Samsung lidera ranking global de empresas inovadoras em 2024

1 min de leitura
Imagem de: Samsung lidera ranking global de empresas inovadoras em 2024
Imagem: GettyImages
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Samsung foi considerada a empresa mais inovadora do mundo. A marca lidera a lista feita pela consultoria da Clarivate, que pela primeira vez organizou as companhias em um ranking.

O estudo leva em conta organizações que mais realizam pesquisa e inovações, além de aplicação na prática de ideias registradas em patentes.  Veja abaixo o ranking com as cinco primeiras colocadas no estudo deste ano:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

  1. Samsung
  2. Canon
  3. Honda
  4. Toyota
  5. Seiko Epson

Fora a participação no mercado de eletrônicos como celulares e relógios inteligentes, a Samsung mantém também divisões fortes de painéis e semicondutores, além de ter um foco cada vez maior em inteligência artificial (IA).

Na distribuição geográfica de empresas que compõem a lista, o Japão é o país mais presente. Ao todo, foram 38 empresas locais selecionadas. Estados Unidos (17), Taiwan (11) Coreia do Sul (8), Alemanha (7) e França (6) também são destaques.

A China está presente com cinco empresas, incluindo a Huawei na sétima colocação. O desempenho abaixo do esperado possivelmente está relacionado com as recentes sanções políticas e comerciais dos Estados Unidos, que restringiu parcerias e limitou o fornecimento de recursos para companhias locais.

A Huawei foi a marca que mais registrou patentes internacionais ao longo de 2023.A Huawei foi a marca que mais registrou patentes internacionais ao longo de 2023.Fonte:  GettyImages 

A Huawei só recentemente voltou a se destacar por conta própria na fabricação de processadores e modems 5G. Ela, entretanto, chegou a ser vice-líder do mercado de smartphones antes da proibição em 2021 do uso do ecossistema Android.

Tendências da inovação para 2024

A maior parte das empresas (26%) é da área de eletrônicos ou equipamento para computação. Destacam-se também marcas da crescente indústria de semicondutores (13%) e sistemas industriais no geral (12%).

A Clarivate, entretanto, nota também algumas mudanças no panorama das inovações ao redor do planeta.

Segundo a pesquisa, cada vez mais companhias de pequeno porte estão entrando na lista no lugar de alguns conglomerados multinacionais. Isso possivelmente significa uma visão de progresso mais apurada e maior abertura em companhias menores para aplicação de invenções.

Cupom Samsung

Compre produtos Samsung com desconto usando o Cupom Samsung!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.