A empresa de inteligência artificial (IA) Anthropic provocou a rival OpenAI. Em uma série de comerciais e uma postagem no blog da companhia, ela explicou o motivo de ser contra a presença de anúncios em chatbots, algo que em breve vai se tornar realidade no mercado.
A responsável pela plataforma Claude ainda confirmou que vai seguir como uma plataforma livre de anúncios, sem adicionar links patrocinados no meio de interações, citar produtos que os usuários não solicitaram ou ter respostas influenciadas por parceiros comerciais.
Nossos vídeos em destaque
Segundo a Anthropic, o objetivo do Claude é "agir sem ambiguidade para os interesses dos usuários" e colocar anúncios é algo incompatível com a ideia de ser "um assistente genuinamente útil para trabalho e raciocínio profundo".
O texto e a campanha na forma de vídeos curtos de humor são alfinetadas diretas contra a dona do ChatGPT, que confirmou que vai adicionar publicidade em breve na versão gratuita da plataforma e na modalidade paga mais barata.
Os vídeos do Claude tirando sarro do ChatGPT
A OpenAI garantiu que as respostas do ChatGPT não serão influenciadas por anúncios e que nenhum anunciante conseguirá ver suas conversas privadas. Ainda assim, esse tipo de situação virou piada nos novos comerciais da Anthropic, que terminam com o texto "Anúncios estão chegando na IA. Mas não no Claude" na tela.
Os quatro vídeos publicados pela rival mostram situações hipotéticas de uma interação entre pessoas e IAs que terminam com uma oferta não solicitada de produtos ou serviços:
- Um jovem pedindo dicas de exercícios físicos para ganhar músculos abdominais e tendo a oferta de palmilhas especiais;
- Uma mulher apresentando uma ideia de modelo de negócios e ganhando uma proposta não solicitada de empréstimo por linha de crédito;
- Uma aluna falando com o professor sobre um artigo acadêmico e recebendo a propaganda de uma loja de joias.
- Um rapaz em uma sessão com a psicóloga sobre problemas de relacionamento com a mãe e recebendo a oferta de um serviço de namoro com mulheres mais velhas (assista abaixo).
Todos os vídeos ainda parodiam o próprio uso do modo de voz de IAs, com uma demora para iniciar a resposta e até o tipo de texto característico dessas plataformas, listando informações em tópicos e sempre concordando com o usuário ou fazendo elogios.
Uma versão reduzida desses comerciais será exibida em um do intervalos do Super Bowl, a final da liga de futebol americano dos EUA, um dos horários mais caros para publicidade na televisão. A partida acontece neste domingo (8).
Como funciona a nova variante do ChatGPT que trata só de saúde e bem-estar? Conheça o chatbot nesta matéria!
)
)
)
)
)
)
)