Confira o que é VPN no celular e se vale a pena utilizar

4 min de leitura
Imagem de: Confira o que é VPN no celular e se vale a pena utilizar
Imagem: Alphr

A VPN é um recurso para quem busca privacidade e segurança na hora de se conectar à internet. Com ela, é possível redirecionar a sua conexão, acessando uma rede privada e mais protegida, e com outras informações que escondem seus dados originais, como um novo IP e uma localização diferente da sua atual.

Além disso, com a VPN é possível utilizar uma conexão de outro país e, consequentemente, acessar sites e serviços exclusivos – por exemplo, acessar a Netflix dos Estados Unidos.

Além disso, também pode ser usada para casos onde há o bloqueio de um app no Brasil, como aconteceu em 2015, quando o WhatssApp foi bloqueado a mando da justiça aqui no país.

Hoje o TecMundo te explica melhor o que é VPN no celular, como usá-la, e as vantagens e desvantagens do recurso. Confira!

Vantagens de utilizar uma VPN

A principal vantagem na hora de optar por usar uma VPN é a privacidade. Como dito anteriormente, o processo visa uma conexão à uma rede protegida, para que em seguida você possa se conectar à internet. Com isso, seu IP e seus dados ficam protegidos, uma vez que há uma "barreira" entre eles.

A VPN é uma excelente alternativa para proteger seus dados durante uma conexão à internetA VPN é uma excelente alternativa para proteger seus dados durante uma conexão à internetFonte:  Kaspersky 

A VPN também é muito utilizada para quem precisa ou quer acessar sites com restrição para regiões. Ainda pegando o exemplo dos serviços de streaming, é possível utilizar uma conexão de um outro país para ter acesso a um catálogo diferenciado para um determinado país.

E com a evolução da tecnologia, hoje em dia é possível ter acesso à redes privadas que fazem esse redirecionamento e não deixam a conexão lenta.

Desvantagens de utilizar uma VPN

Assim como em qualquer outro tipo de software, há muitos aplicativos que prometem recursos grátis de uma VPN normal, mas que no fim das contas são uma grande armadilha para usuários menos experientes.

Com isso, sempre que possível opte por aplicativos populares, e desconfie daqueles que prometem dezenas de recursos importantes sem que você pague nada.

Multiplas conexões à uma mesma rede VPN pode acarretar em uma sobrecarga e lentidãoMultiplas conexões à uma mesma rede VPN pode acarretar em uma sobrecarga e lentidãoFonte:  VPN Pick 

E a outra desvantagem é que em algumas VPNs ainda pode ocorrer uma lentidão na conexão. Isso porque não são todos os serviços que contam com uma rede privada rápida o suficiente para que você entre em uma ambiente totalmente estável.

Além disso, assim como acontece em qualquer servidor, podem haver momentos de pico onde o tempo de resposta da conexão fica comprometido por conta dos múltiplos acessos a uma mesma rede.

Principais apps de VPN para celular

Há alguns apps em destaque quando falamos de aplicativos VPN para celular. Pensando nisso, nós listamos os 5 melhores para que você consiga decidir de acordo com suas necessidades. Veja:

1. NordVPN

O NordVPN é uma dos apps para a utilização de VPNs mais populares do mundo. Grande parte desse sucesso deve-se a sua segurança, já que ele traz uma conexão através do protocolo WireGuard, um dos mais seguros da atualidade. O aplicativo está disponível para dispositivos móveis Android e iOS, e conta com diversos planos de assinatura.

Nord VPNNord VPNFonte:  App Store 

2. Express VPN

Para quem busca um aplicativo fácil e rápido para se conectar, o Express VPN é a melhor pedida. Com ele, em poucos passos você consegue escolher um país de onde será o seu endereço IP, e navegar com os recursos da rede privada do software, cuja segurança também é uma das mais elogiadas.

O app está disponível para dispositivos móveis Android e iOS, e possui um período grátis de 7 dias para testes.

Express VPNExpress VPNFonte:  App Store 

3. Norton Secure VPN

O Norton, que sempre teve uma tradição entre os apps de segurança, também conta com um serviço de VPN para dispositivos móveis.

Nele, além de contar com os recursos comuns da conexão, também é possível ativar outras opções para preservar sua navegação, como bloqueio de rastreadores de anúncios e avisos de redes suspeitas. O app está disponível para dispositivos móveis Android e iOS, e possui planos mensais e anuais.

Norton Secure VPNNorton Secure VPNFonte:  App Store 

4. Hotspot Shield

Para quem quer assinar um serviço de VPN bom, e sem pagar muito, o Hotspot Shield dá conta do recado. Ele traz praticamente todos os recursos básicos dos outros aplicativos, mas com a vantagem de ter planos mais em conta para os usuários.

Principalmente para quem quer apenas navegar com segurança, ou acessar sites de outras regiões do mundo. O software está disponível para dispositivos móveis Android e iOS, e possui planos mensais e anuais.

Hotspot ShieldHotspot ShieldFonte:  App Store 

5. VPN - Super Unlimited Proxy

O Super Unlimited Proxy é um app para quem busca conhecer melhor um serviço de VPN e, principalmente, não pagar nada por ele.

Totalmente de graça, ele traz alguns dos recursos mais comuns presentes nos outros aplicativos, e um nível de segurança que permite acessar sites de outros países. O software está disponível de graça para dispositivos móveis Android e iOS.

VPN - Super Unlimited ProxyVPN - Super Unlimited ProxyFonte:  App Store 

Agora que você já sabe o que é VPN no celular, basta ver as vantagens e desvantagens de se utilizar uma para analisar se vale a pena ou não.

E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.