The BRIEF

Temu supera Shopee e assume liderança entre as lojas asiáticas mais acessadas do Brasil

O app da Temu superou a Shopee ao registrar 58 milhões de usuários ativos mensais no Brasil

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

02/05/2025, às 14:00

Com menos de um ano de atuação no mercado nacional, a Temu se tornou a plataforma de e-commerce asiática mais acessada do Brasil, superando a Shopee, alcançando um total de 58 milhões de acessos em seu aplicativo. É o que aponta um relatório do banco Citi, como revelou o jornal O Globo na terça-feira (29).

O número recorde de usuários mensais ativos da Temu foi alcançado em março, de acordo com dados da SimilarWeb, enquanto a Shopee registrou 56 milhões de acessos no mesmo período. A empresa vem apresentando um grande crescimento desde a sua chegada ao país em junho do ano passado.

temu-ultrapassa-shopee-1.jpg
A Temu assumiu a liderança no ranking de acessos das lojas online no Brasil. (Imagem: Getty Images)

No segundo mês, ela havia desbancado empresas tradicionais no comércio eletrônico e bastante conhecidas pelos consumidores como Amazon e Casas Bahia, ao atingir 19 milhões de usuários. Já no final do ano, foi a vez de o Mercado Livre ficar para trás, com a loja online chinesa superando 35 milhões de acessos em smartphones.

Há a expectativa de que a Temu cresça ainda mais por aqui em decorrência da taxação imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Caso o cenário de restrições se mantenha, o Brasil se tornaria uma opção viável de investimentos para a empresa.

Quais são os diferenciais da Temu?

Lançada em 2022, a Temu pertence ao conglomerado chinês PDD Holding, que também administra a Pinduoduo, e-commerce focado na China. Assim como os concorrentes, ela vende de tudo, de roupas a calçados, passando por acessórios, eletrônicos, produtos para a casa, celulares, eletrodomésticos, móveis e muito mais.

Além de preços baixos e investimento em marketing, a plataforma de compras online aposta em algumas estratégias para se diferenciar e atrair clientes. Entre, elas, vale destacar:

  • Roletas que sorteiam prêmios ao entrar no app da loja online;
  • Produtos oferecidos gratuitamente para alguns clientes;
  • Joguinhos virtuais nos quais é possível acumular pontos e bônus que deixam as compras mais baratas;
  • Gincana de descontos e cashback;
  • Experiência personalizada, com o uso de algoritmos para identificar as preferências do usuário.
  • Saiba mais: Amazon terá itens 'baratinhos' para competir com Shein e Temu

Especialistas do segmento acreditam que essa abordagem gera um “boca a boca digital”, fazendo com que mais pessoas fiquem interessadas em conhecer o marketplace. Clientes das classes C e D estão entre os principais alvos da Temu.

temu-ultrapassa-shopee-2.jpg
A Temu tem uma estratégia diferenciada para atrair os consumidores. (Imagem: Getty Images)

Temu tem valor mínimo para compras?

Ao fazer compras na Temu, é importante ficar atento ao valor mínimo para pedidos estabelecido pelo app chinês. Atualmente, este valor é de R$ 99 e a empresa justifica a medida como forma de garantir o custeio dos serviços logísticos e a manutenção de preços competitivos.

Mesmo com essa política, a loja online chinesa possui um ticket médio mais baixo do que as rivais, como destaca a publicação. No Mercado Livre, o gasto médio é de R$ 340, valor que pode chegar a R$ 400 na Magazine Luiza.

Curtiu o conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e não se esqueça de compartilhá-las nas redes sociais com os amigos.


Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Fontes