Nvidia pode ter soberania em IA ameaçada por Intel, Google e mais empresas

1 min de leitura
Imagem de: Nvidia pode ter soberania em IA ameaçada por Intel, Google e mais empresas
Imagem: GettyImages

O grupo de empresas chamado The Unified Acceleration Foundation (UXL) busca destronar a Nvidia da liderança do mercado de inteligência artificial (IA). A coalizão, formada pela Intel, Google, Arm, Qualcomm, Samsung e outras companhias, desenvolve uma suíte de softwares de código aberto que servirá como alternativa à plataforma da fabricante de GPUs para desenvolvedores de ferramentas com IA. 

O conjunto de ferramentas servirá para alimentar vários chips voltados para processamento de IA, disseram executivos ouvidos pela reportagem da Reuters. A plataforma de código aberto quer permitir que o código seja compatível com qualquer máquina, independente do hardware equipado nela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O grupo UXL desenvolve uma plataforma de código aberto que abrirá caminho para soluções alternativas voltadas para IA e computação de alto nível.O grupo UXL desenvolve uma plataforma de código aberto que abrirá caminho para soluções alternativas voltadas para IA e computação de alto nível.Fonte:  GettyImages 

De acordo com a Reuters, o plano do grupo UXL é atender as demandas computacionais mais urgentes, como aplicativos de IA e aplicações de alta performance.

A Nvidia sempre foi uma importante fornecedora de hardware para computação de alto desempenho, mas o mercado tomou contornos ainda mais relevantes após a popularização das IAs. A tecnologia impulsionou o valor de mercado da fabricante, chegando a US$ 2 trilhões em fevereiro — e com previsão de subir ainda mais.

Contudo, os chips da Nvidia prendem desenvolvedores ao ecossistema da companhia, prejudicando a competição com outras fabricantes.

O objetivo da UXL não é destronar a Nvidia especificamente, mas abrir mais espaço para soluções alternativas. Eventualmente, a plataforma de código aberto também vai ser compatível com hardware e código da fabricante de GPUs.

Sem data de lançamento

O grupo UXL afirma que a ferramenta continua em desenvolvimento e deve alcançar o "amadurecimento" no segundo semestre deste ano, mas não tem data de lançamento prevista. De toda forma, os frutos dessa coalizão só seriam vistos ao longo de anos, e talvez impactem as contas da Nvidia.

Atualmente, o grupo busca incluir ainda mais membros, incluindo Microsoft e Amazon, para garantir compatibilidade com mais plataformas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.