Nvidia é processada por treinar IA com livros mesmo sem autorização dos autores

1 min de leitura
Imagem de: Nvidia é processada por treinar IA com livros mesmo sem autorização dos autores
Imagem: GettyImages

A Nvidia foi processada por utilizar livros para treinamento da inteligência artificial (IA) NeMo sem autorização dos autores. A ação judicial é movida por três escritores cujos livros fazem parte da base de dados de 196.640 mil obras utilizadas para aperfeiçoar o modelo da fabricante de GPUs.

O processo foi aberto por Brian Keene, Abdi Nazemian e Stewart O'Nan. Eles exigem indenizações de danos não especificados para pessoas nos Estados Unidos cujas obras são protegidas por direitos autorais, mas foram utilizados para treinar o NeMo nos últimos três anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nvidia é processada por violação de propriedade intelectual.Nvidia é processada por violação de propriedade intelectual.Fonte:  GettyImages 

O Nvidia NeMo foi anunciado em março de 2023, mas foi retirado do ar em outubro do mesmo ano por "supostas violações de propriedade intelectual". O modelo foi treinado para simular a linguagem escrita comum.

Na ação coletiva apresentada no tribunal federal de São Francisco, Estados Unidos, o trio de autores alega que a remoção do modelo serve como confissão da Nvidia sobre o uso do conteúdo de forma irregular. Até agora, a Nvidia não se manifestou sobre o assunto.

Nvidia surfa na onda de IAs

A atuação da Nvidia no mercado de inteligência artificial rende frutos valiosos para a empresa. Em fevereiro, a fabricante chegou ao valor de mercado de US$ 2 trilhões, se tornando a mais nova empresa a chegar nessa cotação histórica, ao lado da Microsoft e da Apple.

Em comparação ao ano anterior, o novo valor da empresa representa um crescimento de 265%. Muito desse impulso vem pelo crescimento da fabricante de GPUs no segmento de IA, mas também na venda do setor de data centers.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.