Microsoft anuncia 1.900 demissões: cortes afetam Activision Blizzard e Xbox

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft anuncia 1.900 demissões: cortes afetam Activision Blizzard e Xbox
Imagem: Getty Images/Reprodução

A Microsoft demitiu 1.900 funcionários que faziam parte da Activision Blizzard, principalmente, conforme revelou o The Verge nesta quinta-feira (25). Os cortes também afetaram profissionais que integravam as equipes do Xbox Game Studios e ZeniMax Media.

Em um memorando interno, obtido pela publicação, o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, justifica a redução no quadro de colaboradores como forma de manter uma “estrutura de custos sustentável”. Vale lembrar que a gigante de Redmond concluiu a compra da Activision em outubro do ano passado por quase US$ 70 bilhões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Activision é responsável por jogos de grande sucesso.A Activision é responsável por jogos de grande sucesso.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Os cortes representam em torno de 8% do total de funcionários da divisão geral de games da big tech, que tem aproximadamente 22.000 contratados. Apesar das baixas no quadro de colaboradores, a Microsoft garantiu que os investimentos no segmento seguirão normalmente.

“Olhando para o futuro, continuaremos a investir em áreas que irão expandir o nosso negócio e apoiar a nossa estratégia de levar mais jogos a mais jogadores em todo o mundo. Embora este seja um momento difícil para a nossa equipe, estou mais confiante do que nunca na sua capacidade de criar e nutrir os jogos, as histórias e os mundos que unem os jogadores”, escreveu Spencer.

Mudanças na Blizzard

Em meio à nova onda de demissões na Microsoft, o presidente da Blizzard, Mike Ybarra, decidiu entregar o cargo. A saída foi confirmada pelo presidente de conteúdo de jogos e estúdios da gigante da tecnologia, Matt Booty, que pretende anunciar um novo executivo para a desenvolvedora na próxima semana.

Além de Ybarra, que trabalhou mais de 20 anos na Microsoft, o diretor de design da Blizzard, Allen Adham, também está de saída. Ele é um dos cofundadores da empresa e a sua influência ainda será sentida nos futuros jogos da marca, como afirmou Booty.

O último grande corte no quadro de funcionários da dona do Windows foi em janeiro do ano passado, afetando cerca de 10.000 trabalhadores. Outras empresas de tecnologia anunciaram demissões recentemente, como Google, eBay, Twitch, Discord, Riot Games e Unity.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.