Nvidia lança chatbot de IA compatível com placas RTX 30 e RTX 40

1 min de leitura
Imagem de: Nvidia lança chatbot de IA compatível com placas RTX 30 e RTX 40
Imagem: GettyImages

A Nvidia começou a testar o seu próprio chatbot com inteligência artificial (IA) nesta terça-feira (13). Contudo, diferente dos concorrentes, o assistente processa informações de forma local, desde que você tenha uma placa de vídeo RTX 30 ou RTX 40.

Chamado "Chat with RTX", o aplicativo permite conversar com um chatbot pessoal com IA, tal como o ChatGPT e o Gemini (antigo Bard, do Google).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

É possível alimentá-lo com informações pessoais (documentos, por exemplo) para conferir resumos, destaques e respostas para perguntas inseridas em texto. O chatbot também pode conferir vídeos do YouTube, sendo capaz de buscar transcrições, achar tópicos específicos ou resumir todo o conteúdo.

O The Verge conseguiu experimentar o chatbot e afirma que ele é eficiente em resumir documentos complexos. Em um experimento, o veículo usou o "Chat with RTX" para sintetizar informações reveladas numa audiência da Microsoft sobre o Xbox Game Pass e conseguiu um resultado interessante.

Segundo o site, a ferramenta da Nvidia também consegue analisar conteúdo em texto disponível em arquivos PDF, algo que o Copilot da Microsoft ainda não consegue fazer. A reportagem afirma que as respostas são praticamente instantâneas, sem o recorrente tempo de espera de IAs hospedadas na nuvem.

Disponível em acesso antecipado

Porém, o "Chat com RTX" realmente parece uma ferramenta focada em desenvolvedores. A interface da ferramenta é bastante rudimentar, não muito amigável para novos usuários.

Existem alguns problemas e limitações, também. A ferramenta ainda erra ao atribuir a fonte de determinadas informações e pode travar completamente precisa fazer revisão de documentos muito grandes.

Além disso, o chatbot da Nvidia não consegue se lembrar de contextos anteriores. Sendo assim, ele não consegue responder perguntas em sequência.

Como testar o Chat with RTX?

Você pode baixar o Chat with RTX para testar no seu computador no site oficial da Nvidia. Os requisitos mínimos para rodar o programa são:

  • Processador: não especificado;
  • GPU: Nvidia GeForce RTX 30 ou 40, RTX Ampere ou Ada Generation (com pelo menos 8 GB de VRAM);
  • Memória RAM: 16 GB;
  • Sistema operacional: Windows 11.

Vale mencionar que a ferramenta precisa que o computador esteja com o driver 535.11 instalado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.