Qual é a resposta para a queda do mercado de tablets? Smartphones cada vez maiores, falta de uso prático ou a tendência por wearables paralelos? Na verdade, a resposta pode ser a junção de todos esses fatores. Contudo, esta é a primeira vez que o mercado de tablet marca declínio por um ano seguido.

O terceiro trimestre de 2015 registrou 48,7 milhões de unidades vendidas no mundo. Isso significa uma queda de 11,2% quando comparado ao mesmo período de 2014, segundo a companhia de pesquisas IDC.

A única coisa pétrea é o ranking de maiores vendedores: Apple em primeiro, Samsung em segundo e Lenovo fechando o TOP 3. Essa queda global, segundo a IDC, tem como culpa mercados mais maduros, como a América do Norte, a Europa Ocidental e a Ásia/Pacífico. Além disso, os cinco maiores fabricantes estão perdendo espaço para novas empresas — que também oferecem soluções mais baratas. Em 2014, 52,4% do mercado era dominado por cinco companhias. Hoje, este número é de 50,8%.

Apple, Samsung e Lenovo

O TOP 3 também sofreu uma queda nas vendas. Apple caiu 1,8 pontos e fechou uma fatia de 20,3%, enquanto a Samsung caiu 0,9 ponto e fechou 16,5% — e a distância entre as duas maiores fabricantes de tablets está diminuindo de tempos em tempos.

Já a Lenovo ganhou 0,9 ponto e fechou uma fatia de mercado de 6,3%. O ranking segue com a Asus (4%) e a Huawei (2,4%), que entrou na conta pela primeira vez neste ano.

E você? Acha que as vendas de tablets vão continuar caindo ou existe uma reviravolta? Diga nos comentários.

Você pretende comprar um tablet nos próximos meses? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: