Para fortalecer Correios, governo pode regulamentar entregas do comércio eletrônico

1 min de leitura
Imagem de: Para fortalecer Correios, governo pode regulamentar entregas do comércio eletrônico
Imagem: Leila Melhado/Getty Images

O serviço de entregas de compras feitas por comércios eletrônicos no Brasil deve passar por regulamentação. A ideia é do ministro Juscelino Filho, da pasta de Comunicações, que pretender fortalecer os Correios.

O ministro quer fortalecer a empresa estatal para que a competição com as companhias privadas aconteça com mais igualdade. Integrantes do Ministério das Comunicações vão fazer parte do grupo de trabalho montado por Juscelino. Eles devem apresentar uma proposta de regulação até agosto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em entrevista ao Estadão, o ministro destacou que as regras precisam ser justas para todos, principalmente por se tratar de um mercado em crescimento. "Além disso, não podemos deixar que o setor de entregas de e-commerce não tenha uma regulamentação para garantir níveis de qualidade, padrões e uma instância de reclamação”, emendou.

CorreiosDe acordo com o ministro, as regras de operação dos Correios têm mais de meio século e dificultam o trabalho da estatal (Imagem: Joa_Souza/Getty Images)Fonte:  Joédson Alves/Agência Brasil 

Segundo o chefe da pasta de Comunicações, os Correios ainda operam com uma legislação datada, de 1978, o que acaba limitando o trabalho. Entre as regras, a estatal é proibida de transportar plantas vivas e animais, impedindo, por exemplo, o transporte de vírus inativos para estudos.

Enquanto não há uma regulamentação dos serviços de entrega de e-commerce para uma concorrência mais justa, os Correios recebem investimentos do governo. No Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos terá R$ 856 milhões para automatizar a triagem e os centros de serviços postais.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no portal e mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos de mercado e tecnologia. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.