Logo TecMundo
The BRIEF

Perplexity desiste de anúncios e critica propaganda nas IAs

Plataforma foi uma das primeiras a ter publicidade, mas voltou atrás depois de má recepção de testes do rival ChatGPT.

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule18/02/2026, às 13:00

A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity anunciou que não vai mais exibir anúncios no chatbot. Representantes da companhia confirmaram a mudança em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (16).

De acordo com os executivos, a empresa desistiu da implementação de publicidade e não está mais buscando novas parcerias no setor. Esse tipo de material estaria "desalinhado com o que os usuários querem" e não se conecta aos "negócios de precisão" que exigem "entregar a verdade e as respostas corretas".

smart_display

Nossos vídeos em destaque

"O desafio com anúncios é que o usuário simplesmente começa a duvidar de tudo... e esse é o motivo de nós não vermos isso como algo frutífero para focar no momento", disse um dos representantes, de acordo com o jornal Financial Times.

No lugar, a ideia da Perplexity é ampliar os esforços para chatbots específicos do mercado corporativo e produtos ou serviços pagos, segmentos em que ela ainda investe pouco e já é uma fonte estável de renda para concorrentes.

Anunciar ou não anunciar em IAs?

A Perplexity foi uma das primeiras plataformas de IA generativa a testar anúncios, iniciando a exibição de publicidade ainda em 2024. A mudança de rota tem a ver com acontecimentos recentes no setor.

Quer continuar informado sobre as novidades do setor de IA? Confira a seção especial sobre o tema no site do TecMundo!

star

Continue por aqui