuvens, haveria um log único para os bate-papos, sincronizando a conta com suas conversas.

Novas integrações

Apesar da integração com o Facebook, muitos ainda reclamam da falta de uma integração direta com o Twitter. Para que as mensagens enviadas no status do MSN cheguem ao Twitter, é necessário sincronizar o microblog ao Facebook e também sincronizar o Facebook ao Messenger. Um caminho direto pode ser muito útil para todos os usuários.

Outra integração que pode surgir (e que o Baixaki gostaria de ver) no MSN 2012 é com o Kinect.           Se as expectativas da liberação do sensor da Microsoft para computadores com Windows 7 forem confirmadas, possivelmente a próxima versão do mensageiro será compatível com as câmeras.

Várias integrações possíveis

Fonte da imagem: Windows Live

E não apenas para conversas por vídeo, mas também para comandos por gestos e – em uma expectativa um pouco sonhadora – games simples que poderiam ser  jogados entre os contatos. Seria um adicional aos tradicionais jogos do MSN (Damas, Copas e Campo Minado, por exemplo).

Devido ao número limitado de usuários com o sistema, estes jogos poderiam ser baixados em pacotes separados. Desta forma, chegamos a um outro ponto que vem incomodando os usuários do Windows Live Messenger há alguns anos.

Instalador independente e individual

Este é outro desejo que dificilmente veremos atendido. No começo da era MSN, o aplicativo podia ser baixado e instalado. Hoje, é necessário baixar o instalador para que ele possa realizar o download dos arquivos do programa, o que impede que usuários com internet discada possam instalar o aplicativo com facilidade.

Instalador do Live Essentials

Além disso, infelizmente o Windows Live Messenger é instalado com muitos recursos dispensáveis, sendo muito mais pesado do que poderia ser, se apenas o essencial fosse colocado nos computadores. Caso a instalação fosse personalizada e as funções fossem complementos, o sistema seria muito mais leve e dinâmico, sendo também muito mais agradável.

Busca refinada

Para adicionar um amigo à lista de contatos do MSN há duas formas. Inserindo o email do contato ou então procurando por ele nas páginas da Live, que são carregadas no navegador padrão do computador, não nas janelas do aplicativo. Se houvesse uma integração do sistema de buscas de contatos, a utilização do MSN Messenger seria muito mais simples.

Sistema de buscas do MSN

O Skype possui um bom modelo para isso. Sempre que os usuários desejam encontrar alguém, podem buscar por nome, sobrenome, login, email ou telefone, tudo diretamente na interface do programa. Mesmo que não seja uma função extremamente complexa, muitos sentem falta deste tipo de facilidade quando utilizam o MSN 2011.

.....

E você, o que espera da próxima edição do campeão de downloads do Baixaki? Será que nossos desejos serão transformados em realidade? Vale lembrar que estes tópicos levantados pelo Baixaki foram reunidos para mostrar o que mais faz falta no Windows Live Messenger, mas apenas os que podem realmente ser aplicados no sistema.

Sabemos que alguns dos itens citados podem não acontecer, mas temos certeza de que a maioria concorda que algumas alterações para deixar o MSN mais leve seriam bem aceitas. Deixe um comentário para contar o que mais faz falta no Messenger e também o que poderia ser deixado de lado na próxima versão.

Cupons de desconto TecMundo: